Conseguir alinhar aquilo em que se acredita com as mesmas crenças da empresa é perfeito para as pessoas sentirem-se satisfeitas nos locais de trabalho. Por isso, os valores pessoais devem ser levados em conta quando o funcionário for conhecer a cultura organizacional da empresa.
Imagina colocar uma pessoa que gosta de estabilidade e frequência para trabalhar em uma Startup, que é uma empresa em constante construção. Ou até mesmo, um vegetariano a trabalhar em uma empresa que atua nos segmentos de carne bovina, suína, aves e ovinos.
É a fórmula para que a relação trabalhista não dure!
Por isso, esse entendimento entre cultura organizacional e valores pessoais deve figurar entre os itens que vão nortear a escolha do emprego, bem como deve fazer parte também das entrevistas de seleção.
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, leia o artigo completo e internalize qual a relação que existe entre a cultura organizacional e os valores pessoais. Aproveite e conheça os 5 passos para fazer um alinhamento dos dois termos.
O que é cultura organizacional
A cultura organizacional são os valores que compõem a cultura de uma organização. Há um conceito de que cultura organizacional se refere aos hábitos, comportamentos, valores e relações interpessoais que se dão no ambiente de trabalho, definindo a maneira como uma organização lida com suas operações.
Essa cultura, ou modo de agir da empresa, é a base de tudo. A cultura organizacional passa sua mensagem para seus profissionais e clientes de maneira única.
Importante saber que muito mais do que está escrito nos documentos da empresa, a maneira como os envolvidos com ela agem, diz mais sobre sua cultura do que qualquer outra coisa.
O que são valores pessoais
Valores pessoais dizem respeito às suas experiências, suas crenças, no que você acredita como ser humano. Eles estão ligados a diversos setores da vida de uma pessoa.
Entender que existe valor pessoal referente à família; à saúde e qualidade de vida; o que se espera da vida profissional; como será a evolução como ser humano; a ética e a liberdade; o que se considera como solidariedade e empatia; o que se entende por crescimento coletivo; como é vista a diversidade; a relação com a inovação tecnológica; o quanto se conhece e entende de Meio ambiente; qual legado se deseja deixar para o mundo, dentre tantos outros temas.
Como se percebe, os valores pessoais são um raios-X de quem você é, por isso, influenciam suas expectativas, seu comportamento e, consequentemente, o seu comportamento profissional também. Os valores pessoais refletem quem é você.
Assim, é de suma importância a proximidade e entendimento dos valores pessoais dos colaboradores para a empresa. Caso você não saiba quais são os seus valores pessoais, procure identificar as suas crenças nos setores citados acima sobre a vida de uma pessoa.
Acredito que você pode se beneficiar com este conteúdo complementar:
Que relação tem a cultura organizacional com os valores pessoais
Para ter uma vida profissional feliz, alinhar os valores pessoais à cultura organizacional da empresa é um dos primeiros passos. Isso deve ser visto antes mesmo de se candidatar à vaga ou de se contratar uma pessoa. A relação que existe entre os dois termos é muito estreita para ser desprezada.
Por exemplo, uma pessoa que tem o valor de Saúde e Qualidade de vida em alta conta, não deve trabalhar em uma empresa que não segue as regras de medicina e segurança do trabalho. Menos ainda em uma empresa que cobre muitas horas de trabalho.
Para aquela pessoa que tem um valor pessoal como o conforto da família como prioridade, vai amar trabalhar em uma empresa na qual a creche para os funcionários seja um benefício, não é mesmo?
Quando você vive de acordo com seus valores, você se sente melhor consigo mesmo e está mais focado em fazer as coisas que são importantes para você. Isso se inclui na vida profissional também.
Sugestão complementar: Apego ao poder e a liderança autocrática
5 passos para garantir um alinhamento perfeito
Nem sempre é fácil alinhar os seus valores com a cultura organizacional, pois quando se tem valores pessoais desalinhados com os corporativos é possível que seja gerado um desconforto e insatisfação muito grandes e isso é ruim para ambos os lados. Mas, em tempos de desemprego, se faz necessário entender qual a ordem de prioridades dos seus valores pessoais e, de algum modo, lidar da melhor maneira para buscar esse alinhamento.
Mas pense bem, pois só quem pode avaliar se é possível trabalhar na empresa é você mesmo. Quais são os valores que você pode colocar em segundo plano para garantir os outros valores pessoais da sua lista?
5 passos para alinhar cultura organizacional com os valores pessoais:
1- Conheça a fundo a empresa na qual trabalha: esse é o ponto de partida para conseguir alinhar os seus valores pessoais aos corporativos. Entenda como a empresa exerce seus valores, por exemplo, essa empresa tem como cultura organizacional o cuidado com a saúde emocional dos colaboradores, mas possui uma gerência que é extremamente autoritária isso já não condiz com a verdade;
2- Periodicamente reveja sua lista de valores pessoais: um de seus valores pessoais é a família em primeiro lugar, mas no momento em que vai trabalhar na empresa observa que ela exige um tempo considerável de horas a serem trabalhadas e isso pode prejudicar sua relação com a família. No entanto, se nesse momento, você ainda não tem uma família constituída, pode deixar esse valor pessoal para outra ordem na lista e aceitar os valores da empresa;
3- Converse com as pessoas: Interaja para saber se a cultura organizacional e os valores da empresa são de fato respeitados. As pessoas que estão já em campo podem passar algumas informações de ordem prática que podem te ajudar na escolha.
4- Pesquise as mídias sociais da empresa: o site e as redes sociais das organizações as quais pretende se candidatar ou em que está em processo seletivo são um bom indicativo da relação que essa empresa tem com seu público.
5- Saiba quais valores pessoais são inegociáveis: é possível em alguma medida alinhar a cultura organizacional com os valores pessoais e isso deve ser alimentado para o bem-estar no trabalho, a saúde e a motivação. No entanto, existem valores pessoais que são inegociáveis e esses valores você não deve corromper.
Espero profundamente que encontre a empresa que mais se alinhe com os seus valores pessoais porque isso vai torná-lo um profissional mais satisfeito e feliz.
Compartilhe esse artigo com aquelas pessoas que necessitam de um UP na relação com a cultura organizacional da empresa.