post_thumbnail-4c8c8a8cb45b42633abc8beeb581d5d0

Rompendo Barreiras: O Fim da Cultura Tóxica e a Construção de um Ambiente de Trabalho Positivo

Na liderança o foco do líder precisa estar nas relações, claro que voltado a alcançar os resultados que a empresa precisa, mas é o foco nas pessoas que fazem de um chefe o líder necessário e admirável.

Só que mesmo conhecendo bastante sobre pessoas e gostando delas, um dos grandes desafios dos líderes no trabalho é manter um bom ambiente, no qual os funcionários sejam motivados e alinhados com a cultura organizacional da empresa.

Por isso, é tão importante que o líder atue de forma positiva, busque melhorar o ambiente de trabalho para sua equipe e acabe de vez com a cultura tóxica, visto que as suas atitudes impactam de forma direta sobre o desempenho de toda a equipe.

O que é um bom ambiente de trabalho

Certamente um bom ambiente de trabalho é o lugar no qual não se estabelece condutas tóxicas por parte de nenhuma pessoa envolvida com a empresa. Como o líder é a pessoa que mais se encontra em evidência, ele deve ser o exemplo.

Um ambiente tóxico é capaz de trazer muitas perdas relativas à saúde física e mental dos funcionários, por isso, o líder como condutor da equipe precisa criar um lugar seguro para todos dentro da empresa.

Por outro lado, uma boa cultura organizacional faz com que as pessoas gostem de passar tempo na empresa contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional. A cultura organizacional acaba por ser algo pouco palpável e sem muito sentido pelas pessoas que lidam com a empresa.

Isso porque a cultura organizacional é um conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados na empresa. São características que criam uma identidade na organização, definindo como ela otimiza seus processos e conduz seus negócios. Por isso, diz-se que ela é sentida e interfere no bom ou mau ambiente de trabalho.

Comportamentos tóxicos que o líder deve evitar

O líder é um dos grandes responsáveis por imprimir a cultura organizacional da empresa, como ele é um exemplo para os funcionários a suas atitudes podem ser seguidas automaticamente pela posição que ocupa. Sim, é muita responsabilidade, mas também traz uma beleza à profissão que é boa de se sentir.

Dessa forma, observe alguns comportamentos tóxicos praticados por líderes sem que percebam que devem ser evitados imediatamente:

Falta de acessibilidade: Os colaboradores ficam com sobrecarga de trabalho ou precisam gerenciar algum conflito, mas não podem contar com o seu líder. Tudo fica velado e os problemas só tomando volume. Fica claro que os funcionários temem o líder para contar com ele.

Feedbacks que podem constranger em público: a escolha do ambiente para dar um feedback pode interferir na sua compreensão e futura adequação. Quando o feedback é de aprimoramento, de cuidados pessoais e outros que podem trazer algum constrangimento para o funcionário, e isso não for feito em um ambiente seguro e reservado, o funcionário pode sofrer com isso e o feedback ser uma ação tóxica.

Incentivo às competições: Incentivar uma competição saudável entre os funcionários pode ser bom, mas se for excessiva e se transformar em uma disputa pode gerar conflitos na equipe e, também, em relação à liderança.

Cobranças excessivas: Se o líder fizer cobranças de forma incorreta e excessiva, mas não souber reconhecer os esforços de seus liderados, com certeza vai gerar desmotivação na equipe. As cobranças precisam fazer sentido e o reconhecimento até pelos pequenos resultados deve fazer parte do dia a dia na empresa.

Fofocas e conflitos: quando o ambiente é tóxico, as fofocas e os conflitos são comuns. Isso porque deixou-se que se criassem livremente sem a tomada de decisão correta. Por isso, líder, não permita que esse tipo de comunicação sobreviva na sua empresa. Aprenda sobre comunicação assertiva e nunca participe de comentários não apropriados.

Como promover um bom clima organizacional e ótimo ambiente de trabalho

A grande sacada aqui é o líder enxergar os colaboradores como pessoas inteiras, que possuem sonhos, ideias, que querem ser ouvidos e fazer parte do lugar em que trabalham. Com esse olhar humanizado para sua equipe e com as ferramentas certas, é possível cultivar um bom clima organizacional e evitar a toxicidade na empresa.

O funcionário precisa se sentir seguro psicologicamente no ambiente de trabalho para expor suas opiniões, saber que ocorrerão erros e acertos no dia a dia e, mesmo assim, não se apavorar com as diversas situações que podem vir a ocorrer. Ao contrário disso, deve confiar no seu líder e ser treinado para o mínimo de erros acontecerem.

O bom ambiente de trabalho está diretamente ligado à cultura organizacional da empresa quando os costumes e modos de agir da empresa são saudáveis e incluem a satisfação dos colaboradores e dos gestores também. Para que o líder contribua para um bom ambiente de trabalho, veja essas dicas:

1- Mantenha a equipe satisfeita

Promova a integração entre os funcionários para que possam agregar valor às opiniões dadas uns aos outros e para a liderança. Escute seus funcionários e valorize as suas ideias. Incentive e gratifique os bons funcionários.

2- Administre os conflitos

A qualidade do serviço da sua empresa não pode ser abalada por desavenças entre os funcionários, por isso, o líder precisa eliminar os conflitos que vierem a ocorrer na equipe. Para isso, pode-se implementar o uso de feedbacks diretos com a participação dos envolvidos ou até mesmo dar uma pausa para que os funcionários se acalmem e repensem.

3- Invista em boa comunicação

Planeje treinamento de comunicação não violenta para seus funcionários, pode ser com a contratação de profissionais para tratar do assunto ou mesmo o líder fazer um curso e depois replicar na empresa.

4- Promova discussões positivas entre o time

Com a ajuda de livros e filmes traga assunto de empatia, coleguismo, respeito ao outro e união para ajudar os profissionais a darem conta das próprias divergências. Lembre-se de abrir espaço para a conversa.

Saiba nos detalhes como implementar essas ideias na construção de um ambiente de trabalho super saudável no Vanusa Cardoso Academy. Nossa escola de Liderança possui material específico para acabar com a cultura tóxica nas empresas com a mudança de comportamento dos gestores. Você precisa de ajuda, líder, busque mais informações para acertar na sua linda missão de transformar a vida das pessoas para melhor.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *