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8 perguntas para saber se seus funcionários estão felizes no trabalho

O quanto a liderança influencia na felicidade dos funcionários? Pode parecer que o líder não tem essa responsabilidade, mas pesquisas apontam que 80% das demissões se dão por causa de uma má liderança. A PageGroup, empresa de recrutamento baseada no Reino Unido, trouxe esses dados à tona em 2015.

Por isso, ser um líder que ajuda genuinamente os seus funcionários a se desenvolverem e estarem satisfeitos no trabalho é fundamental para o sucesso do negócio.

Pense que se passa pelo menos 8 horas do dia no trabalho, esse tempo não pode ser de desagrado e peso. Mesmo que haja as atividades entediantes, o trabalho deve trazer satisfação ao funcionário, senão seria muito terrível profissionalmente.

Neste artigo, você vai encontrar as perguntas mais diretas a serem feitas na verificação da felicidade dos seus funcionários e identificar que hábitos um líder tem que ajudam na satisfação dos colaboradores. Ainda conhecer os benefícios colhidos ao ter uma equipe trabalhando feliz.

Boa leitura!

O que é felicidade no trabalho

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra felicidade tem o significado de “Estado de espírito de quem se encontra alegre e satisfeito; alegria, contentamento, fortúnio, júbilo”. Diante disso, pode-se dizer que felicidade no ambiente de trabalho significa satisfação com a vida profissional.

A felicidade no trabalho está ligada a forma como se encara o dia a dia, pois o otimismo ajuda na visão que se tem do trabalho. Isso não tem nada a ver com ficar rindo o tempo todo ou evitando de enxergar os problemas que, inevitavelmente, existem.

A felicidade no trabalho diz mais respeito em se sentir respeitado, com propósito, sentir-se seguro, ter perspectivas, ser desafiado e ter relações de trabalho mais positivas.

Hábitos do líder que fazem os funcionários felizes

O comportamento da liderança com o seu time pode melhorar o desempenho e o engajamento dos funcionários. Isso porque hábitos simples estimulam o bem-estar dentro da empresa e isso se reflete no comportamento da equipe também.

Não parece obrigação do líder manter a equipe feliz, mas um time que trabalha satisfeito e se sente respeitado, entrega melhores resultados. Isso sim é obrigação do líder, gerir muito bem a sua equipe, ser um bom exemplo e alcançar os resultados que a empresa precisa. Veja os hábitos que colaboram para isso:

– Escuta ativa

A escuta ativa torna os diálogos mais eficientes. O líder dispõe de tempo para ouvir o funcionário e, com isso, compreende o que está sendo dito e pode traçar estratégias para gerir a situação.

– Buscar conhecer o perfil dos funcionários

Passar um tempo com os funcionários, sem pretensões, apenas para saber quem são as pessoas que trabalham com você, criar boas relações no ambiente de trabalho. Você pode entender, pelo perfil, porque as pessoas agem como agem.

– Celebrar as conquistas

Sejam pequenas ou grandes, o fato de celebrar o sucesso enfatiza a beleza das conquistas. Quando se pensa no que foi conquistado e no que pode vir a ser, traz união à equipe e foco nos mesmos objetivos. Além de ser muito prazeroso celebrar a vida em conjunto.

– Transparência nas atitudes

Construir elos de confiança passa por uma liderança transparente. Ao ser claro e transparente o líder se conecta com o seu time e ele retribui com confiança. E é sabido que a confiança e a transparência são essenciais para o desenvolvimento de equipes harmônicas.

8 perguntas para saber se seus funcionários estão felizes no trabalho

Todo trabalho possui altos e baixos, isso é normal. No entanto, é bom saber se seus funcionários estão felizes no trabalho, já que isso impacta diretamente no resultado e na performance deles. Tente responder essas perguntas e analise como os seus funcionários as responderiam.

1. Você listou o que espera do seu funcionário?

Para o funcionário, saber exatamente o que deve fazer traz tranquilidade e clareza nas expectativas. Dessa forma, a responsabilidade sobre o trabalho é abraçada pelo funcionário, pois ele sabe o que é de sua competência.

2. Você sabe elogiar o bom trabalho?

É fundamental que o colaborador se sinta valorizado pelo seu bom trabalho. Não existe essa história de “não fez mais do que a sua obrigação”, pois o reconhecimento no local de trabalho funciona como um combustível motivacional, além de uma sensação de realização.

3. Seu funcionário tem o que necessita para fazer o trabalho?

Não é fácil nem simples ser cobrado por um trabalho no qual não são dados os subsídios para a execução. Além de um grande senso de injustiça, o funcionário não consegue fazer a entrega esperada.

4. Todos os membros da equipe buscam fazer um bom trabalho?

Uma equipe que se esforça e demonstra interesse no trabalho, incentiva todos que dela fazem parte. É competência do líder fazer com que a missão seja cumprida por todos. Fazer a equipe trabalhar redondinha por meio de exemplos e técnicas vai ajudar muito na felicidade do time.

5. Você ouve as opiniões dos liderados?

Ouvir a opinião dos funcionários é uma poderosa estratégia de engajamento. Pedir e considerar a opinião dos indivíduos ajuda o líder a fazer a liderança compartilhada e positiva. Isso influencia positivamente o dia a dia da empresa.

6. Você se importa genuinamente com o seu pessoal?

Antes da pessoa ser um funcionário, ela é um ser humano com suas particularidades. É claro que em uma empresa se trabalha o objetivo comum do sucesso da companhia, mas as pessoas precisam se sentirem importantes e saberem que são respeitadas.

7. A empresa incentiva o desenvolvimento?

A estagnação é um dos ingredientes principais para o descontentamento dos funcionários, principalmente porque isso leva ao cansaço da rotina. Assim, quando o líder instiga e promove o desenvolvimento do time, consegue fazer com que as pessoas cresçam nas carreiras.

8. Existe amizade no ambiente de trabalho?

Os laços humanos são inegáveis, as pessoas querem construir amizades significativas também no trabalho. Cabe ao líder criar o ambiente propício para que as amizades aconteçam, promovendo situações descontraídas para que as pessoas possam se conhecerem.

Esse artigo fez sentido para você? Compartilhe com mais pessoas para espalhar o bem-estar no trabalho e ajudar mais líderes.

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