Se existe uma situação em que o líder está sempre envolvido é na tomada de decisão, não é verdade? Esse profissional está à frente de uma equipe e é cobrado para trazer resultados para a empresa, por isso tanta responsabilidade. Não é de se admirar a necessidade de que ele seja um ótimo tomador de decisões. Por esse motivo, saber como melhorar a tomada de decisão como líder é fundamental para obter o sucesso no cargo.
Mas nem sempre o lado resolutivo é presente em um líder, uma vez que existem diversas personalidades envolvidas com essa maravilhosa posição dentro da empresa. No entanto, eu quero te dizer que existem técnicas e habilidades que podem ser desenvolvidas para que você consiga ser um ótimo líder na tomada de decisão, mesmo não tendo esse traço em sua personalidade.
Diante disso, eu fiz um artigo para te direcionar ao teu melhor. Fique comigo até o fim da leitura e veja o que um líder precisa ter para tomar boas decisões, como saber fazer isso, e, como ter certeza de que está na hora de fazer a escolha, visualizando o melhor acerto.
Tenho certeza que daqui você vai sair mais confiante e com possibilidades de melhorar a sua tomada de decisão.
O que um líder precisa ter para tomar boas decisões?
É sabido que lideranças precisam tomar decisões desafiadoras, você provavelmente já passou por isso. E não é de se esperar de um bom líder que ele fique parado esperando que a situação tome um rumo certo sem a sua interferência direta. Nesse caso, primeiramente o líder precisa ser ágil e efetivo na tomada de decisão. Ora, e como ser assim?
Existe um conjunto de características de um líder tomador de decisões que está ao alcance de todos e o elemento mais importante é o autoconhecimento. Aqui a inteligência emocional é fundamental para lidar com qualquer situação. Isso vai te trazer uma segurança ainda maior para saber como melhorar a tomada de decisão como líder.
A inteligência emocional traz autoconsciência, autogestão e, principalmente, a consciência de grupo com a gestão dos relacionamentos. Isso já é bastante para compreender uma situação desafiadora e pensar no melhor para a equipe e a empresa. Difícil? Um pouco, mas muito necessário para a realização das melhores escolhas.
Lembre-se que ao dominar esses elementos, além de reconhecer as suas emoções, você consegue influenciar os outros e se expressar de forma assertiva. Assim fica mais clara a função de mostrar os motivos da tomada de decisão e trazer a equipe para o seu lado na conclusão do desafio.
Outro ponto que não posso deixar de mencionar é que a habilidade de lidar com incertezas é fundamental para um líder tomador de decisões. Isso porque o quadro que se apresenta, geralmente, é de algo que não mostra como vai ser finalizado. A decisão tomada pelo líder pode ser a certeira ou apenas direcionar a situação para algo menos perigoso. O importante aqui é ir na direção certa!
Dessa forma, aceitar que as coisas são incertas em algum momento pode te auxiliar na tomada de decisão, analise os fatos, faça projeções das possibilidades e confie na sua intuição. Para isso, use o seu conhecimento acumulado de líder, procure conhecer ao máximo o ramo em que atua. Isso te ajudará a confiar na intuição.
Quero aproveitar e deixar esta recomendação, acredito que você vai gostar de complementar este conhecimento.
Como tomar decisões?
É nesse momento que se precisa ter em mente um processo a ser seguido, pois escolher entre várias possibilidades pode ser bem difícil, principalmente quando se pensa no impacto que a sua decisão pode causar em uma empresa inteira.
Mas se guiar por uma espécie de checklist vai te dar mais segurança na tomada de decisão. Portanto, veja essas orientações:
1-Analise: Colocar tudo em perspectiva nessa hora é fundamental para ajudar na tomada de decisão. O que acarreta a decisão que for tomada e quais as pessoas irão ser impactadas. Lembrar que esse impacto deve ser recebido e absorvido com profissionalismo também importa muito.
2- Cerque-se de certezas pela opinião de quem você confia: exponha a sua decisão ao crivo de quem, realmente, você confia. A fala dessas pessoas pode te dar insights sobre a sua decisão, assim melhorá-la ou demonstrar que é a melhor opção para o desafio. Seja humilde e ouça.
3- Escuta ativa: Também vale identificar qual o olhar que a sua equipe tem sobre a situação, da mesma forma que os seus pares podem te ajudar, a sua equipe pode mostrar um bom caminho. Isso porque ela é quem sente na pele o problema a ser resolvido.
4- Seja ágil: Colha informações e verifique as possibilidades, mas não demore em tomar a decisão. A agilidade é fator principal em um bom líder tomador de decisões.
5- Possua mais de uma resolução: é como um plano B, se a sua decisão não for a mais acertada e estiver tomando rumos ruins, mude. Por isso, ter uma opção como “socorro” é fundamental para uma mudança na tomada de decisão.
Até aqui, você já tem vários elementos para saber como melhorar a tomada de decisão como líder.
Então siga o checklist e sinta-se mais seguro na sua função!
Como ter certeza de que posso fazer a escolha?
É normal ainda ter dúvida sobre a melhor opção, o peso da responsabilidade é grande, não é mesmo? Mas pense se a sua decisão é eficaz e vai tirar a equipe e a empresa da situação temerária. A sua decisão vai gerar um melhor desempenho para alcançar os objetivos pretendidos, seja no médio ou longo prazo?
Isso importa muito para te dar a certeza de que já pode fazer sua tomada de decisão.
Você consegue sentir que pode fazer a escolha quando estiver seguro quanto às informações colhidas, quando tiver visão clara sobre o panorama futuro vislumbrado com a tomada de decisão, com o endosso dado pelas pessoas que você confia, e, principalmente, quando ouve a si mesmo.
Mas não se demore! Se ainda após essa sequência de passos ainda te restar dúvidas, colha mais informações ou cogite conversar com um superior e pedir ajuda.
Leia também: Liderança coaching: tudo que você precisa saber
Minha dica: invista em autoconhecimento para firmar a sua tomada de decisão. O autoconhecimento vai te deixar mais conhecedor de si e mais confiante, vai te mostrar onde estão os seus limites e do que você é capaz.
Agora comente aqui se você se sente pronto para tomar decisões ou isso ainda te causa acessos de ansiedade?