006514_5dbc52fad24f5_GestaodeRecursosHumanosenaFaculdadeCambury

80% profissionais pedem demissão por causa DA LIDERANÇA: conheça os motivos

Quando se troca de emprego por uma proposta salarial bem vantajosa, há de se compreender a decisão. No entanto, quando profissionais começam a mudar de emprego por diferenças de menor relevância, é preciso analisar os motivos de perto.

Pesquisas apontam que 80% dos profissionais pedem demissão por não estarem contentes com a liderança a qual estão submetidos. Esses dados podem ser conferidos em uma pesquisa feita pelo PageGroup, empresa de recrutamento baseada no Reino Unido. Nesta pesquisa o diretor Michael Page diz que “O desempenho abaixo do que se espera de um líder é o principal motivo apontado tanto por quem pede para sair da empresa, como por quem está desanimado no emprego”.

Aqui temos um assunto bastante delicado, por se tratar do comportamento do líder e seu tipo de gestão afastarem as pessoas. Uma empresa perde muito com isso!

Ao ler este artigo você vai compreender quais os motivos dos pedidos de demissão por causa de uma liderança despreparada. Nele será mostrado como um gestor deve agir para ser um exemplo aos seus liderados e mantê-los engajados com os seus objetivos, evitando assim uma debandada de demissões por conta da liderança.

Boa leitura!

Papel do gestor na retenção da retenção da equipe

O gestor deve compreender que a produtividade e o contentamento de uma equipe começam com o tipo de gestão que ele faz, e nesse caso, necessariamente tem que ser uma gestão eficiente.

Isso não diz respeito aos extremos, para fazer uma boa gestão o líder não deve ser um amigo da equipe, nem tão pouco ser um tirano. A gestão baseada na inteligência emocional, na assertividade e na motivação da equipe representa o caminho ideal para manter uma equipe redondinha e produzindo para alcançar os objetivos que a empresa necessita.

Ainda não se pode esquecer de que ter respeito pelo ser humano e possuir a genuína vontade de servir e ajudar os colaboradores fazem parte dessa receita de sucesso.

Principais motivos dos pedidos de demissão por causa da liderança

Primeiro há um grande descontentamento com a chefia e isso vai tomando uma dimensão que não traz possibilidade de volta. Esse desânimo dentro da equipe pode ocorrer por comportamentos inadequados do líder ou pela falta de atenção dispensada à equipe. Isso faz com que os liderados se sintam frustrados e sem motivação de estar ali. Veja algumas dessas atitudes:

1- Liderança distante

O líder não acompanha a sua equipe e muito menos lhe dá as orientações necessárias para que os projetos saiam perfeitos. Apesar de não fazer esse papel, o líder cobra o resultado. Essa equação é perfeita para frustrar e desmotivar uma equipe. Vale lembrar que o líder é a figura central, ele é o guia, a referência e toda equipe sente a ausência dele.

2- Não dar o devido reconhecimento

O reconhecimento motiva a equipe, há casos, inclusive de funcionários que preferem como propulsão motivadora o elogia a outras gratificações. O líder que sabe respeitar as conquistas e resultados de seus funcionários certamente será mais respeitado e admirado por eles.

3- Ausência de feedback

O feedback serve para orientar, alinhar, elogiar, mostrar os pontos fortes e pedir melhoria nos pontos fracos dos funcionários, mas sobretudo, serve para ajudar as pessoas a evoluírem na carreira e, também, na vida pessoal. Um funcionário que não recebe feedback fatalmente vai estacionar na carreira e isso é sinônimo de desmotivação, desinteresse e até de um adeus para a empresa.

Quer saber mais sobre o tema feedback? Clique aqui e veja o que preparamos para você.

4- Falta de treinamento

Quando o líder não treina o seu liderado ele priva essa pessoa de ser a sua melhor versão para a atividade. O funcionário que ingressa na empresa deve saber imediatamente o que se espera dele, com isso o treinamento mostra as técnicas e metodologias que ele deve usar. Também os funcionários que já estão na empresa por mais tempo precisam ser constantemente treinados. Esse olhar para o colaborador faz com que ele se sinta parte da empresa em tempo integral e, além disso, confiante em suas atividades.

5- Reuniões excessivas

O excesso de reuniões e a sua duração podem trazer a ideia para o funcionário de estagnação- muita teoria e pouca prática. Existem assuntos que podem ser resolvidos rapidamente com um e-mail, inclusive. Quando o líder tem a mania de fazer reuniões pouco práticas e produtivas acaba por cansar seus funcionários dessa atividade. Por esse motivo, é preciso discernir o que de fato vale uma reunião mais longa e quais os assuntos que devem ser resolvidos de forma rápida e encaminhar a equipe para a resolução.

Como evitar as demissões por causa da liderança

Primeiramente, os líderes precisam ser treinados continuamente. Um bom líder deve ter a capacidade de liderar pelo exemplo. Isso inclui gerir conflitos, ser assertivo na busca das soluções dos problemas, ter estratégias inteligentes e bem definidas, comunicar-se perfeitamente com sua equipe e ainda ser um bom ouvinte.

Além dessas características comportamentais, o líder precisa dominar as técnicas necessárias para o bom funcionamento da empresa. Por isso que tanto capacitação formal, como capacitação em autoconhecimento são importantes por igual.

Ao juntar tudo que um líder precisa ser e operar para garantir a retenção da equipe, ainda deve-se considerar que o líder deve extirpar o sentimento de que o chefe não é um líder por exemplo, e deve colocar no lugar dessa sensação que é uma inspiração para o dia a dia.

O crescimento profissional dos seus colaboradores deve ser pauta diária em sua liderança. Um bom líder não abandona seus liderados à própria sorte para que aprendam sozinhos. Ao contrário disso, ele estimula a formação continuada da sua equipe.

E, para garantir que as pessoas queiram estar sob a sua liderança, um líder jamais deixa de dar os feedbacks necessários para o desenvolvimento profissional daqueles que o cercam.

Agora é possível dimensionar a importância de se ter uma liderança bem preparada para reter talentos na empresa. O trabalho do líder deve ser eficiente, pautado em técnicas bem estruturas e sobretudo em autoconhecimento. Para se tornar um líder inspirador e inesquecível conheça os cursos da Vanusa Cardoso Academy e veja tudo que eles podem fazer pelo seu crescimento.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais agora mesmo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *