Toda empresa guarda em si um conjunto complexo de hábitos, crenças, valores, atitudes, normas e linguagens. Entender que o comportamento dos colaboradores é influenciado pela cultura organizacional traz a necessidade de conhecê-la como parte fundamental para o sucesso da sua empresa.
Aqui estou falando da identidade da empresa.
Esse conjunto cultural de que falamos, imprime a marca da organização. É algo que mantém todos os funcionários motivados. Importante, não é mesmo?
Dada a importância que possui, a cultura organizacional não pode ser relegada ao esquecimento, ao contrário, ela deve ser trazida à superfície do dia a dia da empresa.
Por isso, ficam os questionamentos: Você conhece a cultura organizacional da sua empresa? A sua equipe é o retrato da cultura organizacional da mesma?
Neste artigo, mostrarei o que você precisa saber sobre cultura organizacional. Veja os tópicos que abordados a seguir:
- O que é cultura organizacional;
- As vantagens e desvantagens da cultura nas empresas;
- Discordâncias dentro da cultura organizacional;
- Como lidar com as discordâncias existentes;
Venha junto nesta leitura e tire suas dúvidas.
O que é Cultura Organizacional
O conceito de cultura organizacional é tudo que envolve a rotina de uma empresa e funciona como diretriz para guiar o comportamento e a mentalidade de seus membros.
Isso engloba uma série de coisas, tais como: as práticas, os hábitos, os comportamentos, os símbolos, os valores, os princípios, as crenças e muito mais.
Como a cultura é algo abrangente e complexo, a empresa precisa oferecer a direção aos colaboradores a fim de que eles saibam o que seguir para manter a identidade da empresa.
É por isso que não se pode separar a cultura organizacional da liderança, elas andam juntas.
Desta forma, o líder precisa alinhar o que é aceito dentro da empresa e colocá-lo em prática.
A cultura da empresa possui elementos que devem ser disseminados entre todo o seu pessoal, e isso é escolhido para dar uma visão clara de onde a empresa quer chegar.
Pode-se citar como exemplos o jeito que a empresa mede um bom trabalho; se a empresa é adepta de inovação; se é aberta a ideias; se valoriza o aprendizado.
Tudo isso passa pela liderança!
O líder é peça fundamental na construção da cultura organizacional, pois o caminho que ela percorre, mesmo sendo criada também pelos colaboradores no dia a dia, passa pelas mãos dele. Diante disso, vê-se que o líder aqui é um modelo, o qual o colaborador irá seguir ou não.
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As vantagens e desvantagens da cultura nas empresas
Você pode estar se perguntando: Qual a vantagem de eu criar e alimentar a cultura organizacional na minha empresa?
A cultura traz para o seu conhecimento as relações humanas presentes na sua empresa. Mostra o comportamento dos seus funcionários. É daí que se pode traçar os caminhos estratégicos para conduzir as melhores mudanças.
À vista disso, a cultura da empresa é uma referência para os colaboradores e reforçá-la, no que tem de positivo, acaba por guiar a equipe na direção do sucesso.
Uma boa cultura organizacional também retém talentos que alinham seus valores pessoais com os propósitos da empresa.
E desvantagem? Existe?
Sim! Se a cultura da empresa não é clara, acarreta em uma série de dificuldades para a gestão. Já na entrevista de seleção a dificuldade aparece: como contratar alguém se o que se busca é o alinhamento dos valores do candidato à cultura da organização?
Mas o que é mais preocupante é a desmotivação e falta de comprometimento dos colaboradores quando não se tem uma cultura organizacional bem pontuada.
Discordâncias dentro da Cultura Organizacional
A discordância na cultura organizacional pode aparecer de duas formas. A primeira, como mencionei, é quando esta cultura não tem uma boa definição e os colaboradores, inclusive as lideranças, não sabem como cultivar a identidade da empresa.
Nesse caso, com tanta informação e pouca diretriz, as pessoas se comportam de maneiras variadas no ambiente de trabalho. Até mesmo vivenciam discordâncias umas com as outras e isso não é interessante para a saúde da empresa.
Há também os casos dos colaboradores que não abraçam a cultura organizacional da empresa, seja por motivos pessoais ou porque não “compram” a visão de futuro da mesma.
Esta discordância tem que ser resolvida muito rapidamente.
A outra forma se dá quando o líder não pratica a cultura que prega. De pouco adianta pregar algo que não se vive.
Aqui se trata de uma liderança que conhece a identidade da empresa, mas não a propaga. Este comportamento é extremamente prejudicial à equipe, visto que é percebido por ela e questionado, obviamente.
Desta forma, reforço o seguinte, os colaboradores podem até caminhar sozinhos por um período, mas eles querem que a direção seja dada por um grande líder.
Como lidar com as discordâncias existentes
É chegado o momento de você saber. Se existem discordâncias sobre a cultura organizacional na sua empresa, você precisa lidar com isso e, com técnica e conhecimento, eliminar tais objeções.
E como fazer?
Siga estas instruções abaixo para criar um ambiente propício à boa cultura organizacional sem discordâncias.
- Conduza uma pesquisa que meça a satisfação dos colaboradores e identifique os problemas.
- Defina os três pilares: Missão, Visão e Valores;
- Organize eventos para reforçar a cultura da empresa;
- Capacite os líderes para promoverem os valores da empresa;
- Deixe claras as diretrizes comportamentais da empresa de forma transparente e acessível;
- Garanta que todos os colaboradores recém-contratados passem por um processo de onboarding (programa de integração e acolhimento);
- Invista em programas que despertem a vontade coletiva de trabalhar em prol da organização;
- Seja um líder que conhece a cultura organizacional da empresa e a prática no cotidiano;
Você acredita que pode criar uma cultura organizacional sem discordâncias na sua empresa? Conte pra mim se as dicas dadas neste artigo podem ajudar.
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