O humor é objeto de estudo de vários campos do saber humano, seja pela filosofia, a sociologia, a psicologia, a antropologia, entre outros. A sua importância é tão grande nas relações humanas que é preciso tratar dele e aprender a utilizá-lo em favor das relações interpessoais e, também, na sua liderança.
Aqui, pode-se afirmar que, atualmente, o humor está no centro das relações que exigem a presença da Inteligência Emocional. E, por ser um aspecto fundamental para o líder, o humor deve ser entendido e deve-se aprender, também, a fazer a escolha do melhor humor no ambiente de trabalho. Sabendo que essa escolha está diretamente ligada ao sucesso ou ao insucesso da sua liderança.
Isso parece difícil?
Foque na leitura até o fim e desvende o caminho para escolher os melhores comportamentos de humor na sua liderança. Aproveite as dicas e aplique logo que possível.
O que é o humor
Em um estudo apresentado na ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) sob o título O Humor no Ambiente de Trabalho: um Estudo Epistemológico, humor trazia em seu conceito o significado de uma disposição mental ou de temperamento, mas hoje ele ganha um significado moderno e mais complexo.
Esse novo significado está, psicologicamente falando, polarizado nos afetos chamados de afetos positivos ou bom humor, como alegria, prazer e satisfação. E, de outro lado, os afetos que poderiam ser chamados de negativos ou de mau humor, como a tristeza, o desprazer, a insatisfação, o sofrimento, a dor moral, e a frustração.
Eu quero chamar o seu comportamento para esse lado positivo dos afetos, o chamado bom humor. Isso porque com todos os anos de experiência que tenho no treinamento de líderes de fato visualizo ser a melhor escolha para gerir equipes, grandes ou pequenas, e fazer uma liderança inspiradora.
Por que o humor é tão importante no ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é o local físico, mas também mental em que o líder e seus liderados se encontram para trabalhar em equipe em prol de um objetivo comum. Por isso, o humor importa muito nesse ambiente, principalmente porque está ligado à criatividade, à satisfação, à qualidade, à qualidade de vida, entre outros conceitos importantes para a administração. E isso tudo precisa estar presente na sua empresa!
E ainda reafirmo que a presença do bom humor é amplamente necessária, pois, além de lidar com a condição interna de cada líder, o humor auxilia os funcionários de uma empresa a lidar com a mesma condição de seus clientes. Imagina ter que atender um cliente mau humorado e recepcioná-lo do mesmo jeito. Claro que não vai dar certo!
Então, há de se acreditar que o bom humor como uma das virtudes do ser humano, pode dar um toque especial ao atendimento dentro da empresa. Outro ponto a ser elencado é que o humor para ser saudável não deve rir das pessoas e sim com as pessoas. O humor deve trazer leveza ao ambiente, não carregá-lo de tensão.
E, por fim, um líder que consegue manter o bom humor, demonstra constantemente uma forma de aliviar a monotonia ou até mesmo impedir o estresse nas operações. Esse comportamento do líder ainda estimula a confiança da equipe e ajuda a construir um bom entendimento com colegas e clientes.
Quero deixar aqui, uma sugestão complementar para fortalecer esse conteúdo e conhecimento:
Que relação guarda o humor com a liderança
Pode-se afirmar que é bastante substancial a importância do bom humor na Liderança, isso porque o humor, além de ajudar as pessoas a ascenderem às posições de topo, também traz um líder leve que acerta na comunicação.
Os líderes que possuem bom humor são capazes de manter um ambiente descontraído e assim se fortalecem perante sua equipe. Um líder descontraído é também mais seguro e exerce uma liderança mais eficaz. Além disso, o bom humor pode ser um dos caminhos para resolver e diminuir conflitos existentes no ambiente de trabalho e, também, tem o poder de motivar os funcionários.
Os funcionários, por sua vez, entregam melhores resultados porque a leveza do bom humor os alcança. Essa liderança ainda faz pressão por resultados, nela há cobrança e metas a serem alcançadas, mas quando o líder usa o bom humor como uma ferramenta interpessoal de comunicação e se prevalece desse estado de ânimo positivo, todos tendem a ganhar.
7 dicas para manter o bom humor na liderança
Equilibrar as emoções é o caminho para manter o bom humor, pois quando o indivíduo está emocionalmente equilibrado, ele naturalmente mantém um humor positivo. Da mesma forma, os problemas emocionais, ou o desequilíbrio, refletem inclusive no humor e na saúde.
Dessa forma se torna tão importante se munir de boas dicas para manter o bom humor na liderança. Veja essas dicas:
1. Faça um bom início de dia: amanhecer reclamando é a pior forma de começar o dia. Ali, naquele momento, o seu cérebro já se prepara para ser um dia ruim. Você deve agradecer por mais um dia e fazer coisas das quais gosta nos primeiros momentos do dia, pode ser ouvir músicas ou mensagens das quais receba motivação.
2. Reconheça o seu valor e de seus funcionários: em primeiro plano, você. Quando se reconhece o próprio valor e se orgulha disso, faz com os olhos se abram para estender isso aos outros. Até mesmo procurar o que há de bom nos outros. Por isso, elogie as habilidades e feitos dos seus colaboradores. Isso traz satisfação!
3. Desligue-se das cobranças ao sair do trabalho: Isso fará com que descarregue as tensões que as responsabilidades da liderança trazem. Faça algo prazeroso e recarregue as baterias para o próximo dia de trabalho.
4. Conviva com pessoas positivas: Afaste-se das pessoas negativas e que vivem de mau humor ou reclamando da vida. Se isso não for possível, procure ter uma conversa assertiva com elas e deixe claro o quanto o comportamento delas não faz bem.
5. Exercite a Inteligência emocional: Invista no autoconhecimento para dominar a Inteligência Emocional, assim espere compreender seus comportamentos e de que forma as suas emoções afetam o humor. Nessa hora, você saberá quais gatilhos deve interromper imediatamente para manter o bom humor.
6. Acabe com ambientes de trabalho com clima pesado: converse, esclareça, pontue e resolva, pois o clima pesado faz muito mal à saúde física e emocional dos indivíduos, interferindo diretamente na produtividade e no trabalho em equipe.
7. Incentive o espírito de equipe: não é fácil trabalhar com um líder carrancudo e sem humor, por isso é importante se integrar à equipe em alguns momentos e com muito bom humor. E, lembre-se, uma equipe que se diverte junta, aumenta seu senso de grupo e cria uma cultura corporativa consistente.
Comece a usar essas dicas agora mesmo, pois uma vida desprovida de humor não é apenas menos alegre, é também, menos produtiva e menos criativa. Projete os benefícios que deseja alcançar com esse ótimo comportamento organizacional e utilize isso em favor da sua liderança.
Sugestão complementar de conteúdo: 5 passos para garantir o alinhamento entre cultura organizacional e valores pessoais
Compartilhe esse artigo aquele líder que precisa entender as benesses de se ter bom humor.