Fazer uma boa gestão de tempo é fundamental para a sua produtividade e bem-estar. Nada mais desagradável do que chegar ao fim do dia e sentir que não conseguiu produzir o que realmente importava e ainda ficar com a sensação de um cansaço sem fim. É assim que a maioria das pessoas que não fazem uma boa gestão de tempo se sentem ao término de um dia de trabalho.
Muito você deve ter visto sobre como gerenciar o seu tempo de modo que possa aumentar sua produtividade e acabar com essa sensação de dever não cumprido, mas é provável que ainda não conseguiu colocar em prática no seu dia a dia.
Por esse motivo, nesse artigo queremos te entregar as informações diretas para que o segredo da gestão de tempo seja compreendido por você e que possa, de fato, ser colocado em prática o mais rápido possível.
Siga na leitura e faça as anotações que irão clarear sua mente sobre a gestão do tempo.
O que é gestão de tempo?
Tenha em mente o seguinte: não basta que se tenha força de vontade para dar conta do trabalho e gerir o tempo, o que se precisa ter são as técnicas certas.
A gestão do tempo é um processo que envolve técnicas de priorização e organização das tarefas com o intuito de conseguir o melhor aproveitamento do tempo investido nelas. Isso deve refletir em uma maior produtividade e eficiência. Dessa forma, o planejamento e a execução do proposto são o fundamento da gestão do tempo.
Não se pode esquecer que o objetivo da gestão do tempo é a condução inteligente das tarefas para os melhores resultados no trabalho, mas, também ter tempo livre para os momentos de lazer e atenção pessoal.
Um dos grandes inimigos da gestão do tempo
Ignorar a passagem do tempo cronológico em nossas vidas se traduz em um dos maiores incômodos da gestão do tempo. Sabe aquela sensação de que vai ter um tempinho para conseguir realizar tudo que vai a sua mente? Ele não existe se você não trabalhar com prioridades, pois a lista se enrola e pode -se fazer um pouco de cada coisa e nada de tudo.
A isso chamamos de multitarefar! É um engano muito comum acreditar que iniciando diversas tarefas ao mesmo tempo, ou mesmo alternando entre uma e outra tarefa, vai se conseguir fazer muito com bons resultados. Isso não ocorre, pois, as tarefas do dia a dia em uma empresa requerem atenção separada. Se não focar, não vai rolar!
Por que fazer a gestão do tempo importa?
É possível que algumas pessoas não se importem em gerir seu tempo e, por isso, encontram-se tão cansadas e até desesperadas com seu trabalho. Só que treinar essa habilidade é fundamental para a sua saúde mental e demonstração de resultados não só no trabalho, mas também na vida pessoal.
Ao conseguir organizar o seu tempo, o aumento do seu rendimento aparece. Isso, por sua vez, contribui com a elevação do bem-estar, é uma satisfação ver o resultado do foco e do esforço no trabalho, fora os possíveis bônus por isso. É ou não é um bom motivo para começar imediatamente a gestão do tempo?
O segredo da gestão do tempo
Para fazer uma boa gestão do tempo é preciso conhecer profundamente as atividades que lhe são confiadas. Conhecer o trabalho é o início de uma boa gestão do tempo, pois dessa forma, pode ser visto claramente o que importa e afeta diretamente as demais atividades como em uma crescente. Isso é o que deve ser priorizado.
Para fazer uma gestão com maestria, acompanhe essas técnicas e aplique-as imediatamente no seu modo de trabalho.
1- Planeje seu dia, sua semana e seu mês
Com um bom planejamento, você não corre o risco de assumir compromissos mais do que pode. Tudo está definido, inclusive, as brechas para algum imprevisto. Acostume-se a colocar os seus afazeres e atividades de uma forma que fique fácil visualizar e classificar em um check list.
2- Tenha metas claras
Crie metas claras e plausíveis para o seu trabalho, de nada adianta querer abraçar o mundo e se frustrar com isso. Com a escolha de metas você pode trabalhar focado para atingi-las e pode comemorar pequenas vitórias. Isso influencia na motivação diretamente.
3- Livre-se dos sabotadores externos
Sabotadores externos são as situações que não estão sob o seu controle e interferem diretamente no seu trabalho. Assim, a leitura de e-mails, redes sociais e mensagens em horários inapropriados sugam seu tempo. Faça isso em momentos pré-estabelecidos no seu planejamento.
4- Conheça o prazo das tarefas
Subestimar o tempo de uma tarefa é fadar ao fracasso essa mesma tarefa. As tarefas se concretizam em tempos determinados, não adianta apressar ou afrouxar o tempo de conclusão delas porque o resultado será ruim. Lembre-se que retrabalho é um vilão para a gestão do tempo.
5- Não confie na memória
Nem tudo que precisa ser feito cabe na sua memória, principalmente no trabalho. Por esse motivo, é fundamental fazer as anotações necessárias para o feitio das tarefas. Uma agenda serve bastante para isso, pode ser até mesmo aquelas de papel. Se você for mais antenado tecnologicamente, siga para um Google agenda e afins.
6- Trabalhe com priorização
Classifique as tarefas pela importância e urgência. Lembre-se que o importante é tudo aquilo que precisa ser resolvido para o andamento das suas atividades de rotina, por isso é fundamental para o desenrolar do trabalho. Já urgente é o agora e se não for executado, impacta na produção e resolução das atividades de toda a equipe ou da empresa.
7- Aprenda a delegar
Mesmo que pareça difícil para o seu perfil, delegue. Centralizar o serviço faz de você uma pessoa sobrecarregada que não dá conta de tudo e ainda promove um comportamento bem mal-humorado, afinal o peso é grande. Treine pessoas que são de sua confiança para ajudar.
8- Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje
Isso significa que você não deve cair na tentação da procrastinação. Tem coisas que não se questiona o porquê de fazer se são fundamentais e urgentes. Apenas devem ser feitas, então faça! Sem reclamar, sem perder a atenção com distrações e, faça-as com muito foco.
9- Não multitarefe
Fuja desse fardo, evite abraçar o mundo e fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Faça bem feito uma coisa de cada vez e verá como o resultado é muito mais satisfatório.
Diante disso, é perceptível que fazer uma boa gestão do tempo requer organização, planejamento, conhecimento preciso de si e do seu trabalho e, principalmente, um senso muito forte de priorização.
Deixe seu comentário sobre a sua disponibilidade de aprender a gerir o tempo. Isso é parte já da sua vida ou é uma urgência que precisa de atenção imediata?