No momento em que se tem a sustentabilidade como necessidade dentro do negócio, é preciso aprender a lidar com vários conceitos novos, mas principalmente como aplicá-los no cotidiano. Entender o que é a Liderança sustentável e ECG e como aplicar, tem se tornado cada vez mais fundamental dentro das organizações.
O assunto não é de agora, pois ser sustentável já figura no meio corporativo há bastante tempo. Esse novo olhar entende que a sustentabilidade de uma empresa depende igualmente de três pilares contidos na ECG e, assim, nasce a liderança sustentável.
Fique na leitura deste artigo e conheça tudo sobre essa sigla, como trazer os processos para a realidade da sua empresa e, principalmente, como ser um líder sustentável.
Boa leitura!
O que é um líder sustentável
O líder sustentável é o profissional inserido no contexto de sustentabilidade, ou seja, ele conduz os processos de trabalho de modo que atenda às necessidades da empresa, os interesses dos colaboradores e, também, preserva o meio ambiente e a sociedade em que se encontra.
O líder sustentável sabe trazer lucro para a empresa com preocupação sobre os recursos naturais.
Para ser uma empresa sustentável, os princípios de sustentabilidade têm que começar de cima, ou seja, com a liderança. São os gestores que trazem uma estratégia de negócio sustentável e boa não só para o meio ambiente, mas também para a empresa como um todo.
Nesse sentido, o exemplo dado pelo líder é capaz de atingir os demais membros da empresa, principalmente a equipe e que esse líder comanda, o que torna o trabalho mais gratificante e de resultados.
Dica complementar de leitura:
A importância de uma liderança sustentável
A liderança sustentável pode ser entendida como a liderança que sabe o impacto de curto e longo prazo que a empresa na qual trabalha exerce nos setores social, ambiental e financeiro.
O líder sustentável deve criar um ambiente de trabalho que permita que o desenvolvimento aconteça sem prejudicar o financeiro da empresa. Ele se preocupa com questões sociais e ambientais e cria estratégias para que a equipe se engaje no trabalho respeitando os preceitos do sustentável.
Isso pode acontecer quando o líder promove ações sociais para o bem-estar dos seus funcionários como um café diferenciado uma vez por semana, por exemplo. No cuidado com o meio ambiente, o líder pode instigar a sua equipe a fazer a separação do lixo orgânico no refeitório e, posteriormente, doar para a compostagem.
Atributos da liderança sustentável
A liderança sustentável é feita por gestores que se enquadram no perfil de líderes sustentáveis e a empresa na qual trabalham abraça os princípios de cuidar do meio ambiente sem deixar de crescer.
Dessa forma, a liderança sustentável possui alguns atributos específicos que não deixam de conversar com as características de um grande gestor.
· Atende os anseios da empresa no sentido financeiro sem agredir o meio ambiente;
· Constrói planejamentos para nortear das atividades;
· Estabelece um ambiente motivador para o bem-estar dos funcionários;
· Gera engajamento entre os colaboradores;
· Orienta-se para mudanças;
· Trabalha em estratégias para redução dos impactos ambientais;
· Cria medidas que possam auxiliar na preservação do meio ambiente.
As características aqui listadas ao serem desempenhadas podem ter ligação com a cultura organizacional da empresa ou com os aspectos pessoais do gestor. É claro que não se descarta a ideia de um líder talentoso, com valores de sustentabilidade, escolher trabalhar em uma empresa que preza pela sustentabilidade, o que viria bem a calhar.
Acredito que você pode se beneficiar com essa leitura complementar: Reflexões para Liderança em 2023
Entenda o que é ECG
Não se pode mais ignorar a relevância da ECG, visto que o interesse de inúmeras pessoas como partes envolvidas se manifesta em favor da sustentabilidade em toda a sociedade. Nas empresas, isso inclui os colaboradores, os consumidores, os líderes e os acionistas.
Atualmente as empresas estão preocupadas, também, em integrar a sustentabilidade dentro do negócio. Para tanto, devem empregar boas práticas e estratégias e usar a ECG. A sigla se traduz nas novas preocupações do mercado que são: Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (governança).
No detalhe esses pilares dizem o seguinte:
Ambiental: são as práticas corporativas voltadas ao meio ambiente. Isso inclui debates na empresa sobre os problemas ambientais, por exemplo, o aquecimento global, como fazer a diminuição da emissão de carbono ou como gerir os resíduos.
Social: é a responsabilidade social e o impacto que a empresa causa na comunidade, bem como como é o tratamento dos seus funcionários. Aqui fala-se sobre os direitos humanos, as leis trabalhistas, se a equipe é diversa, se há ou não segurança no trabalho, dentre outros.
Governança: são as políticas de administração da empresa como a conduta corporativa, as práticas anticorrupção, como se compõe o conselho, se existe auditoria ou canal de denúncia, por exemplo.
Dessa forma, vê-se a empresa como uma instituição bastante preocupada com o humano e suas necessidades, e, nesse caso, o papel do líder sustentável é fundamental para mesmo atendendo as necessidades ambiental, social e de governança da empresa consiga entregar bons resultados financeiros.
Aplicando a liderança sustentável/ECG
As três frentes da ECG podem ser muito bem aproveitadas pelo líder sustentável. Na liderança sustentável, a empresa pode se utilizar das seguintes boas práticas, por exemplo.
Nas ações ambientais o foco é fazer melhor uso dos recursos naturais, elaborando estratégias para “gastar” o mínimo possível os materiais da natureza. Em escritórios o uso de papel é sempre muito grande, então o ideal é pensar em como economizar nesse material. Pode ser uma estratégia de reutilizar as folhas que tenham partes em brancos como rascunho.
As ações sociais ligam-se diretamente ao bem-estar dos funcionários e oferecer um ambiente limpo e seguro é o mínimo exigido para contemplar a ECG. As boas condições de trabalho se restringem ao ambiente dentro da empresa, mas a parte social pode se estender à comunidade onde a empresa está inserida. Nesse caso, a promoção de ações que beneficiem a comunidade é muito bem-vinda.
E, por fim, e também muito importante para o sucesso da ECG é o modo como a empresa governa, ou seja, a governança. Nesse pilar, o importante é que o sistema escolhido pela empresa cultive o bom relacionamento entre os proprietários, o conselho, órgãos externos de controle, bem como outras partes interessadas.
A governança tem por objetivo garantir o crescimento da empresa sem comprometer a relação dela com a sociedade.
Dicas de sustentabilidade na liderança
Tem-se como resultado da liderança sustentável o fortalecimento da marca no mercado e o cuidado com o ambiente no geral. As pessoas simpatizam com as empresas que cuidam do meio ambiente e do social. Vale lembrar que para aplicar a liderança sustentável a empresa precisa ter uma visão holística e humanizada dos processos.
1- Valorize as soft skills
Para que isso aconteça é fundamental conhecer cada um dos colaboradores. Será usando a empatia que o líder vai entender cada patamar do desenvolvimento individual de seus liderados.
2- Conecte os setores
Com uma visão ampla da empresa e o objetivo de buscar a sustentabilidade, o líder pode ser o elo entre os vários setores da empresa e conseguir adesão por isso. É preciso ter um planejamento claro no tripé ambiental, social e governança.
3- Traga propósito para cada ação
As etapas do processo precisam ter motivo para acontecer, isso é o propósito. Quando se entende que cada pedacinho do trabalho faz parte de uma engrenagem maior e que tem uma relevância para o fim, as pessoas se entregam mais.
Agora que você já se aprofundou um pouco nas práticas sustentáveis e como ser um líder sustentável, envie esse artigo para seus amigos também.