Você já percebeu que as formas de motivação mudaram? Isso é visível no dia a dia das empresas, pois o modo antigo de motivar ficou no século passado. Antes se utilizava de punição ou recompensas pelos seus feitos na empresa, só que isso não dá mais conta de fazer um time motivado. Inclusive, muitas vezes, desanima as pessoas.
E o que se pode fazer diante disso? Primeiro é entender a mudança, o novo jeito de motivar, ou seja, a motivação 3.0.
Já é visível a mudança das pessoas sobre como se motivam, isso inclusive traz muita inquietação, porque afinal, mudar requer envolvimento, aceitação e foco.
Só que, ou se entende o que está acontecendo ou se é engolido pela mudança.
Por isso é muito bem-vindo o trabalho maravilhoso do autor Daniel H. Pink no livro Motivação 3.0. Em sua obra, o autor nos presenteia com uma abordagem diferente sobre a motivação nos dias atuais.
Baseado em décadas de pesquisa, mostra-nos e detalha o que é a Motivação 3.0. Assim, é possível acessar o conhecimento sobre a nova motivação, usar na empresa e, também na vida pessoal.
Dada a relevância desse tema e a impossibilidade de negação do mesmo, eu fiz um artigo para que você conheça do que trata a Motivação 3.0 e como isso influencia na sua liderança.
Acompanhe a leitura do artigo e se inclua nessa mudança com propriedade!
O que é motivação 3.0
É provável que você tenha vivenciado a motivação através das recompensas dadas pela empresa ao atingir metas, ou até mesmo vivenciado o receio de perder algum benefício por não atingir tais objetivos. Nossa! Nem sempre foi fácil.
Apesar de ter dado certo em algum momento, hoje as pessoas precisam de mais.
Por isso precisamos falar de Motivação 3.0.
Segundo Daniel H. Pink a Motivação 1.0 tinha o homem como ser biológico, a preocupação dele era a luta pela sobrevivência, comer, vestir e morar, por exemplo. Já a Motivação 2.0 é esta que conhecemos e praticamos,dando conta de que o homem se motiva por recompensas e punições em seu meio ambiente.
E chegamos à Motivação 3.0. Essa nos diz que além do homem lutar pela sobrevivência e se motivar por recompensas, ele tem também o terceiro impulso: o de aprender, criar e melhorar o mundo.
É disso que trata a Motivação 3.0!
Ou seja, ela está diretamente ligada ao nível de satisfação que se tem, a busca pelo melhor desempenho e um fazer sentido na vida. Dada essas informações é possível perceber que é uma motivação intrínseca, nasce dentro das pessoas.
Se a motivação agora é assim, deve ser trabalhada para que os colaboradores alcancem uma alta performance e fiquem felizes com isso.
Por isso é tão importante conhecer os três elementos que a compõem.
Você também pode gostar de ler: Como motivar uma equipe: dicas práticas para usar hoje mesmo
Quais são os elementos?
São três os pilares que sustentam a Motivação 3.0: Autonomia, Excelência e Propósito.
Cada um deles nasce no interior da pessoa e cresce de acordo com os incentivos alimentados por ela mesma. Veja:
- Autonomia: o desejo humano de estar no controle da própria vida, de dirigi-la;
- Excelência: necessidade dos humanos de se tornarem cada vez melhores em algo importante;
- Propósito: o desejo de fazer o que se faz em nome de um objetivo maior;
Esses elementos tratam de uma nova pessoa, esta que precisa ter liberdade para escolher com qual equipe gostaria de trabalhar para render mais. Que deseja aumentar os seus conhecimentos para chegar a melhor versão da sua atividade.
E, ainda, quer fazer isso visando algo maior, um propósito dentro da empresa, ou seja, deseja fazer parte de algo grandioso e pensar que seu trabalho é mais do que um emprego.
Olha o tamanho dessa mudança! Saiba que este perfil está agora na sua empresa e você precisa compreendê-lo e auxiliá-lo.
Esse é o motivo maior de visualizar os impactos que a Motivação 3.0 traz para a sua liderança.
Como a Motivação 3.0 impacta na sua liderança
Tem-se o fato. O novo tipo de motivação está presente e só tende a crescer. Fazer vistas grossas pode ser um tiro no pé do líder.
A verdade é que quando a fórmula de motivar sua equipe já está ultrapassada e ela mesma quer se auto motivar, o líder precisa demonstrar as habilidades necessárias para isso, ajudando-os.
Pensa comigo: Quando a motivação é extrínseca, ou seja, vem de fora, na forma de um prêmio, o foco do trabalho será ligado somente ao prêmio. Isso pode alimentar comportamentos antiéticos e dificuldade em trabalhar em equipe, já que só o que motiva é ganhá-lo.
Você pode se perguntar: Eu nunca mais poderei usar uma maneira conhecida de motivar meus funcionários?
Calma! Você pode ainda utilizar esse tipo de motivação para atividades pouco interessantes de se fazer, mas saiba lidar com isso.
Para as tarefas que exigem engajamento, criatividade e tem um viés desafiador, o líder vai precisar de uma pessoa com Motivação 3.0.
Saber diferenciar quando se deve usar da motivação extrínseca é a grande sacada! Porque não se deve perder de vista que as pessoas fazem grandes feitos quando se retroalimentam de sua própria motivação.
Imagina que cenário maravilhoso, o líder rodeado de liderados satisfeitos com suas atividades porque se sentem autônomos, querem dar o melhor de si naquele trabalho e sabem que fazem parte da missão da empresa.
Imaginou?
Essa nova motivação impacta positivamente na sua liderança, pois trabalhar com pessoas cheias de contentamento eleva, exponencialmente, o alcance de metas e resultados nas empresas. Além de manter o clima organizacional da empresa em alto astral.
Por isso, aprimore-se em criar o ambiente propício para a Motivação 3.0 se desenvolver.
Converse com sua equipe, busque saber quais as maneiras de fazê-los mais autônomos, incentive a superação de cada um deles nas atividades e, principalmente, invista em como engajá-los no propósito da empresa.
Gostou de saber mais sobre Motivação 3.0? Comente a forma que você vivencia os 3 pilares dela aqui embaixo.
Leia também: 5 formas de ser uma liderança motivadora