A responsabilidade do líder dentro de uma organização é enorme em vários sentidos, mas gerir o capital humano é a base para fazer o sucesso da empresa como um todo. Isso porque as pessoas são as responsáveis por executar as atividades diárias dentro do negócio.
O líder deve perceber as necessidades do seu pessoal e criar um clima organizacional perfeito para que eles se desenvolvam e deem o melhor de si.
Esse artigo foi preparado para que você conheça o papel do líder na gestão do capital humano, para isso conhecerá o conceito de capital humano, como são os benefícios de investir nele e algumas dicas práticas de como fazer essa gestão.
O que é capital humano?
O termo foi cunhado pelo economista estadunidense Theodore Schultz quando publicou um artigo intitulado Investment in Human Capital, na revista American Economic Review, em 1961. Para Schultz, “Capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho, de modo a produzir valor econômico.”
Dessa forma, quanto mais bem preparado um profissional é, mais sucesso ele pode trazer para a empresa. Nesse mesmo viés, investimentos em educação e qualificação profissional dentro de uma economia fazem com que as pessoas sejam mais produtivas e felizes.
Em síntese, o capital humano são as pessoas que possuem as características elencadas pelo economista Schultz que fazem parte da empresa.
A importância do capital humano para as empresas
Quanto melhor o capital humano a empresa possuir, mais probabilidade de fazer sucesso e alcançar alta produtividade ela tem. Afinal, o capital humano é um dos pilares que traz diferenciais e eleva a competitividade de qualquer organização.
A evolução no aprendizado de um funcionário pode impactar a equipe por inteiro. Por exemplo, quando o funcionário evolui e consegue entregar um relatório com mais qualidade em menos tempo. Isso agiliza o trabalho de quem aguardava o relatório e se essa pessoa também possui bom preparo, o trabalho bem feito só vai em uma crescente.
Os funcionários que estão na empresa como capital humano, não só têm o conhecimento adquirido nos bancos de escola como também aquele que ele obteve com o tempo de trabalho na empresa. Esse funcionário já criou intimidade com os caminhos da empresa e com os colegas de trabalho e, por isso, perder alguém assim pode ser ruim.
Mesmo com toda a tecnologia e máquinas que fazem muito, uma empresa não poderia existir sem o capital humano.
O papel do líder na valorização do capital humano
Ao fazer uma gestão de qualidade, o líder contribui para que as pessoas queiram se aprimorar e queiram viver em um ambiente organizacional mais leve.
Isso influencia diretamente na retenção dos talentos. Visto que o profissional de alta performance já tem o costume de se aprimorar, e com a motivação criada pelo líder terá certeza de que a empresa é um lugar que merece ser cuidado.
Quando o líder valoriza o capital humano está investindo em um bom clima organizacional. Esse clima não está nos manuais da empresa, ele é sentido no dia a dia e nas relações de trabalho e coleguismo. Em uma empresa que valoriza a aprendizagem contínua, fica visível o interesse e respeito pelas pessoas.
É satisfatório concluir que quando o líder valoriza o capital humano da empresa, incentivando a aprendizagem e dando recursos para isso, a produtividade aumenta, pois essa atitude motiva os funcionários. A conexão da equipe com seu líder fica mais limpa e direta, e quem não gosta de se sentir valorizado?
Como investir nos funcionários
O líder é o guia, ele quem vai mostrar o caminho para os funcionários na execução do trabalho. Muito embora nas grandes empresas quem é responsável por cuidar do capital humano seja o RH, é o líder que está mais próximo das pessoas que são da sua equipe, e, por isso, acaba por ter sucesso com esse papel de cuidar do capital humano.
E quando os colaboradores são bem preparados eles podem auxiliar a liderança de modo a alcançar patamares mais altos de trabalho em equipe com o conhecimento adquirido.
Esse é um dos motivos de por que investir nas pessoas. A vida do líder fica bem mais objetiva e leve quando está cercado por pessoas competentes e habilidosas e há um aumento do valor do capital humano.
Assim, é importante que o líder promova a qualificação e educação dos liderados. O ideal é investir em treinamentos que se liguem ao comportamento do funcionário, mas também a sua técnica. Veja alguns temas que podem ser oferecidos:
· Como socializar dentro da empresa;
· Conhecimento técnico em alguma máquina/ função;
· Cursos de Inteligência Emocional;
· Comunicação Não-violenta;
· Práticas das habilidades de cada um;
· Como lidar com os feedbacks.
Dicas para a gestão de capital humano
A valorização do capital humano é uma ação estratégica dentro da empresa que visa alcançar bons resultados, reter talentos e manter um bom clima organizacional. Como o líder é o mais próximo da equipe, algumas dicas devem ser seguidas para fazer essa estratégia acontecer.
1- Valorize a equipe
Invista no desenvolvimento do seu pessoal. Para o colaborador, a empresa que investe em sua evolução precisa dele e deseja mantê-lo no quadro a médio e longo prazo.
2- Dê autonomia aos colaboradores
O engajamento na empresa cresce se o funcionário se sente seguro e capaz de tomar algumas decisões sozinho. Essa autoconfiança é desenvolvida na relação com o líder, por isso deixar que os funcionários caminhem sozinhos por terrenos possíveis, deixa-os mais confortáveis em um primeiro momento.
3- Desenvolva um plano de carreira
O plano de carreira bem definido e claro é um investimento na equipe, pois ela vai trabalhar de forma que possa alcançar patamares maiores. Também é mais fácil promover o funcionário que já conhece a cultura da empresa e menos oneroso para a empresa.
4- Tenha uma política de premiação
Muitas pessoas se motivam e buscam se aperfeiçoar mais pelos benefícios financeiros do que pelos feedbacks de elogio. Por isso, manter uma cultura de bonificação e prêmios é importante para cuidar do capital humano também.
5- Ofereça aperfeiçoamento
Pode ser de várias formas, como cursos, workshops, reuniões de especialização. O importante é proporcionar ao colaborador o aprendizado. Muitas vezes a pessoa é sedenta por aprender e crescer na empresa, mas não dispõe dos recursos para isso. A empresa pode ajudar se possível.
Agora que você tem certeza que o capital humano é um ativo valioso para a organização e que você como líder tem uma influência bastante significativa sobre isso, coloque em prática as dicas e compartilhe esse artigo com seus colegas.