QUANDO E COMO DEVEMOS DAR FEEDBACK AOS COLABORADORES

Quando e como devemos dar feedback aos colaboradores

Líder, diante de tudo que você tem tido contato para aprimorar a sua gestão de pessoas, deve estar ciente de que uma das técnicas de gestão mais importantes e que, todos que se envolvem com liderança, devem saber utilizar corretamente é o FEEDBACK, por isso minha proposta é falar sobre: quando e como devemos dar feedback aos colaboradores.

Mas não é apenas sobre o que é feedback, é mais específico, pois é saber quando dar o feedback e como fazê-lo da maneira correta. Pois é só assim, dominando essa técnica que os seus momentos de retorno para os colaboradores serão eficazes.

Faça a leitura desse artigo até o fim para descobrir em quais momentos, você líder, deve agir e dar o feedback e, também, qual a maneira mais adequada e que surte resultados para fazer isso.

Boa leitura!

Por que dar feedbacks

O Feedback no seu sentido mais particular é um processo de AJUDA quando avaliamos e damos retornos a uma pessoa ou um grupo. Ele sempre deve trazer a intenção de otimizar o potencial do colaborador, aprimorar o desempenho dele, ou seja, aumentar a competência e o comprometimento e de ampliar a visão que seu funcionário possui, nesse caso visando o crescimento pessoal.

O feedback tem o objetivo de criar um círculo virtuoso e proporcionar o crescimento da equipe, seu engajamento com os objetivos da empresa e um ótimo clima organizacional.

O feedback traz muito resultado positivo quando bem feito!

Ao dar feedback, o líder se compromete com uma gestão mais limpa e assertiva. Com ele é possível orientar os colaboradores na execução desejada das atividades ou saber o que eles acham do trabalho que realizam. Além de tudo, quando o líder aplica corretamente a técnica ganha o respeito de seus liderados e, consequentemente, amplia a produtividade e o resultado dos negócios. Agora uma coisa é fato, é fundamental saber quando e como devemos dar feedbacks para os colaboradores não é mesmo?

Quer uma dica adicional? Assista esse vídeo completo que separei para você:

Em que momento dar feedbacks

Existem vários tipos de feedbacks: de aprimoramento, de reconhecimento, de desempenho, de intervenção por alguma atitude e, até mesmo, feedback sobre maus hábitos pessoais, como os de higiene.  Diante disso, a regra de ouro diz respeito a dizer a verdade, isso quer dizer que o feedback deve ser sempre pautado na verdade e na sinceridade. Achar o meio correto, claro e objetivo de como fazer isso é o grande segredo.

Então se o líder precisa dar um feedback de aprimoramento deve saber a hora certa de intervir. Por exemplo, ao notar que o colaborador está subutilizando o seu potencial ou quando a performance estiver abaixo do esperado ou desejado. Esse feedback é dado pelo líder que observa seu pessoal e vê realmente que o time tem potencial e vai explorar isso.

Mas antes de fornecer feedback, verifique se o momento é oportuno. O líder deve pensar além de sua própria necessidade, para fornecer feedback. O feedback corretivo só pode ocorrer dentro de um contexto de atenção e interesse pela pessoa.

Um feedback de reconhecimento ou elogia também deve ser dado no momento oportuno. Saber o quando fazer é fundamental para o resultado positivo. É essencial que as pessoas que trabalham com você saibam o quanto seus comportamentos estão atendendo às expectativas também.

Por isso, aprenda a elogiar. Faça isso diretamente para a pessoa, sempre que o colaborador fizer algo expressivo, quando perceber um esforço extra por parte do colaborador ou avanços em direção a aprendizados.

Faça-o saber que está no caminho certo!

Os demais feedbacks também têm hora certa para fazer. Por exemplo, em um feedback de intervenção por alguma atitude inadequada não se deve deixar “esfriar” a situação sob pena do colaborador não entender bem porque está recebendo aquele retorno.

Por isso, feedbacks por má conduta têm que ser feitos logo na sequência do ocorrido. Só não o faça se você estiver alterado e possa comprometer o bom uso do momento.

Agora a pergunta de ouro, até aqui já se sente mais seguro para saber quando e como devemos dar feedbacks aos colaboradores do seu time?

Acredito que você vai apreciar complementar com essa leitura: Feedback negativo: será que existe?

Como dar os feedbacks

Antes de tudo, tenha em mente que fornecer o feedback pode ser sempre um desafio, pois o processo de feedback mexe com a emoção dos colaboradores e com as formas que eles entendem ao que estão sendo expostos. Por isso, siga essas dicas:

·         Prepare-se para o momento 

Pode até fazer um roteiro se isso te deixar mais calmo e confiante. Escolha pontos suaves para quebrar o gelo inicial e aborde o assunto. Com conhecimento de causa, pesquise sobre a essência daquele feedback e o que deseja dizer para seu colaborador. 

·         Procure um lugar reservado

O ambiente deve ser neutro e tranquilo, longe de interrupções e distrações. Por isso, certifique-se de que não haja situações que possam cortar o raciocínio. E, além de não ser interrompido, você resguarda o seu colaborador de olhares curiosos. Isso é valoroso e respeitoso!

·         Não use de críticas pessoais 

O segredo para evitar isso é o líder não estar em um momento irritadiço. Use de inteligência emocional e saiba que o feedback é uma ferramenta profissional e não uma carta aberta para estragar a relação gestor e colaborador. 

·         Seja específico

 Seja claro, específico e preciso. Termos como “imaturo”, “não profissional”, “irresponsável”, e “preconceituoso” são rótulos que fixamos a grupos de comportamentos. Descreva o comportamento e retire os rótulos. Por exemplo, diga: “você não cumpriu o prazo com que todos tínhamos concordado” em vez de “você está sendo irresponsável e quero saber o que vai fazer quanto a isto”. 

·         Ponha-se no lugar do outro  

Se usar de empatia vai conseguir ser amigável em uma conversa difícil. Mostre ao colaborador que você deseja ajudá-lo em seu desenvolvimento profissional, fazendo com que ele evolua em suas qualidades e aptidões.  

·         Faça a verificação de percepção  

Consiste em dizer sua percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de verificar se você está compreendendo também os sentimentos dele, além do conteúdo das palavras. Exemplos: “Tenho a impressão de que você se magoou com meu comentário, é verdade?” ou “Sinto que você gostaria de mudar de assunto, estou certo?”.  

·         Peça encaminhamentos sobre o assunto 

O próprio funcionário pode oferecer uma solução para o ocorrido. Se for algo relacionado a aprimoramento ou maus hábitos, ele pode oferecer um encaminhamento que será verificado na próxima reunião. Se for feedback de desempenho, o líder pode mostrar o plano traçado ou alguém que possa ajudar o colaborador.

Líder, leve com sua liderança que todos estamos sempre em evolução e passíveis de adquirir conhecimento. O feedback é uma ótima ferramenta para gerir pessoas e fazê-las acreditar na evolução própria e da empresa. Use-o com atenção e com as técnicas assertivas que ele merece por sua importância.

Quer saber mais sobre feedback? Te convido a conhecer o nosso treinamento FEEDBACK NA PRÁTICA

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