Mesmo que o fim do ano nos faça correr bastante, na empresa ou na vida pessoal, as festas que acontecem nessa época têm seu mérito. A época nos faz refletir sobre o ano que terminou, sobre o tempo que aproveitamos ou que desperdiçamos , sobre os planos para o próximo ano e, também reflexões para Liderança em 2023
São muitas reflexões que se apresentam, pois se aproveita para rever os valores. É com essa vibração que se inicia o ano novo, com vontade de renovação e acertar sempre.
Para o ano de 2023 é fundamental pensar em como fazer um orçamento sustentável juntamente com ações de ESG, inovação, diversidade, inclusão e com uma liderança espetacular. Isso não é pouca coisa e se faz extremamente necessário que os líderes estejam abertos para esse conteúdo.
Neste artigo você vai refletir junto com os possíveis assuntos para 2023 e receber dicas de como buscar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal para fazer um ano novo de muita satisfação na sua liderança.
Siga na leitura para conferir.
O capital humano como foco
Assuntos como crescimento, metas, ESG, diversidade, inclusão e inovação são assuntos que certamente não devem sair da sua pauta em 2023, e alguns deles já tem artigos aqui no Blog. Mas as pessoas devem ser o seu foco do líder no próximo ano. Isso porque com a onda da demissão silenciosa muita gente está abandonando as empresas e o fato dos objetivos que são colocados pela gestão no início do ano serem buscados e alcançados pelas pessoas.
Também chamada de Quiet Quitting, a demissão silenciosa não significa que os funcionários saem da empresa silenciosamente, significa que eles fazem o estritamente necessário para não serem mandados embora. Com esse comportamento zerado de proatividade e engajamento é certo que a liderança vai enfrentar dificuldades com a performance da equipe.
Por isso, cada pessoa que compõe a equipe precisa saber da sua importância, do seu valor para que toda a engrenagem funcione. O sentimento de pertencimento e o engajamento dos seus funcionários é que torna a empresa competitiva e em constante evolução.
O foco no capital humano também é prioridade quando o líder sabe e reconhece que os processos só serão executados com mestria se o funcionário estiver em sintonia com os valores da empresa e gostar de seu líder. Muitas pessoas ficam na empresa porque é muito bom trabalhar com certos líderes, procure ser esse líder admirado e obtenha grandes resultados na sua função.
Equilíbrio entre o profissional e a qualidade de vida
Uma reflexão que está em pauta para a virada de ano é o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. As oportunidades de trabalho híbrido e remoto tem se mostrado um alicerce para esse equilíbrio. Para alguns profissionais essa combinação contribuiu para que a qualidade de vida exista. No entanto, não são todas as pessoas que podem executar suas funções desse modo e, por isso, é nas empresas que o equilíbrio deve ser buscado.
Desenvolver um estilo de liderança que se encaixe nas necessidades do negócio, como também contemple as próprias crenças e a personalidade do líder é um caminho para a boa saúde do profissional. Ter um estilo de liderança é maleável, desenvolver a assertividade e buscar autoconhecimento são ingredientes que não podem faltar no equilíbrio vida profissional e vida pessoal.
O ano de 2023 pode ser decisivo para a sua mudança de atitude perante a liderança. Não importa se você é um líder com muitos anos de experiência ou um líder que assumiu agora esse grande desafio de ser exemplo para as pessoas. Importante é que você se sinta confiante no seu papel e saiba do seu poder sobre os demais, além de ser muito bom em conseguir resultados.
Venha fazer um dos nossos cursos e se tornar um líder grandioso! Na plataforma Vanusa Academy você pode se especializar em Comunicação Não Violenta, aprender sobre todos os tipos de Feedbacks que existem e como fazê-los com a equipe do jeito certo e conhecer o que é a Liderança na Prática de verdade.
Faça com que 2023 seja diferente para a sua liderança, invista em você! Fora o prazer que é se sentir confortável na própria função, não é mesmo?
Como iniciar o ano de 2023
Mesmo que agora seja o momento de desacelerar um pouco, pois muitas empresas entram em férias coletivas, outras seguem normalmente nos dias laborais, seja porque são listadas como de serviços essenciais, seja porque estão no nicho de bens e serviços. O fato é que o líder não pode iniciar o ano novo sem uma visão ampla do que deseja para 2023.
Para tanto, deve ter detalhados os seguintes pontos:
-Clareza com a equipe
Muitas vezes no corre-corre da liderança por resultados, esquece-se de comunicar a equipe de um modo claro a visão e os planos para as metas. Ter clareza ajuda os colaboradores a determinar onde concentrar os próprios esforços na tarefa dada e, dessa forma, contribuírem para a produtividade necessária.
Acredito que você irá apreciar esse conteúdo complementar: Entender como o funcionário aprende traz resultados para você líder
– Priorizar o tempo
É a velha gestão do tempo. Usar o tempo adequadamente, respeitando as prioridades e se desviando dos ladrões do tempo como as redes sociais, as interrupções desnecessárias e a falta de jeito em dizer não é o segredo para conseguir fazer o bom uso do expediente.
– Cultura de feedbacks
Nunca será um assunto batido falar em feedbacks, afinal é esse retorno que o líder dá ao funcionário que pode ajudá-lo em sua evolução como profissional e a melhorar a performance dentro da empresa. O contrário também é verdadeiro, se o líder se vê capaz de ouvir o feedback da equipe é capaz de melhorar o seu relacionamento com ela.
– Delegar com sabedoria
Se o líder não delega, acaba por se transformar em um ponto de gargalo dentro da empresa. Tudo ter que passar pelas mãos do líder vai levá-lo à exaustão e tirar a autonomia dos funcionários. E já sabe, funcionários dependentes sugam toda a energia da liderança.
– Alinhamento de acordo com as necessidades
É certo que os planos já devem estar traçados no início do ano. Que faturamento é desejável? O orçamento para expandir? Quais contratações poderão ser feitas e em que tempo? Dentre outros itens do planejamento, é preciso deixar abertura para mudanças e alinhamentos se isso for necessário. Às vezes é nessa mudança de rota que se encontra o sucesso.
5 passos para fazer a melhor liderança no próximo ano
O desejo profissional de todo líder para um ano novo é conseguir fazer a melhor liderança da sua vida. Atingir os objetivos financeiros da empresa, elevar os funcionários a cargos desejáveis e sair dele com a sensação de dever cumprido.
Para ajudá-lo nesse intento, siga estes passos obter seu melhor ano de liderança:
1- Seja Disciplinado
Até nas pequenas ações a sua disciplina deve aparecer. Lembre-se que começa pequeno, na rotina bem feita e depois aparece a mudança que permite que você se aproxime de seus objetivos.
2- Tenha tempo para pensar
Às vezes fazer menos pode fazer você alcançar mais. Muitas ocasiões os líderes acreditam que precisam fazer tudo e não sabem delegar, mas com isso perdem a oportunidade de ter tempo para pensar em estratégias necessárias para o sucesso.
3- Crie boas relações interpessoais
Mantenha contato com pessoas que o impulsionam para a frente, mesmo que te apresente muitos desafios. Você pode aprender muito com alguém de uma outra área de atuação ou que pensa diferente de você.
4- Se arrisque
Saia da sua zona de conforto. A inovação aparece quando se está disposto a correr riscos, podem ser os riscos calculados. O importante aqui é colocar em prática boas ideias e apostar que deem certo.
Você gostou desse conteúdo? Compartilhe com um amigo e já comece o ano novo fazendo a diferença na vida de alguém.
Venha conhecer nossa formação completa: LIDERANÇA NA PRÁTICA
Um treinamento completo com mais de 130 horas de certificação e resultado. Clique no link acima, tenha acesso a todas as informações.