É de interesse de um bom gestor saber como está o nível de produtividade de sua equipe, se as pessoas que a compõem trabalham com dedicação, não se atrasam como rotina e estão engajadas com a missão e propósito da empresa da qual fazem parte.
No entanto, com essa necessidade surge a pergunta comum: como conseguir medir o envolvimento dos funcionários? É verdade que nem sempre é fácil obter resultados que norteiem o gestor para lidar com os possíveis problemas de relacionamento e faltas na empresa que impactam na produtividade.
Por esse motivo, gostaria de trazer esclarecimentos sobre absenteísmo e como seu entendimento pode ser a peça-chave no bem-estar da sua organização. Esse é um dos indicadores de desempenho mais importantes no departamento de RH e que pode dar subsídios para que sua liderança seja mais efetiva e resolutiva.
Siga essa leitura para entender e já aplicar esse conhecimento na sua gestão.
O que é absenteísmo?
De uma maneira bem simples, o conceito de absenteísmo trata da palavra utilizada para definir a falta de um funcionário ao trabalho e como isso impacta na produtividade e no financeiro da empresa. Ele também é chamado de ausentismo e é capaz de apontar quantas horas de trabalho estão sendo desperdiçadas devido ao número de atrasos, faltas ou saídas por parte dos funcionários.
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Entenda a importância do Indicador de absenteísmo.
É natural que as pessoas necessitem se ausentar em algum momento de seus postos de trabalho, principalmente em situações como problemas de saúde, perda de entes queridos e até mesmo um defeito no transporte. Isso todos estão sujeitos!
Agora se os atrasos e faltas injustificadas são recorrentes, isso pode indicar desmotivação, falta de pertencimento e desinteresse na empresa. Nesse caso, o indicador de absenteísmo será de grande importância para que o gestor tome as providências necessárias com o colaborador, isso envolve feedbacks, entendimento, criação de incentivos e até mesmo o desligamento da pessoa.
O cálculo do absenteísmo auxilia na contabilização das perdas na empresa e isso deve ser feito mensalmente para que haja dados palpáveis para se guiar. Assim, as metas e objetivos serão um alvo real com estratégias bem traçadas para o alcance.
Qual o percentual adequado e como calculá-lo?
Segundo o autor Idalberto Chiavenato, professor e palestrante brasileiro reconhecido, autor de mais de 30 livros sobre administração e um verdadeiro conhecedor de RH, o nível ideal de absenteísmo não deve ultrapassar os 3%.
Após o cálculo, tendo um nível acima desse valor, você precisa tomar providências imediatas para a saúde organizacional e produtiva da sua empresa. Assim, eu compreendo o quanto de curiosidade você já possui para saber: afinal como está o indicador de absenteísmo na minha empresa?
Se você tiver os dados já em mãos o cálculo é bastante simples, do contrário precisará reunir os dados para que o resultado seja real. Vale lembrar que o ponto eletrônico será um grande aliado nessa tarefa e que, também, o absenteísmo se calcula sobre o número completo de funcionários de uma empresa.
Para calcular o absenteísmo em um mês de trabalho, vamos usar um valor hipotético de 50 funcionários, com jornada diária de oito horas cada um. Cada funcionário trabalhará oito horas por dia e vinte dias no mês. Então: 50 (colaboradores) x 8 (horas de trabalho por dia) x 20 (dias no mês) = 8.000 horas/mês.
Na sequência, é preciso levantar as faltas dos colaboradores, veja o exemplo:
Durante o mês trabalhado, 20 funcionários faltaram um dia cada um, então transforme os dias perdidos em horas. Então, 20 x 8 = 160 horas perdidas de trabalho.
Quanto aos minutos de atraso, transforme-os em horas, uma vez que o cálculo é feito nessa medida. Nesse outro exemplo, da equipe analisada, 15 colaboradores têm anotações no ponto de atraso de 15 minutos cada um. Assim, deve ser multiplicado o número de minutos de atraso pelo total de pessoas que se atrasaram (15 x 15 = 225 minutos). Transformando esse valor em horas (225/60 = 3,75), acharemos que a empresa perdeu 3,75 horas de trabalho com esses atrasos.
Chegou a hora de somar as horas decorrentes de faltas com as resultantes de atrasos: 160 horas faltadas + 3,75 horas atrasadas = 163,75 horas de abstenção ao trabalho.
Para finalizar o cálculo e saber o índice de absenteísmo em percentual, divida o número de horas perdidas, pelo número de horas de trabalho que a sua equipe deveria executar- cálculo de 8.000 horas lá do início- e multiplique o resultado por 100. Da seguinte forma: 163,75/8.000 x 100 = 2,04.
Segundo os estudos, esse exemplo trata de um nível aceitável de absenteísmo que pode ser gerido com facilidade, no entanto, caso você obtenha uma indicação desafiadora, procure fazer as mudanças necessárias imediatamente.
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Como utilizar o conhecimento do índice no bem-estar da sua empresa?
Em posse do índice e observação dos funcionários que se encontram nessa base, é chegada a hora da ação para diminuir as faltas desnecessárias da sua equipe. O primeiro passo é traçar uma estratégia de feedbacks investigativos para descobrir o verdadeiro motivo das faltas e buscar uma solução.
Este é o tipo de feedback que requer mais diálogo e investigação, pois espera-se que uma parceria seja estabelecida entre líder e liderado para encontrar a solução. No entanto, outras ideias devem ser postas em prática para criar um clima organizacional sedutor para que os níveis de absenteísmo cheguem perto de desaparecer.
Fortaleça a cultura organizacional: Estimule uma cultura organizacional de união e cooperação entre seus colaboradores, dessa forma será bastante agradável trabalhar em equipe.
Faça boa seleção de pessoas: A entrevista é momento de investir em conhecer seu futuro colaborador, neste momento não se deve somente buscar habilidades técnicas, mas também habilidades inter relacionais.
Realize treinamentos: Uma das formas de diminuir o índice é deixar a pessoa bem treinada para evitar acidentes e, também, para se relacionar bem com todos da equipe.
Crie metas individuais ligadas ao todo: Ao fazer isso você cria no colaborador uma responsabilidade com toda equipe, pois ao entender o quanto sua ausência pode interferir nos resultados do grupo e da empresa.
Faça pesquisa de satisfação: Procure saber como o colaborador se sente em relação à empresa e ao trabalho, esse retorno vai te dar subsídios para criar estratégias para garantir a presença efetiva dele no trabalho.
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