Leia esse artigo para entender um pouco mais como um líder introvertido pode alcançar bons resultados e conseguir liderar com maestria sua equipe. Conheça dicas preciosas para não deixar a introversão se sobressair e atrapalhar a sua liderança.
Síndrome do Impostor: Isso existe na sua liderança?
A síndrome do impostor na sua liderança está diretamente ligada a uma autocrítica excessiva. Você pode sentir isso na vida acadêmica e mesmo na vida profissional. Inclusive essa sensação pode atrapalhar que seja feita uma boa liderança.
Será que você passa por essa sensação na sua liderança?
Esse artigo vai te situar acerca desse assunto tão atual. Fique nessa leitura para descobrir o que é a síndrome do impostor, quais os problemas que ela pode trazer para a sua liderança e como lidar com a autocrítica excessiva.
O que é síndrome do impostor?
O termo foi cunhado em um estudo feito pelas pesquisadoras Dr. Suzanne Imes e Dr. Pauline Rose Clance, na década de 70. A Síndrome do Impostor (SI) é um transtorno psicológico que faz com que as pessoas não consigam enxergar suas próprias capacidades, é um padrão de comportamento em que a pessoa duvida de seu sucesso e habilidades profissionais.
Essa síndrome coloca a pessoa em uma constante sensação de que pode ter seu segredo descoberto de que não é tão boa assim, revelando-se em uma fraude.
Por esses sentimentos, a pessoa tende a se auto sabotar, fica procrastinando e possui autocrítica excessiva. Esses são um dos principais sintomas da Síndrome do Impostor. Como resultado disso, a baixa autoestima, os elevados níveis de estresse, o esgotamento e a diminuição da performance fazem parte do dia a dia do profissional.
A Dra. Valerie Young, https://impostorsyndrome.com/valerie-young/ ,considerada a maior especialista do mundo em síndrome do impostor atualmente, em seu livro premiado “Os pensamentos secretos de mulheres bem-sucedidas”, classificou a Síndrome do impostor em 5 tipos que quero te mostrar.
Os 5 tipos de Síndrome do Impostor
Ao conhecer esses tipos, pode-se notar que muitos líderes tem um pouquinho de cada tipo, isso porque ser líder inclui estar focado no trabalho, na equipe, nas metas, enfim buscar o sucesso. O que preciso salientar é que o excesso não é bem-vindo e, também, a sensação de nunca se satisfazer deve ser abandonada.
Perfeccionista
É o tipo de profissional que nunca está satisfeito com suas vitórias, acha que sempre poderia ter feito mais. Por isso, acaba colocando metas muito altas e até irreais para si e para a equipe.
Super-herói/heroína
São os conhecidos workaholics. Exageram no trabalho, não se dão o direito de uma pausa e para se sentirem bem-sucedidos acreditam que precisam do excesso para ser o exemplo.
Especialista
Nesse perfil, a pessoa sabe realmente do assunto, inclusive estuda muito e pode ser chamado de especialista, mas infelizmente não acredita em si. Para o especialista, tudo que se sabe ainda não é o suficiente.
Gênio Natural
Esse líder se sente capaz de alcançar os maiores degraus na carreira, mas nem sempre consegue o que planejou e com isso vem a frustração. Ao falhar, o que é natural em vários casos, se sente um impostor e não consegue tentar novamente.
Solista
É o famoso centralizador. São as pessoas que não conseguem desvincular o sucesso do individualismo e geralmente enxergam dúvidas e pedidos de ajuda como incompetência e fraqueza.
Vale lembrar que mesmo que você se identifique com algum desses comportamentos, deve procurar um profissional preparado para fazer o diagnóstico e, se necessário, tratar-se.
Principais sintomas
Os comportamentos da pessoa que sofre com a síndrome do Impostor são comuns. Os pensamentos também são comuns como: “eu tenho é sorte de estar nessa posição; Por que parece que me valorizam tanto, se eu não sou capaz; Preciso me cuidar porque senão me descobrem como uma farsa; devo me desdobrar ao máximo para que não me descubram” e assim nessa linha.
E quanto aos sintomas, o sofredor de Síndrome do impostor tem pelo menos um dos sintomas listados, mas cuidado porque se sentir inseguro frente a um desafio é totalmente normal, mas o tempo faz com que a insegurança suma. A Síndrome do Impostor traz sensações muito mais profundas e duradouras.
Comparação com os outros
Essa comparação coloca os outros sempre acima do seu desempenho. Por mais que o líder se esforce sempre vai concluir que é inferior aos demais e acaba por tirar o seu próprio mérito.
Fuga de avaliações
É uma atitude comum àqueles que têm medo de se exporem. Isso se dá pelo medo da crítica, da avaliação e até dos olhares. Para a pessoa com síndrome do impostor essa é a hora em que serão descobertos.
Procrastinação
Adiar tarefas é uma constante na vida do líder que sofre de síndrome do impostor. Principalmente as tarefas e encontros em que podem ser confrontados e avaliados. Por isso, deixar para o último momento, no seu entendimento, pode livrá-lo do perigo.
Autodepreciação
Se você costuma fazer piadas com suas habilidades e duvidar de si mesmo é bom prestar atenção. Um dos sintomas da síndrome do impostor é quando a pessoa se auto deprecia, pois tende a gostar menos de suas qualidades e características.
Autocrítica excessiva
Analisar a performance criticamente é até saudável, mas exagerar nas críticas e não valorizar nada do que se faz já está ligado ao comportamento de autocrítica excessiva e não traz nenhum crescimento para o líder.
Acredito que você vai apreciar esta sugestão: Como conciliar uma liderança humanizada com a cobrança por resultados
Como superar a síndrome do impostor?
Esse transtorno não é agradável a ninguém e pode acabar com a saúde mental das pessoas que estão em cargos de liderança ou destaque, por isso descobrir formas de superá-la é imprescindível.
1- Busque ajuda
Seja de um profissional ou mesmo de um grupo de apoio. Essa atitude vai te mostrar que você não é o único que sofre com esses sentimentos, diante disso se fortalece em uma rede de apoio.
2- Escreva sobre suas vitórias
Para visualizar o seu valor, faça uma lista das suas realizações, talentos e habilidades. Esse exercício pode te surpreender sobre sua capacidade.
3- Tenha mentores
É muito saudável ter uma rede de apoio de mentores que são admirados por você. Essas pessoas são respeitadas por você, te servem de exemplo e podem te dar feedbacks para ajudar na construção da sua autoconfiança.
4- Aceite as vulnerabilidades
Não importa o cargo que se ocupa, a idade que se tem, nenhuma condição, pois o ser humano possui vulnerabilidades. Aceitá-las vai te ajudar a buscar conhecimento e pode mostrar como lidar com a cobrança que faz de si mesmo.
Comenta aqui embaixo se você se sente bom o suficiente para o cargo que exerce ou ainda está no caminho para acabar com as inseguranças.
Se precisar de ajuda, pode contar com a nossa escola Vanusa Cardoso Academy. Lá você encontra uma série de respostas para as suas dúvidas mais escondidas, além de treinar para ser o melhor líder que você puder.
Como conciliar uma liderança humanizada com a cobrança por resultados
A pergunta mais importante: é possível ser um líder humanizado e lidar ao mesmo tempo com a constante cobrança por resultados dentro das empresas?
Bem, é sobre isso que este artigo versa. Leia-o até o fim e descubra como lidar com esse enorme desafio.
Cultura tóxica na liderança: os comportamentos que devem ser evitados a todo custo
A qualidade da liderança afeta em grande medida o sucesso do empreendimento. Nos dias atuais é muito comum que se busque uma liderança mais humanizada para conquistar e gerir as melhores pessoas para trabalharem juntas.
Reflexões para Liderança em 2023
Neste artigo você vai refletir junto com os possíveis assuntos para 2023 e receber dicas de como buscar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal para fazer um ano novo de muita satisfação na sua liderança.
Siga na leitura para conferir.
Entender como o funcionário aprende traz resultados para você líder
Leia esse artigo e entenda como as pessoas aprendem, conheça a Pirâmide de Aprendizagem de Willian Glasser e descubra por que tem resultados com alguns funcionários e com outros não.
Soft Skills: por que o líder deve cultivar?
Leia este artigo para saber mais sobre o que são as soft skills, como as empresas valorizam essas habilidades, por que é correto você como líder investir em aprimorá-las e, principalmente, dicas de como desenvolver a habilidade.
A importância de ouvir os funcionários
Mesmo que na sua liderança não seja praticada a escuta ativa ainda, é fundamental que essa aptidão seja desenvolvida e aperfeiçoada. Isso para viver em um ótimo clima organizacional e ter uma equipe envolvida com o líder e seus objetivos.
Nesse artigo você vai entender porque é tão importante ouvir os funcionários da sua equipe, quais os benefícios que essa atitude traz para o dia a dia da empresa e, principalmente, o que muda na relação líder e liderado.
Continue nessa leitura e perceba o poder de ouvir.
Como entender e liderar pessoas da Geração Z
O verdadeiro líder sabe transitar entre os diversos tipos de colaboradores, de várias gerações e ainda conseguir resultados de todos. Já é apontado que uma das grandes mudanças no meio corporativo nos próximos anos é a convivência de várias gerações no mesmo espaço, e por isso vamos compreender como entender e liderar pessoas da Geração Z .
Entenda de que maneira a liderança deve lidar com a demissão
O processo de demissão nunca é fácil, por vezes até doloroso, no entanto faz parte de mais uma das competências do líder. Por isso, na sua liderança é preciso aprender a conduzir esse processo de forma humana e ética.
Conheça mais deste processo neste artigo.
As competências mais desejadas na liderança pelas organizações
As empresas mais antenadas em produtividade e gestão de pessoas sabem que para fazer essa equação surtir resultados depende da contratação que fazem das suas lideranças.
Leia este artigo até o fim e descubra que competências são essas e como desenvolvê-las para ser extremamente valioso para sua empresa ou para se tornar um líder cobiçado no mercado de trabalho.
80% profissionais pedem demissão por causa DA LIDERANÇA: conheça os motivos
Pesquisas apontam que 80% dos profissionais pedem demissão por não estarem contentes com a liderança a qual estão submetidos. Esses dados podem ser conferidos em uma pesquisa feita pelo PageGroup, empresa de recrutamento baseada no Reino Unido. Nesta pesquisa o diretor Michael Page diz que “O desempenho abaixo do que se espera de um líder é o principal motivo apontado tanto por quem pede para sair da empresa, como por quem está desanimado no emprego”.
Qual é o papel do líder na administração do tempo?
O líder é a peça central na produtividade da empresa quando lidera pelo exemplo consegue uma equipe engajada para acompanhá-lo. Dessa forma os resultados aparecem positivamente e isso inclui o exemplo na administração do tempo. Será que os líderes de hoje estão conseguindo fazer uma boa gestão do tempo que possuem?
Leia até o final…
Como ser um líder que influencia positivamente as pessoas?
Nesse artigo será mostrado quais as características de líder inspirador, o que é influenciar positivamente as pessoas e, também dicas práticas para ser um bom influenciador e transformar as pessoas que cercam o líder.
O papel da liderança na atração de novos talentos
Esse artigo foi pensado para evidenciar o quanto uma liderança influencia na contratação dos seus funcionários, e, também, para passar algumas dicas de como atrair talentos para a corporação.
Boa leitura!
6 competências necessárias para líderes em 2022
Esse artigo traz informações sobre como ser um líder moderno, como as empresas podem desenvolver as habilidades desse líder e, principalmente, mostrar 6 competências fundamentais para as lideranças nesse ano corrente.
Faça a leitura até o fim e impulsione a sua carreira com esse conhecimento.
5 Filmes de Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia
Existem muitas formas de aprender e, para a pessoa que está a frente de um time, aprender para ser melhor a cada dia é uma missão. Pensando nisto eu separei 5 Filmes de
Liderança e Motivação para Inspirar o dia a dia.
A liderança pode ser aprendida e aprimorada, assim assistir a filmes que ensinam lições sobre liderança e como manter a motivação em alta, é uma ótima pedida para aprender e ao mesmo tempo entreter-se.
Diante disso, o líder deve ter uma lista de filmes que vai assistir e aprender com eles.
6 dicas para afastar problemas com retrabalho.
Problemas com retrabalho acontece e não escolhe setor empresarial, tamanho da equipe ou sequer período específico. O produto ou serviço não ficou adequado à qualidade prometida, o prazo não foi cumprido devidamente, um defeito que foi consertado volta a acontecer e assim por diante. Neste artigo eu quero te apresentar 6 DICAS PARA AFASTAR PROBLEMAS COM RETRABALHO.
O retrabalho vai acontecer quando o resultado do trabalho não for bom.
Nem sempre será possível evitar o retrabalho, mas é preciso minimizá-lo e há formas de fazer essa redução e a frequência com que ele acontece.
Nesse artigo, você vai entender porque acontece o retrabalho e conhecer algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir a quantidade de tarefas que precisam ser refeitas.
O impacto negativo dos problemas com retrabalho
Na empresa, o retrabalho, significa um desperdício de recursos. Os custos aumentam na mão-de-obra, na matéria-prima, no uso das instalações, pois tem-se uma repetição da tarefa para fazer a mesma entrega, já que a primeira vez não deu certo. Nesse caso, o valor recebido será por um serviço ou produto apenas. Mesmo que se tenha feito duas vezes. E pode piorar porque quanto mais pessoas envolvidas na busca do resultado, maior o custo.
A imagem da empresa também sofre, pois envolve muitos setores da empresa. O investimento com o marketing fica pouco aproveitado, uma vez que o resultado do retrabalho traz o negativo para o setor. Todos os setores que contribuem para a imagem da empresa sofrerão de algum jeito, como o pós-venda, o relacionamento com o cliente e outros. A empresa vai precisar destinar mais recursos para reverter o quadro.
Também sofre impacto negativo o clima organizacional. Nenhuma equipe consegue ficar motivada se observa que falha em algum sentido. Se o retrabalho é frequente e envolve bastante pessoas da equipe, traz um sentimento de desconfiança e vergonha. Além de que o líder precisa tratar do assunto no âmbito geral.
Destinar tempo, mão de obra e recursos para fazer novamente o que deveria ter sido feito com resultado esperado na primeira, desestabiliza o planejamento. Refazer vai atrasar as novas entregas, por exemplo. Os atrasos nos prazos podem tornar-se contínuos e isso é ruim.
Acredito que você vai gostar de complementar esse conhecimento com este artigo: Motivando a equipe a não perder a chance de aprender com seus erros
Quais as causas do retrabalho
Como dito, não se exclui por completo o retrabalho, alguma coisa precisará ser feita novamente. Mas conhecer as causas também ajuda a evitá-lo. Veja algumas:
· Falta de treinamentos: uma equipe insegura de suas funções, seja tecnicamente ou emocionalmente, vai cometer mais erros. Por isso, pessoas treinadas são mais preparadas e seguras para fazer bem já na primeira vez.
· Gestão falha: quando os superiores não orientam corretamente os funcionários e, pior, não acompanham ou verificam a tarefa feita, os erros podem acontecer. Só deixe a equipe sozinha se tiver um responsável por orientá-la diante das dúvidas ou se ela for bastante treinada para a tarefa.
· Problemas de comunicação: a comunicação é fundamental para as atividades da empresa fluírem. Saber falar com assertividade com sua equipe e, também, mostrar-se aberto a ouvir vai facilitar que o certo aconteça. Imagina um funcionário que está com dificuldades e não tem abertura para pedir ajuda ao seu superior?
· Pessoas com perfis inadequados no desempenho das funções: Se você tem um peixe e deseja que ele suba em uma árvore, já deve saber que vai sucumbir ao insucesso. Isso se aplica aos funcionários também. Colocar uma pessoa extremamente comunicativa na área de controle de qualidade de forma solitária não vai dar certo, assim como colocar uma pessoa com alguma fobia social para ser um negociador.
· Irresponsabilidade: infelizmente existe essa característica em muitas pessoas e algumas delas podem estar sob seu comando. Quando o funcionário é irresponsável, ele não pensa nas consequências e isso onera sua empresa. O ideal é lapidar esse funcionário se for possível.
· Ausência de planejamento: Não planejar é deixar rolar com a intenção de que dê tudo certo, mas sem a certeza e o escopo para isso. Em uma empresa, o planejamento é fundamental para nortear todos os envolvidos e principalmente mostrar o objetivo que se quer alcançar.
6 dicas para afastar problemas com retrabalho
Reduzir o retrabalho na empresa e minimizar os efeitos dele é necessário em tempos que se busca alta produtividade e baixa de custos. A liderança tem papel fundamental nesse ponto, pois é uma executora das medidas junto aos colaboradores.
Aqui estão 6 dicas que podem, efetivamente, auxiliar nesse trabalho:
1- Utilizar ferramentas tecnológicas
As ferramentas tecnológicas otimizam os processos e lhes garantem maior precisão e qualidade. Isso cabe muito bem para as atividades repetitivas que podem causar tédio nos funcionários. A otimização do trabalho pelas máquinas dá de presente aos seus funcionários tempo para que eles pensem de forma estratégica nas tarefas que exigem criatividade e raciocínio.
2- Ter uma comunicação clara e transparente
Por mais preparada que seja uma equipe, se a comunicação tiver falhas ou ruídos, vai acarretar em problemas ao final do processo. Os ruídos abrem margem para dúvidas e dúvidas não sanadas geram mal-entendidos e isso acaba por trazer prejuízos. A comunicação eficiente é o que guia a sua equipe quando há muitas tarefas simultâneas a realizar. Isso implica até nas prioridades, se o comunicador é claro, a equipe sabe o que fazer primeiro.
3- Planejar e cumprir
O planejamento é determinante quando se tem prazos de entrega para cumprir. Estabelecer um cronograma e fazer conforme o combinado vai poupar a empresa de muita dor de cabeça e também de retrabalhos. O planejamento com cronograma passa para a equipe uma visão melhor das atividades a ela vinculadas. Assim, se em alguma parte do planejamento houver atraso, a equipe vai acelerar para alcançar o objetivo sem se perder.
4- Investir em processos ganhadores
Ter um mapeamento das atividades realizadas pela empresa e conhecer a fundo os processos de cada setor é poder ver os problemas e focar nas soluções. Desenvolver processos ganhadores em que todas as etapas foram revisadas para alcançar a excelência evita o retrabalho. Além de estar linkado com a tomada de decisões estratégicas.
5- Determinar um colaborador responsável
O funcionário qualificado para gerir os processos vai ser uma peça chave para evitar o retrabalho. Fazer isso evita sobrecargas em alguns profissionais e mostra aos outros como agir. Isso porque quando as funções estão devidamente distribuídas é mais fácil acompanhar a sua execução e resultados.
6- Ter a visão do todo
Os trabalhos muito grandes que exigem a atenção de muitas pessoas e bastante tempo e, por isso, são desmembrados em pequenas partes podem confundir e não trazer o entendimento do todo para quem está na execução. Exatamente por isso é indicado mapear e compreender os processos como algo com começo, meio e fim. Isso para o líder e também para os funcionários. É fundamental que o colaborador saiba que aquele parafuso que está apertando é parte integrante da aeronave.
Esse artigo te ajudou? Você consegue ver a possibilidade de evitar que uma mesma tarefa ou projeto sejam refeitos, seja em parte ou por completo? Então compartilhe com um amigo e o ajude também.
Os 3 Principais Erros da Liderança na Hora do Feedback
O feedback é uma das tarefas do líder a qual deve ser bem-feita para que a equipe funcione redondinha e, consequentemente, o seu negócio. É bom lembrar que o feedback é uma conversa sincera sobre os erros ou acertos dos colaboradores que tem como objetivo ajudá-los de verdade.
Por isso, o processo de dar feedback exige muita atenção, técnicas e ferramentas adequadas para ser eficaz. Se for dado de forma incorreta pode trazer efeitos prejudiciais aos colaboradores e grandes danos para a empresa.
Como aplicar feedback na prática
Dar feedbacks nas empresas tem se mostrado um grande propulsor para se ter um bom clima organizacional, uma equipe trabalhando em consonância e a certeza do alcance de resultados. E quando o assunto é Feedback na Prática, o desafio em algumas organizações se tornam evidentes pela ausência dessa cultura.
Que legado o líder deve deixar
Neste artigo, você vai entender a importância do líder na vida das pessoas, pois ninguém passa sem marcas pelas mãos de um líder. Mostrar ao líder o que é legado e o que ele precisa deixar para a sua equipe é um legado de empoderamento, de boas práticas, de instrumentalização.
Conheça as práticas sustentáveis na gestão de pessoas
Você sabia que muitos candidatos já escolhem as empresas que se propõem a serem sustentáveis.É que hoje em dia as práticas sustentáveis estão em alta na sociedade e isso impacta na gestão de pessoas, pois para muitos esse é um valor do qual não abrem mão.
Outro aspecto da sustentabilidade se dá nas relações trabalhistas dentro de uma empresa, mas especificamente entre gestor e subordinado, ou seja, a sustentabilidade deve estar presente no organograma das empresas.
Pela relevância desse assunto, não se pode deixar de conhecer um pouco mais sobre ele. E a gente quer te ajudar!
Nesse artigo você vai acessar os conceitos de sustentabilidade e como ele se desenvolve nas empresas. Mostrar que a sustentabilidade na gestão de pessoas trata das relações de trabalho entre o empregado e os seus superiores. Além de se aprofundar no conhecimento das práticas sustentáveis em voga atualmente.
O que significa sustentabilidade
A sustentabilidade é definida pela capacidade de sustentação de um sistema. Esse vocábulo deriva do latim ‘sustentare’ e tem o significado de suster, suportar, conservar em bom estado, manter, resistir. Assim, o conceito remete à possibilidade de que seus elementos possam suportar um sistema ao longo do tempo, mesmo em face de interferências externas a ele.
Isso quer dizer que ser sustentável é poder usufruir de um sistema vigente com moderação e inteligência de modo que não o destrua para o futuro.
Mesmo voltando o olhar para a sustentabilidade dentro das empresas, é fundamental lembrar que esse conceito provém da ecologia, que diz respeito ao número máximo de indivíduos suportado por determinado território. Para o mundo corporativo, pode-se dizer que a sustentabilidade está relacionada à conservação ou à manutenção de um cenário no longo prazo, de modo a lidar bem com possíveis ameaças.
Uma sugestão complementar de leitura e desenvolvimento: A importância dos valores da empresa na gestão da equipe
A sustentabilidade corporativa
Em relação à sustentabilidade empresarial, pode-se pensar nas ações tomadas por um negócio com o objetivo de respeitar o meio ambiente e, também, o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade. Isso no âmbito ambiental e social.
É o conjunto de todas as práticas realizadas por uma organização em prol de um crescimento consciente, ou seja, que não prejudique o meio ambiente e a sociedade. Nesse caso, pode dar ênfase às pessoas que trabalham na empresa.
Isso porque o conceito está profundamente conectado ao entendimento de que o crescimento de um negócio não pode ser benéfico apenas para seus proprietários. Os benefícios dessa evolução devem ser palpáveis também a seus colaboradores, parceiros, consumidores e demais pessoas envolvidas na cadeia de produção dos bens ou serviços.
Na sustentabilidade corporativa a organização também melhora a sua imagem perante todos. Os colaboradores são beneficiados pelos cuidados que a empresa tem com seu material humano, buscando um equilíbrio na gestão de pessoas, cultivando a boa liderança e, a depender de cada organização, incluindo-os no crescimento alcançado. Os clientes ganham, cada vez mais, por consumirem produtos ou serviços responsáveis. Aliás, esse é um chamariz de novos clientes.
Que atrativos têm as práticas sustentáveis para os funcionários
A sustentabilidade tem um papel fundamental na transformação das empresas, pois nesse ambiente trata das relações de trabalho entre o empregador e o trabalhador. Assim, o olhar da empresa se volta para um dos principais ativos de uma organização que é o capital humano.
Na área de gestão de pessoas é onde se encontram as possibilidades de implementação de práticas sustentáveis para buscar a realização profissional e pessoal do colaborador. Essas práticas podem estar relacionadas à pesquisa de clima organizacional, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social, pesquisa de satisfação dos colaboradores, desenvolvimento profissional para ocupar outros cargos, participação nos resultados, dentre outras. Nota-se que isso tudo incide sobre a motivação dos colaboradores, sendo uma importante ferramenta para aumentar a produtividade e qualidade das empresas.
Gostou deste conteúdo até aqui? Quero deixar um vídeo de conhecimento complementar, semanalmente publico conteúdos como este no meu canal do youtube.
Como ações sustentáveis impactam na Gestão de Pessoas
Muitos profissionais já imbuídos dos conceitos de sustentabilidade optam por trabalhar nas empresas que guardam esses valores em seu dia a dia. Então, para essas empresas a sustentabilidade da gestão de pessoas pressupõe a existência de práticas de responsabilidade social.
A gestão de pessoas, que trabalha com os preceitos da sustentabilidade, possui um olhar diferenciado para seus colaboradores. A comunicação interna torna-se um foco da estratégia e a relação interpessoal com os colaboradores vira prioridade Dessa forma, o empregado ganha peso de figura ativa na construção da empresa e da marca que ela carrega.
Assim, você pode ver que a relação necessita ser vantajosa para ambas as partes para se sustentar. As pessoas e organizações precisam ajudar-se mutuamente para sobreviverem em um ambiente competitivo e de constantes mudanças. Isso prova ue as velhas relações que existiam entre empresa e empregado não são possíveis de sustentar.
Hoje, a empresa que faz a prática da sustentabilidade social, ambiental e econômica está em sintonia com o que o mundo precisa. Quando ela usa de sustentabilidade para atrair bons funcionários e mantê-los engajados, se candidata a ser a empresa que vai alcançar seus objetivos.
5 ideias de práticas sustentáveis na gestão de pessoas
1- Investir na capacitação dos colaboradores
É preciso manter os objetivos sustentáveis da empresa alinhados com a equipe para garantir as chances de sucesso. Por isso é tão importante investir em treinamentos de práticas sustentáveis. Uma boa ideia é criar uma agenda com datas comemorativas de conscientização que a empresa preza.
2- Lideranças engajadas na sustentabilidade
O líder faz, o funcionário segue o exemplo. O conceito de sustentabilidade e as suas práticas devem ser alardeadas pelo líder, isso no jeito de mostrar suas ideias sobre o assunto como também em promover encontros regulares de alinhamento entre colaboradores e direção.
3- Boas entrevistas de seleção
Para ter uma equipe redonda que compreenda e vivencie a sustentabilidade é fundamental avaliar na entrada de um novo membro se ele compartilha dos mesmos valores que a companhia, compartilhando seus objetivos.
4- Definição de metas voltadas às práticas sustentáveis
É dessa forma que você irá monitorar a equipe e trazer os melhores resultados para a empresa. Para isso, defina indicadores de sustentabilidade próprios para sua empresa, tenha clareza sobre os recursos disponíveis e necessários para o alcance das metas e comunique as metas e ferramentas de controle claramente aos colaboradores.
5- Motive a equipe por resultados
Faça a equipe entender o propósito de viver a sustentabilidade na empresa, mostre os benefícios que ela pode trazer, pois assim todos ficam mais dispostos a mudar. E, se puder trabalhar com recompensas para os resultados, as conquistas serão maiores e visíveis.
Espero que este artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre as práticas que são consideradas sustentáveis na gestão de pessoas. Comente aqui de que forma isso aconteceu.
A importância dos valores da empresa na gestão da equipe
Você vai entender a importância dos valores da empresa na gestão da equipe, e porque são tão importantes. O que impacta na sua equipe? Quais são os impactos para empresa?
Por que o líder procrastina e como evitar
Apesar do líder ser um grande incentivador da gestão do tempo e da objetividade da sua equipe, ele também cai na armadilha da procrastinação.
E quando o chefe deixa para depois, isso reflete negativamente na sua liderança. Não é nada bom
Esse artigo tem o desejo de esclarecer o que é a procrastinação, por que o líder também procrastina, quais as causas da procrastinação no ambiente de trabalho e passar algumas dicas de como evitar a procrastinação.
7 dicas para manter o bom humor na liderança
Aprenda como o bom humor influencia positivamente nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, como um líder bem humorado gere a sua equipe com mais leveza e, principalmente, como os resultados são alcançados em virtude desse comportamento.
5 passos para garantir o alinhamento entre cultura organizacional e valores pessoais
Esse artigo tem como objetivo: trazer informações para alinhar os valores pessoais dos colaboradores com a cultura organizacional da empresa. Mostrar que esse alinhamento retém os bons funcionários e promove a boa aceitação das decisões da gestão dentro da empresa.
Apego ao poder e a liderança autocrática
Qual a relação entre poder e liderança. O apego ao poder está na liderança autocrática? Por que o apego ao poder não é benéfico para a sua gestão; Que mensagem é passada à equipe com esse comportamento; Como dominar esse comportamento.
Por que somente a prática de mercado não basta para fazer um grande líder
Esse artigo foi idealizado para o líder, prática de mercado e conhecimento estruturado de que forma isso pode te ajudar na prática?
Como ter confiança na sua equipe
Para trabalhar em um ambiente seguro, no qual todos podem colaborar e contribuir com ideias e ações práticas, terem voz e serem ouvidos ativamente, é preciso cultivar a confiança. Para que o líder possa confiar na equipe é preciso que ele seja o provedor de confiança. A relação de confiança vai nascer dele!
Como fazer um bom alinhamento com o seu time
Veja só que comparação eu vou fazer aqui… Você certamente já fez o alinhamento do seu carro, não é mesmo? E ao sair da oficina percebeu o carro forte, seguro, macio e uma delícia de dirigir. Isso é efeito do alinhamento bem feito! Então o alinhamento aqui se mostra como fundamental para algo ou alguém seguir focado. E saiba que na sua empresa existe também o alinhamento a ser feito! Eu te pergunto: é comum fazer o alinhamento com o seu time?
Tudo começa em uma boa contratação
E porque a contratação bem feita de profissionais é importante? Essencialmente para evitar a vários prejuízos advindos desse ato que afetam toda a estrutura organizacional e, também, encontrar o sucesso tão almejado.
Como desenvolver sua liderança HOME OFFICE
Você gostaria de compreender como desenvolver sua liderança home office?
Você certamente já ouviu a expressão “novo normal”. Para os tempos atuais ela é até corriqueira. Pode-se ver que alguns profissionais já conseguiram retornar ao seu ambiente físico de trabalho, mesmo sem o fim da pandemia que assola o mundo desde 2019, isso guardando muitos protocolos de cuidados. No entanto, outros tantos devem seguir fazendo o trabalho no Home Office, esse é o caso de muitos líderes.
Por isso, o trabalho no Home Office é considerado o novo normal para muita gente. Essa certeza me fez pensar nesse artigo para trazer possibilidades de gestão ao líder que vai delegar do seu lar. Assim, o artigo pretende mostrar como o líder vai obter o melhor proveito, produtividade e resultado através de uma gestão home office.
Fique comigo nessa leitura!
Tenha certeza que ao final você vai compreender porque a liderança Home Office é um caminho sem volta, vai se atentar aos pontos principais para uma liderança home office excepcional. Também vai aprender a alavancar resultados através dessa liderança home office e, receber dicas de ferramentas essenciais para uma gestão home office.
Está imperdível, não é mesmo?
Liderança Home Office um caminho sem volta
Em princípio o trabalho home office era apenas uma tendência, ou seja, uma inclinação natural, isso no mundo inteiro. O sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman, em seu conceito de “modernidade líquida” menciona que vários modelos, nossos conhecidos, haviam mudado. Diante disso, o trabalho também se apresenta como multiforme. E, nesse contexto, o teletrabalho busca se adaptar e explorar as facetas desta nova forma de trabalhar.
Antes uma tendência e agora uma realidade, pois isso aconteceu pelo momento em que as pessoas foram obrigadas a viver, ou seja, pelo contexto mundial do último ano, o trabalho em Home office teve que ser encarado obrigatoriamente. Não tinha outro caminho!
Isso deu a dimensão exata do quanto esse modelo de trabalho pode ser viável e, por isso, duradouro. Existem inúmeras justificativas para ficar nessa modalidade, as principais dizem respeito à redução de custos, ao aumento de produtividade e à gestão do tempo, pois se ganha qualidade do tempo usado, uma vez que ele não é perdido no deslocamento. Você percebe que, dessa forma, pode-se assegurar melhores resultados para a empresa e maior satisfação aos colaboradores.
Mas lembre-se, para implementar e manter o trabalho remoto é necessário que as empresas se preparem com tecnologia e consigam fazer uma boa gestão das atividades.
Ainda assim, com todo o suporte que a empresa deve dar, um líder em Home Office é o foco de disseminação de motivação, trabalho, cobrança por resultados, parceria com a equipe. Como sempre, é um líder em construção. Nesse caso, ainda mais atento, mais assertivo e mais conhecedor do seu potencial e, por consequência, conhecedor do potencial de seus liderados.
Você também pode complementar essa leitura, através deste artigo incrível: Curso para Liderança no formato on-line funciona?
Pontos de atenção na liderança home office
O treinamento dos líderes para um melhor desempenho em Home Office é imperioso para que todo o processo dê certo. Exatamente por isso, alguns pontos de atenção precisam ser atendidos pelo líder. Você concorda com essa necessidade?
Se você é um líder cuidadoso e ávido por ver as coisas dando certo, tenho certeza que sim!
Dessa forma, olhar para o momento como um momento de crise que vai trazer mudanças permanentes ajuda. Isso porque existem comportamentos para esses momentos que são comportamentos definitivos para os líderes, assim é melhor se acostumar e praticar. Desse modo, tente transferir esses comportamentos e características para a liderança home office:
- Não deixe que preferências pessoais predominem: em momentos de mudança isso importa, mas o líder deve pensar no melhor para o grupo;
- Mantenha o seu propósito como líder bem claro: essa é a razão daquilo que você faz, pois conhecer o seu propósito faz com que veja o valor que agrega na sociedade;
- Seja transparente com a equipe: isso sempre mantenha o hábito de dar feedbacks na sua agenda;
- Esteja aberto: esse comportamento faz com que você não crie resistência ao que precisa ser adaptado para a inovação;
- Seja ágil e resiliente: Na posição de liderança se pensa rápido e também se age rápido, mas com clareza e sem impulsividade. Ser resiliente nessa hora é fundamental, pois nem sempre as coisas saem como desejamos, mesmo planejando bem. Lide com isso!
· Atenda as necessidades dos colaboradores e entenda suas dificuldades: para esses dois lados da moeda o líder precisa ser super preparado. O seu home office não pode mantê-lo longe da sua equipe.
Que tal complementar esse conhecimento com um vídeo incrível que está no meu canal do Youtube?
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Alavancando resultados através de uma liderança home office
Vou te dizer que, primeiramente, você deve entender a nova situação e não permitir que o home Office crie distância entre você e seus liderados. Ainda mais porque os resultados ainda são buscados pela empresa e isso tem a ver com o líder que você é e a condução que faz da sua equipe, principalmente. Por isso, manter a automotivação para poder deixar os funcionários engajados e dispostos a vestir a camisa da empresa.
Tarefa de líder!
Aqui te digo que existe uma resposta positiva para a possibilidade de alavancar os resultados quando se tem uma liderança home office. Mas isso depende muito das boas práticas que você fizer uso nessa modalidade.
1- Mantenha a comunicação clara: mesmo a distância a comunicação deve unir você e a equipe. Compartilhar as informações mantém os liderados confiantes na sua liderança e, além disso, diminui a ansiedade e o medo do novo cenário.
2- Enxergue os seus funcionários: fique atento aos funcionários que apresentam desinteresse ou desmotivação por causa da sua ausência física. Para esses dê uma atenção especial , ouça-o, entenda-o e faça o possível para engajá-lo nos projetos.
3- Desenvolva seu time, mesmo que em home office: Uma das funções mais importantes na liderança é desenvolver pessoas, por isso exercite essa função através dos feedbacks constantes.
4- Delegue: ao delegar o líder oferece possibilidade do colaborador exercer sua autonomia e até desenvolvê-la. Faça-os compreender que o papel deles na empresa é importante nas decisões.
5- Olhe para si e não se sobrecarregue: Em casa a pessoa pode perder a noção do limite entre o que é trabalho e o que é pessoal e por isso, trabalhar mais. Por isso, reveja as atividades e as mapeie de um jeito que fique equilibrado para você. A equipe ajuda muito nessa hora, pois ela tem capacidade de gerir muitas coisas sozinha.
Ao seguir essas orientações a sua liderança home office entra em consonância com os bons resultados. Isso é trabalho saudável e vida pessoal também.
Ferramentas essenciais para uma gestão home office
Na gestão do líder em home office algumas ferramentas são fundamentais para gerir todo o trabalho. Elas trazem mais produtividade e organização para a liderança home office. Confira algumas e escolha a que melhor convier:
1- Meet
Aqui se tem uma ferramenta maravilhosa de comunicação. O Meet é uma aplicação da Google que funciona como uma plataforma de mensagens organizada em torno de grupos. Quando for fazer uma reunião remota com seus colaboradores e alinhar as ideias, essa ferramenta será muito útil.
2- CamScanner
É verdade que não dá para ter todos os aparelhos que a estrutura da empresa permite e usa de forma compartilhada, por isso usar esse aplicativo vai substituir o scanner , pois ele faz isso e ainda permite salvar em PDF.
3- Flux IP
Sabe aquele PABX que integra todos os telefones da empresa? O Flux IP traz a solução de telefonia IP integrada, que permite interligar matriz e filiais ou matriz e home office. Isso é muito útil!
4- Trello
É um organizador de tarefas, no qual você pode inserir comentários, o que proporciona um ganho na fluidez da comunicação, já que as informações ficam centralizadas, mas toda a equipe pode vê-las.
5- Dropbox e Google Drive
É de armazenamento de dados que seu home office precisa? As duas ferramentas, Dropbox e Google Drive, têm. Por meio de um login e senha, você pode guardar o que deseja e tem a possibilidade de compartilhar os documentos com outras pessoas. E, mais, sem precisar salvar porque tudo que for feito será salvo automaticamente.
Agora você se sente mais confortável em fazer uma liderança home office? Meu desejo é que sim.
Porque o certo é que ninguém sabe ao certo quando os trabalhos voltarão a como eram, e se voltarão por completo. Por isso, é importante que você use o seu lado resiliente e se mantenha na melhor liderança que você possa fazer. Pode contar comigo para te ajudar!
Compartilhe esse post e ajude seus amigos líderes!
5 dicas para desenvolver sua segurança como líder
A concepção de líder nos moldes atuais vem mudando de forma bastante acelerada. Isso mostra que atitudes tidas como normais e inerentes ao cargo de liderança de anos atrás mudaram e não têm a mesma aceitação de antes. Neste artigo 5 dicas para desenvolver sua segurança como líder, quero ser pontual e cirúrgica para te ajudar neste processo.
Por causa disso, muitos questionamentos cercam o líder sobre seu comportamento nas organizações. E, esse cenário é propício para que ele se sinta inseguro, pois a receita de décadas passadas não serve mais e, também, existe o fato de que muitas pessoas assumem o cargo não se sentem preparadas para tamanha responsabilidade. Então, esse é o ponto que desenvolver a segurança como líder torna-se imperioso para que dê certo no cargo.
Mas de uma coisa pode-se ter certeza: a empresa como um todo só tem a ganhar quando o líder tem segurança de seu ofício. Isso porque atualmente as empresas funcionam mais como equipes e times e, em um time, todos os integrantes buscam resultados. Dessa forma, o líder que tem segurança em seu liderar é capaz de delegar e de garantir autonomia ao seu time. E, mais importante, o time acredita nesse líder!
Você quer ser esse líder seguro, não é mesmo?
Eu te convido a seguir com a leitura desse artigo até o fim, nele apresento formas práticas de adquirir segurança no momento de atuar como líder e também diante da vida.
Desenvolver sua segurança como líder começa por você
A segurança em alguma atividade está ligada ao quando a pessoa conhece o próprio comportamento e a atividade que se está envolvido.
Diante disso, posso te dizer que o autoconhecimento e o desenvolvimento da Inteligência Emocional são a base para que você possa agir com segurança. Primeiro saiba quais os pontos fortes e os pontos fracos que possui, entenda o que te faz sentir medo e insegurança e lide com isso. Depois conheça profundamente a organização na qual trabalha, bem como a equipe sob seu comando. Isso deve evitar surpresas desestabilizadoras e, consequentemente, uma melhor postura da sua parte.
Entenda que as pessoas que aceitam a segurança como um valor fundamental têm algo em comum: elas acreditam que podem fazer a diferença, que podem ter sucesso. Essas pessoas sabem que precisam assumir a responsabilidade por suas decisões e ações, além de serem confiantes mesmo não tendo ainda todas as respostas.
Você tem esse sentimento de propósito? Percebe que pode fazer diferença na vida das pessoas como líder?
Aqui você entende que ser mais confiante no trabalho pode ajudar e muito na sua valorização profissional e pessoal. Pode também te fazer de farol na vida das pessoas que estão ao seu redor. Outra vez a responsabilidade aumenta e não se pode fugir do papel incrível que te foi dado.
Por esse motivo, desenvolver a segurança como líder é fundamental para atingir os objetivos traçados de forma mais segura. Isso depende de você e, como foi dito, invista na sua evolução pessoal. Confie, isso irá refletir na sua liderança também.
Preparei um vídeo, que irá complementar parte do que estamos falando até aqui. Você encontra esse e muitos outros conteúdos no meu Canal do Youtube Vanusa Cardoso Coaching.
O que está por trás da sua segurança como líder
Primeiramente a segurança nas ações também está ligada aos traços de personalidade. Existem pessoas que automaticamente sentem segurança em tudo que fazem, são mais corajosas, assertivas e se blindam das críticas negativas. No entanto, a segurança e a confiança em si podem e devem ser desenvolvidas, pois os traços que tornam as pessoas verdadeiramente seguras estão ao alcance de qualquer pessoa.
Segundo Mareo McCracken, escritor estadunidense, o qual escreve sobre vendas, marketing e sucesso do cliente, existem traços comuns às pessoas verdadeiramente seguras. Ele, em suas vivências, percebeu e publicou alguns desses traços, veja-os:
1. São responsáveis pelas próprias ações: As pessoas seguras não responsabilizam o mundo por seus erros. Elas sabem que as ações que escolhem são o caminho para o sucesso ou o fracasso.
2. Buscam evolução contínua: A possibilidade de melhoria diária é o que move as pessoas seguras, não a perfeição. Ser perfeito para uma pessoa segura é saber que pode confiar na sua capacidade e sempre está dando o seu melhor.
3. Não perdem tempo com fofocas: Para que falar sobre as outras pessoas se falar sobre projetos, viagens, culturas, ideias, planos, objetivos, metas e aspirações é coisa mais importante, não é mesmo? As pessoas seguram reconhecem a importância de manterem a mente livre de coisas tóxicas.
4. Sabem dizer não: As pessoas seguras só prometem o que conseguem entregar. Não fazem grandes planos com o que está em desalinho com seus objetivos e crenças. Isso porque elas sabem o valor do seu empenho, de novo aqui o poder do autoconhecimento.
5. Honram suas mentes e seus corpos: Cuidam de si mesmas para fazer e ser a sua melhor versão. Se exercitam, investem em alimentação, educação e boas noites de sono.
Aproveite para complementar essa leitura com este artigo: Como melhorar a tomada de decisão como líder
5 dicas práticas para desenvolver sua segurança como líder
Agora você já pode identificar se alguma das características mencionadas que as pessoas seguras possuem você reconhece em si, não é mesmo? Algumas delas devem até fazer parte do seu dia a dia, mas ainda assim você pode precisar de orientações para se sentir mais seguro na posição de líder. Quero dizer que mais confiante mesmo!
Sendo assim, é importante que você usufrua dessas características para consolidar mais ainda a sua segurança como líder. Mas, com o intuito de te instrumentalizar de forma consistente, vou te deixar 5 dicas práticas de como desenvolver sua segurança como líder.
1- Partilhe seus objetivos somente aos que confia: Você não pode correr o risco de ficar desmotivado ou inseguro ao contar seus planos para alguém que seja medroso ou pessimista. Esteja ao lado dos entusiastas da concretização dos sonhos, pessoas que tem os pés no chão, mas te impulsionam para o sucesso. Lembre-se que palpites negativos podem te tirar do foco!
2- Tenha clareza de onde quer chegar: Isso aumenta a segurança no que se está fazendo, pois o objetivo está bem definido, o seu norte está claro. Assim, crie metas pequenas para alcançar e galgar os degraus de um a um. É mais seguro quando se vê o caminho.
3- Mantenha distância de quem te faz mal: Algumas pessoas por terem problemas de autoestima acabam por minar a autoconfiança dos outros, às vezes não por maldade. Se no seu viver existem pessoas assim, guarde uma distância saudável para que você possa reforçar suas convicções e não escute a todo momento frases negativas e de desencorajamento.
4- Encontre as suas qualidades e as valorize: Na maioria das vezes, por querer acertar, somos nós o nosso maior crítico. Sabe-se que a perfeição não existe, mas não reconhecer as qualidades que se tem e focar nos defeitos acaba com qualquer autoconfiança. Por isso, faça uma lista das suas qualidades e reforce-as todos os dias lendo-as para você mesmo. Esse é um exercício poderoso!
5- Seja merecedor dos elogios que recebe: É prova de insegurança não acreditar nos elogios que recebe, por isso abrace-os com carinho e acredite neles. Saiba que acreditar nos elogios que os outros lhe fazem vai reforçar a sua segurança nas qualidades que eles destacam. Isso é um grande passo na construção da sua segurança!
Procure desenvolver essas orientações que a segurança irá aparecer para você. Busque entender o que acontece a sua volta para crescer como líder, mas sempre volte para o seu interior para digerir tudo e ficar mais forte.
Uma viagem interna para desenvolver sua segurança como líder
O autoconhecimento é um caminho sem volta, pois quando se percebe o poder que ele tem cada vez mais as pessoas querem encontrar as respostas no seu interior. Isso na liderança não é diferente!
E é maravilhoso, imagina que está dentro de você a essência para conseguir a segurança que tanto almeja.
Nesse contexto, todos têm um conjunto de pensamentos que define quem se é no macro, ou seja, no mundo. Só que muitos desses pensamentos podem ser negativos. Vou te dizer aqui que não é fácil saber quando eles foram construídos, mas com certeza estão ligados a experiências negativas ou a expectativas impossíveis ou ainda a avaliações erradas que alguns fazem de si mesmos.
Esses pensamentos devem ser compreendidos, trabalhados e muitas vezes serem eliminados. Digo isso porque está errado acreditar que um pensamento é uma verdade absoluta com base apenas em opiniões de outros ou em situações que não foram felizes.
Uma coisa é certa, têm muitas afirmações que as pessoas fazem a si próprias, sobre o corpo, a carreira, os relacionamentos e sobre a vida de modo geral que não teriam coragem de dizer a alguém. Por que então dizê-lo para si mesmo?
Isso não faz sentido!
Se você quiser acabar com a sua segurança deve continuar se autoflagelando psicologicamente. Minha indicação é que PARE COM ISSO IMEDIATAMENTE. Faça o contrário, crie novas oportunidades para novas experiências seguras, saudáveis e positivas.
Procure pelo seu bem-estar para construir a sua segurança. Faça coisas divertidas, seguras e que o façam sentir-se bem. Seja mais assertivo com sua própria vida!
Conta para mim: Você se sente capaz de atuar diante da empresa e da sua vida com mais segurança? Ou esse artigo é só um start para a sua busca?
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Curso para Liderança no formato on-line funciona?
Curso para Liderança no formato on-line funciona? Em um curso nesse formato de Liderança você vai estar frente a frente com todas as técnicas necessárias para criar a melhor liderança da sua vida. E, melhor ainda, poderá colocar em prática imediatamente, seja na empresa na qual já trabalha ou para iniciar a carreira dos seus sonhos. Não é pouca coisa, é muita informação, técnica, conhecimento passado para você se tornar um líder excepcional.
Como melhorar a tomada de decisão como líder
Se existe uma situação em que o líder está sempre envolvido é na tomada de decisão, não é verdade? Esse profissional está à frente de uma equipe e é cobrado para trazer resultados para a empresa, por isso tanta responsabilidade. Não é de se admirar a necessidade de que ele seja um ótimo tomador de decisões. Por esse motivo, melhorar a tomada de decisão como líder é fundamental para obter o sucesso no cargo.
A chave para sua carreira como líder deslanchar
Ser líder é um grande desafio, pois envolve uma série de atitudes, comportamentos e cobranças. O líder precisa entregar resultados, mas também inspirar e fazer com que a equipe sob seu comando acate sua fala. Por esse motivo, conhecer a chave da liderança seria o maior conhecimento que um líder poderia ter.
Como usar as crises para crescer na sua liderança
Como usar as crises para crescer na sua liderança.
Um líder equilibrado precisa saber como usar as crises para crescer na sua liderança, pois querendo ou não as crises empresariais surgem. Nessa hora, pode se ter a impressão de que o descontrole e o desespero serão as companhias constantes do líder. Isso não é verdade!
Como ser um bom líder mesmo começando do zero
Como ser um bom líder mesmo começando do zero
Você se tornou um líder! Ganhar este cargo pode acontecer de várias formas e por vários motivos. Alguns exemplos poderiam ser: O superior vê o potencial do colaborar e o promove; o colaborador se organiza em um plano para alcançar a posição de líder; a existência de um processo seletivo, o qual você saiu vencedor; o seu líder foi transferido e a pessoa mais apta para o cargo é você por ser o assessor direto dele. Enfim, os motivos são vários, mas se você nunca foi líder vai se sentir inseguro. E, agora, como fazer essa liderança do zero?
Eu sei o quanto isso pode angustiar uma pessoa, principalmente pelo fato do líder ser aquele que dará exemplos, estará em evidência na empresa e, principalmente, responderá pelo sucesso ou insucesso da sua equipe. É bastante responsabilidade mesmo!
Mas eu quero te ajudar a acalmar seu coração e te instrumentalizar para essa nova, e maravilhosa, função!
Vem fazer a leitura desse artigo. Nele eu trago informações significativas para você se tornar um bom líder mesmo começando do zero. Veja o que vai encontrar:
- As 4 principais habilidades para quem está começando;
- O ponto chave para um líder que vai começar hoje;
- Como acelerar o seu processo de desenvolvimento na liderança.
Essa leitura vai te tirar da inércia e te mostrar as diversas possibilidades para o passo inicial na sua nova carreira. Vem ver!
As 4 principais habilidades para quem está começando
Um grande líder, desses que são lembrados como exemplo e inspiração, precisa ter algumas habilidades próprias da função. Sim, isso é um fato! Por esse motivo, caso você não tenha as habilidades de forma inata- assim, nascidas com você- é preciso desenvolvê-las.
A pessoa que começa a exercer a liderança do zero, vai precisar aprimorar ou desenvolver o autoconhecimento, a comunicação, a gestão de tempo e o hábito de dar feedbacks. Isso porque essas habilidades são a base de muitos processos presentes ou que se desenrolam no dia a dia do líder. Aceitar a força que isso tem te tornará um líder mais confiante e produtivo.
1- Autoconhecimento
Como líder você não é responsável somente pela entrega que faz, agora você é responsável pela entrega da sua equipe também. O autoconhecimento tem papel fundamental nesse processo de trazer a equipe para junto de si, pois ele é a capacidade de percepção sobre si perante o mundo, nas relações sociais e nas atividades cotidianas. A pessoa que você é e as suas características estão em evidência e isso afeta suas tarefas e a percepção que os outros têm de você. Ao saber quem você é trazer a possibilidade de ajuste de comportamento para você ser um líder melhor.
2- Comunicação
Na sua promoção, pode acontecer de alguns dos seus pares não ficarem contentes. Sim, isso acontece e precisa ser resolvido. A indicação é aprimorar a forma como você se comunica. A comunicação assertiva sempre vai ser a melhor escolha, nela o líder investe energia para se fazer claro e trazer objetividade para a conversa. Isso é essencial para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos e ser atendido nas necessidades da empresa da melhor forma. Além de construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho. Procure ser franco nas conversas, com clareza, direcionamento e respeito.
3- Gestão de tempo
Ter pleno controle sobre o tempo que você dispõe é fundamental para manter o equilíbrio entre responsabilidades e saúde mental. Uma gestão de tempo adequada promove o aprimoramento e a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas. Isso se aplica também a sua equipe, pois se você quer que as pessoa te sigam, deve inspirar pelo exemplo.
Acredito que você pode se beneficiar, complementando essa leitura com este artigo: 10 dicas para uma gestão do tempo eficaz
4- Hábito de dar feedbacks
Crie essa rotina na sua liderança, o hábito de dar feedbacks. Ao assumir uma equipe você precisa que ela trabalhe em consonância com os objetivos que você tem. Por esse motivo dar feedbacks fará com que os colaboradores se alinhem à sua necessidade e isso pode trazer resultados excepcionais. E lembre-se, seu colaborador precisa ter esse retorno de como está trabalhando para poder mudar. Se não disser ele não vai saber!
Líder saiba que ao incorporar essas habilidades na sua rotina, você terá um caminho mais suave na liderança. Assim, vai sentir a responsabilidade desse novo cargo, mas também a delícia que é liderar pessoas.
Principalmente quando a sua liderança está começando do zero, dê ainda mais valor para esta prática diária.
Ponto chave para um líder que vai começar hoje
Agora tem algo que precisa ser dito e é de grande importância: Se você ganhou o cargo de liderança é porque tem qualificação para isso, ou seja, a capacidade está aí.
Assim, é fundamental para seu sucesso valorizar o que você já sabe, o seu conhecimento técnico na empresa. É certo que sua habilidade e conhecimento na área já trouxeram inúmeros benefícios para a instituição e isso vai se prolongar agora na liderança que será exercida por você. Os seus liderados poderão ser direcionados a produzirem como você produzia na posição que antes ocupava.
Você consegue perceber que nem tudo é novo? Mesmo a liderança sendo do zero, o seu comprometimento e exemplo, não o são. A palavra chave do momento é valorização!
Então, apoie-se nesse sentimento de “lugar conhecido” e instrumentalize seus liderados a serem tão bons funcionários como você foi naquele lugar. Aqui você sente a liderança na prática e isso traz uma enorme satisfação.
Acelere o seu processo de desenvolvimento na liderança
Você já sabe que o líder não fica estagnado, pois o líder é um eterno aprendedor. Esse sentimento de sempre buscar o novo, o aprimoramento, sair na frente para ser a melhor versão de um líder, é algo latente dentro do coração de todo grande guia.
Nunca se pode esquecer que o líder é o grande orientador e comandante das pessoas que estão sob suas ordens. Assim, buscar o desenvolvimento o torna mais especial e um comandante admirável, além de entregar resultados surpreendentes no trabalho.
O autodesenvolvimento é muito proveitoso no dia a dia e, pode ser que a empresa pela qual você trabalha te auxilie com cursos de aprimoramento, mas isso não é uma regra. E aqui quero que você compreenda, de verdade, a importância de se desenvolver e não esperar pela empresa. Faça você esse caminho com dedicação e coração, procure por cursos sobre comunicação assertiva, especialize-se em dar feedbacks e sobretudo se autoconheça. O resultado virá.
Líder, o desafio de se fazer uma liderança do zero são muito grandes e podem intimidar, mas as chances de sucesso também são enormes. Lembre-se que a escolha feita em você tem base no que você é, em quem você se traduz como líder. Aprimore suas habilidades, trabalhe duro e confie.
Eu acredito que você também vai gostar de complementar esse conhecimento, assistindo este vídeo O que é ser um Líder Coach:
Agora conta pra mim em que te ajudou a leitura desse artigo, vou adorar responder aos comentários.
10 dicas para uma gestão do tempo eficaz
Você também tem a sensação de que o tempo parece estar passando cada vez mais rápido? Sim, parece mesmo, só que a quantidade de horas de um dia não mudou desde a sua invenção pelos babilônicos. Então por que sentimos o tempo voar? A resposta pode estar na falta de uma gestão de tempo eficaz.
Descubra como calcular o índice de absenteísmo com facilidade
Como anda o nível de produtividade de sua empresa? Os funcionários têm batido as metas, trabalhado com dedicação, faltando pouco e chegando no horário? Se você não conseguiu responder a nenhuma dessas perguntas, fique tranquilo: conseguirá em breve, pois hoje falaremos sobre absenteísmo.
Um dos indicadores mais importantes no departamento de RH, capaz de apontar quantas horas de trabalho estão sendo desperdiçadas devido ao número de atrasos, faltas ou saídas – justificados ou não – por parte dos funcionários.
Problemas de saúde, trânsito caótico, demissões na empresa e a perda de entes queridos são alguns dos fatores que contribuem com o absenteísmo – e todos estamos sujeitos a situações como essas.
Mas se um funcionário chega tarde ou não vai ao trabalho com certa frequência, isso pode significar que ele não se sente motivado o suficiente para realizar suas tarefas. Nesse caso, o indicador é muito útil, pois serve como uma espécie de termômetro, ajudando a medir o clima dentro da organização.
Sendo assim, neste artigo você vai descobrir:
- O que é absenteísmo;
- Por que essa ferramenta é importante;
- Como calcular o absenteísmo de sua empresa.
Como calcular o absenteísmo da minha empresa?
Diferentemente do que muitos imaginam, calcular o índice de absenteísmo de uma empresa é muito simples. Primeiramente, leve em consideração que o número de funcionários varia de empresa para empresa, de setor para setor.
Logo, não basta apenas somar as horas perdidas para identificar a assiduidade de seus colaboradores.
O impacto de 5 horas negativas em uma equipe pequena, de apenas 10 pessoas, por exemplo, é muito maior do que num time de 100 profissionais.
Por isso o absenteísmo deve ser proporcional a quantidade de horas trabalhadas do grupo como um todo. Viu só? Não é tão complexo assim. No exemplo abaixo você confere como é fácil calcular o índice.
Primeiro passo
Primeiramente, calcule o total de horas a serem cumpridas pelo time como um todo no período de um mês. Para isso, some a horas de trabalho mensais que cada colaborador trabalharia se não faltasse, se atrasasse ou precisasse sair mais cedo.
Para que você compreenda melhor, usarei como exemplo um time de 100 profissionais. Digamos que cada um desses funcionários trabalhe 8 horas diárias, de segunda à sexta-feira, e que o mês tenha 20 dias úteis.
100 funcionários x 8 horas diárias x 20 dias úteis = 16.000 horas mensais
Agora que você identificou o número ideal de horas trabalhadas por sua equipe durante o mês, guarde esse número. Usaremos ele logo mais.
Segundo passo
Neste momento, somaremos as horas referentes às saídas, faltas e atrasos de toda a equipe.
Você precisa transformar “dias” em “horas” para realizar esses cálculos. Digamos que, de acordo com as métricas, as faltas de seus funcionários resultaram em um total de 15 dias. Para chegar ao número correto, multiplique os dias pelas horas trabalhadas, por exemplo:
15 dias faltosos x 8 horas diárias de trabalho = 120 horas perdidas durante o mês
Realize o mesmo processo com os atrasos. Primeiro, some os minutos de todos os atrasos e, depois, transforme-os em horas. Neste mês, por exemplo, 18 funcionários chegaram 20 minutos mais tarde no trabalho.
18 funcionários x 20 minutos = 500 minutos = 6 horas de atraso no mês
Em seguida, some as horas referente às faltas e as horas referente aos atrasos. O resultado será o total de horas de trabalho perdidas durante o mês.
120 horas de faltas + 32 horas de atrasos = 152 horas perdidas
Terceiro passo
Uma vez que você já tem todos os dados necessários, chegou a hora de calcular o absenteísmo. Para isso, pegue o número de horas perdidas e divida pelo número de horas que seus funcionários deveriam trabalhar durante o mês. Depois, multiplique por 100 para obter a porcentagem. Exemplo:
152 horas perdidas ÷ 16.000 horas ideais de trabalho x 100 = 0.95 de absenteísmo
Nosso índice de absenteísmo do mês foi 0.95 – que é um bom número por sinal, levando em conta que a equipe tem 100 funcionários e que imprevistos sempre acontecem. O ideal é que o índice esteja abaixo de 3%.
Viu só como é fácil calcular essa métrica e descobrir o número de horas desperdiçadas em sua empresa? Para facilitar ainda mais o seu trabalho com o cálculo desse índice, disponibilizo uma planilha que poupará seu tempo.
Clique no botão para realizar o download do arquivo.
Depois, acrescente os dados pedidos pela planilha e a fórmula dará o resultado do absenteísmo para você. No material você também tem acesso a dois gráficos que se modificam automaticamente de acordo com os números. Super prático.
Assista ao vídeo para entender como a planilha funciona:
Assim como o turnover, o absenteísmo também deve ser calculado mensalmente. Assim será mais fácil identificar se o clima no ambiente de trabalho está bom, se algum funcionário está tendo dificuldade para trabalhar com determinado grupo, se não está feliz com a função que exerce e assim por diante.
Espero que você aproveite a planilha e que, com base nesses resultados, ajude sua empresa a produzir mais e melhor, superando as expectativas, diminuindo o índice de absenteísmo e focando nos resultados.
Turnover: você sabe medir este indicador?
Se você acompanha o blog, provavelmente já sabe a importância dos indicadores de RH para avaliar se os projetos, colaboradores e programas oferecidos pela empresa estão de acordo com as estratégias e metas a serem conquistadas. Neste artigo me aprofundo no turnover.
Muito conhecido pelo setor de Recursos Humanos, o turnover mede a rotatividade de funcionários e, ao levar em conta o número de demissões e admissões, indica como está a “saúde” da empresa.
Uma das dúvidas mais comuns sobre o assunto é se existe uma porcentagem ideal de turnover, ou seja, um índice ideal de rotatividade.
E a resposta para essa pergunta é clássica: depende. Aliás, depende de uma série de elementos: da economia, do número de funcionários, do ramo do negócio e etc.
Para Chiavenato, um dos autores mais conhecidos na área de Gestão de Pessoas, o turnover ideal seria aquele em que a empresa retém os funcionários bons, os talentos, e substitui aqueles que não se adequam à cultura empresarial ou que apresentam distorções de desempenho difíceis de serem alteradas.
À vista disso, já sabemos que a taxa pode variar de organização para organização. Contudo, o que não pode ser negligenciado é a necessidade de medir esse indicador mensalmente.
Se você não mede o desempenho de sua equipe e não se preocupa com o número de demissões e admissões, acaba deixando passar detalhes importantes e, assim, não identifica fatores que podem prejudicar sua empresa.
Assim sendo, vamos aprender como calcular o turnover.
Como calcular o turnover?
Se engana quem pensa que calcular o turnover é difícil. O cálculo desse indicador é muito simples e varia de acordo com as necessidades da empresa, podendo ser aplicado em variados departamentos e linhas de produção, sempre avaliando a taxa de índice aceitável.
Cálculo 1
Desta forma, a base para chegar a taxa de turnover é a fórmula acima, mas um novo modelo vem sido utilizado recentemente e o próprio Chiavenato o cita em um do seus livros.
Cálculo 2
Nessa nova fórmula eliminamos as admissões que podem ocorrer e dando preferência apenas aos cálculos de rotatividade. Porém, quando for preciso identificar as dificuldades em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo, o primeiro cálculo continua válido.
Por exemplo, se uma empresa demitiu 30 funcionários em um mês e as mesmas 30 vagas forem fechadas daqui a três meses, as admissões poderão ser maiores do que as dispensas, mudando o resultado final.
Para ajudar no cálculo do turnover, tenho um presente: disponibilizo uma ferramenta para que você possa calcular o turnover de sua empresa automaticamente e com mais facilidade. E o melhor de tudo: é gratuita!
No material você encontra duas abas: uma para calcular as admissões e demissões (primeiro cálculo) e a segunda para calcular apenas as demissões (segundo cálculo).
Além disso, os dados já são convertidos em um gráfico para que você possa acompanhar a curva constantemente. Basta apenas colocar seus dados e a planilha dará o resultado.
No vídeo eu explico um pouco mais sobre o funcionamento da planilha. Clique e assista:
Fique atento quanto ao turnover
As empresas com taxa de turnover perto ou maior de 5% devem ficar atentas e rever suas estratégias, pois é como se tivessem trocado praticamente todo o quadro de colaboradores ao longo do ano – o que definitivamente não é sadio.
É provável que estejam com vários problemas de Gestão de Pessoas quando comparadas às suas concorrentes. Como por exemplo:
- Falta de entendimento e de prática ao realizar os procedimentos de trabalho;
- Perda de mercado e negócios;
- Perda de capital intelectual;
- Ausência de conexões com os clientes;
- Perda de conhecimento na prática e operação de tecnologias;
- Mais gastos e desperdícios.
Os motivos de um turnover alto têm a ver com os problemas de relacionamento entre os gerentes e colaboradores, a busca por salários mais altos e benefícios melhores, busca por reconhecimento, falta de desafios, planos de carreiras não definidos e instabilidades econômicas.
A boa notícia é que existem formas de identificar isso com antecedência.
Na ficha de desligamento da empresa, pergunte quais são os motivos que levaram o funcionário a pedir a demissão, assim como em uma entrevista com o RH.
Além disso, verifique o lucro em relação ao custo total de encargos com os colaboradores (ROI) e meça o número de profissionais que se desligaram voluntariamente da instituição e quantos foram realocados em outras funções dentro da empresa, por exemplo.
Agora que você já sabe o que é turnover e descobriu o quanto ele é estratégico e importante para sua empresa, espero que você aproveite a ferramenta que disponibilizei, levando esses dados para seus líderes para que, juntos, pensem em uma forma de melhorar cada vez mais a taxa de turnover da empresa.
Só não se esqueça de medir mês a mês, viu?
Como saber se você está afastando seus melhores talentos sem perceber?
Em um mercado competitivo, reter talentos é tão crucial quanto atrair novos. No entanto, muitos líderes podem estar afastando seus melhores colaboradores sem perceber, o que pode impactar negativamente o desempenho e a cultura organizacional.
Sinais de que Você Pode Estar Afastando Talentos
- Falta de Reconhecimento:
- Profissionais talentosos buscam reconhecimento por suas contribuições. Se o feedback positivo é raro, eles podem se sentir desvalorizados e procurar oportunidades onde sejam mais apreciados.
- Comunicação Ineficaz:
- A ausência de comunicação clara e aberta pode levar à frustração. Quando os colaboradores não sabem o que se espera deles ou não recebem feedback construtivo, o desengajamento aumenta.
- Ambiente de Trabalho Tóxico:
- Um ambiente onde a competitividade é excessiva ou onde há falta de apoio pode ser desgastante. Talentos tendem a buscar ambientes colaborativos e respeitosos.
- Falta de Oportunidades de Crescimento:
- Quando não há um caminho claro para o desenvolvimento profissional, os colaboradores podem sentir que atingiram um teto e buscar crescimento em outro lugar.
Por que Isso Importa?
A perda de talentos não é apenas uma questão de substituição de pessoal. Ela afeta a moral da equipe, a continuidade dos projetos e pode resultar em custos elevados de recrutamento e treinamento. Além disso, talentos perdidos podem se tornar concorrentes ou levar conhecimentos valiosos para outras empresas.
Como Reter Seus Melhores Talentos
- Crie um Ambiente de Feedback Contínuo:
- Implementar uma cultura de feedback regular e construtivo ajuda os colaboradores a se sentirem valorizados e alinhados com os objetivos da empresa.
- Fomente o Desenvolvimento Profissional:
- Ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento. Mostre que você investe no crescimento de seus colaboradores.
- Promova uma Cultura Positiva:
- Encoraje a colaboração e o respeito. Um ambiente positivo aumenta o engajamento e a produtividade.
- Reconheça e Recompense:
- Estabeleça sistemas de reconhecimento que valorizem as conquistas dos colaboradores, tanto grandes quanto pequenas.
Conclusão
Identificar e corrigir os fatores que afastam talentos é essencial para manter uma equipe forte e comprometida. Ao implementar práticas de liderança eficazes, você não apenas retém seus melhores colaboradores, mas também cria um ambiente onde todos podem prosperar.
Referências:
- Gallup. “State of the American Workplace.” Disponível em: Gallup
- Harvard Business Review. “The Impact of Employee Engagement on Performance.” Disponível em: Harvard Business Review
Se você está preocupado com a retenção de talentos na sua empresa, entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos ajudar a transformar sua liderança e cultura organizacional.

NR1: Empresas que não se adaptarem sofrerão penalidades severas!
A nova NR1 não é apenas mais uma norma – ela redefine a relação entre líderes, empresas e a segurança psicológica dos colaboradores. Se sua organização ainda não se preparou, é hora de agir, pois as consequências podem ser graves e irreversíveis.
O que é a nova NR1 e por que ela importa?
A Norma Regulamentadora 1 (NR1) estabelece diretrizes para a gestão da saúde e segurança no trabalho, exigindo que as empresas adotem práticas preventivas e garantam um ambiente saudável para seus colaboradores.
Mas o que muitos ignoram é que essa nova regulamentação não se trata apenas de segurança física, mas também de bem-estar emocional e mental. A falta de atenção a esses aspectos pode levar a um efeito dominó de problemas internos e prejuízos financeiros.
O preço da negligência: O que acontece se sua empresa não se adaptar?
As organizações que ignorarem a nova NR1 estarão sujeitas a penalidades severas, que podem incluir:
❌ Multas pesadas – Fiscalizações podem gerar sanções financeiras significativas.
❌ Ações trabalhistas – Colaboradores podem processar a empresa por negligência.
❌ Alta rotatividade – Ambientes tóxicos resultam na perda de talentos.
❌ Baixa produtividade – Funcionários desmotivados entregam menos resultados.
❌ Danos à reputação – Empresas que negligenciam o bem-estar perdem credibilidade.
Agora a pergunta é: seus líderes estão preparados para essa nova realidade?
O papel da liderança na adaptação à NR1
A nova NR1 coloca um grande desafio para os líderes: como garantir um ambiente de trabalho seguro, produtivo e motivador sem comprometer o desempenho da empresa?
A resposta está na forma como os líderes gerenciam suas equipes. Empresas que apostam em uma liderança engajada, humanizada e estruturada não apenas evitam penalidades, mas também ganham um time mais produtivo e comprometido.
Um dos fatores mais críticos apontados pelas pesquisas é a falta de feedback dos líderes. Segundo um estudo da Gallup, 65% dos funcionários desejam receber mais feedback. Isso significa que um líder que não se comunica bem e não desenvolve seus colaboradores está contribuindo para um ambiente tóxico – e isso pode se transformar em um problema grave dentro do novo cenário da NR1.
Nosso método resolve esse problema antes que ele afete sua empresa
Nosso método de liderança já está alinhado com essa nova realidade. Trabalhamos a comunicação assertiva, o desenvolvimento contínuo e a criação de um ambiente seguro e produtivo.
🔹 Ajudamos líderes a implementarem práticas que protegem a empresa contra penalidades.
🔹 Criamos um ambiente onde os funcionários se sentem valorizados e produtivos.
🔹 Transformamos a cultura organizacional para que sua empresa cresça sem riscos.
Não espere as multas chegarem!
Se sua empresa ainda não se adaptou, é hora de agir. Não espere que problemas surjam para buscar uma solução.
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O Segredo das Empresas de Sucesso
No cenário empresarial contemporâneo, onde a competição é intensa e a inovação é constante, as organizações estão cada vez mais buscando maneiras de se destacar. Enquanto muitos se concentram em tecnologia e estratégias de mercado, as empresas verdadeiramente bem-sucedidas estão descobrindo que seu maior ativo são as pessoas. Este artigo explora como o foco em pessoas, seguido pela otimização de processos, leva a resultados extraordinários e sustentáveis.
- A Importância de Investir em Pessoas:
- Valorização do Capital Humano:As empresas que colocam seus colaboradores em primeiro lugar criam ambientes de trabalho mais saudáveis e inovadores. Isso não apenas melhora o moral e a satisfação dos funcionários, mas também atrai talentos de alto calibre que procuram ambientes de trabalho que valorizem suas contribuições.
- Exemplos Práticos:Empresas como Google e Netflix são conhecidas por seus investimentos substanciais em programas de desenvolvimento e bem-estar. A Google, por exemplo, oferece oportunidades de aprendizado contínuo e um ambiente que incentiva a inovação e a criatividade. A Netflix promove uma cultura de liberdade e responsabilidade, permitindo que os colaboradores tomem decisões que impactam diretamente o sucesso da empresa.
- Impacto no Engajamento:Quando os líderes investem em suas equipes, eles não apenas aumentam a motivação e a produtividade, mas também criam uma cultura de lealdade e compromisso. Estudos mostram que colaboradores engajados são mais propensos a permanecer na empresa, reduzir o turnover e contribuir para um ambiente de trabalho positivo.
- Otimização de Processos:
- Integração com Pessoas:A otimização de processos deve sempre ter em mente o impacto humano. Processos bem desenhados devem apoiar e potencializar o trabalho humano, não substituí-lo ou torná-lo redundante. Isso significa criar sistemas que permitam que as pessoas trabalhem de forma mais eficiente e eficaz.
- Ferramentas e Estratégias:A implementação de tecnologias que automatizam tarefas repetitivas pode liberar tempo para que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas. Ferramentas de gestão de projetos, por exemplo, podem ajudar a coordenar esforços e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa.
- Exemplos de Sucesso:Empresas que conseguiram alinhar processos eficientes com uma cultura centrada em pessoas incluem a Toyota, com seu famoso Sistema de Produção Toyota, que enfatiza a melhoria contínua e o respeito pelas pessoas. Outro exemplo é a Zappos, que utiliza processos inovadores para garantir uma experiência excepcional ao cliente, ao mesmo tempo em que cultiva uma cultura de trabalho positiva.
- Resultados Sustentáveis:
- Cultura de Alto Desempenho:Ao integrar pessoas e processos de maneira eficaz, as empresas não apenas alcançam resultados financeiros, mas também constroem uma cultura de alto desempenho. Isso se traduz em uma organização mais resiliente, capaz de se adaptar a mudanças e enfrentar desafios com confiança.
- Benefícios a Longo Prazo:Os benefícios de priorizar pessoas e processos vão além do aumento da produtividade. Incluem a redução do turnover, o aumento da inovação e o fortalecimento da marca empregadora. Empresas que adotam essa abordagem são vistas como líderes de mercado e empregadores de escolha.
- Testemunhos e Estudos de Caso:Líderes que implementaram essa abordagem relatam melhorias significativas em suas operações. Um estudo de caso pode incluir a transformação de uma empresa de médio porte que, ao adotar uma estratégia centrada em pessoas, viu um aumento de 30% na satisfação dos funcionários e uma redução de 20% nos custos operacionais.
Ao priorizar as pessoas e otimizar processos, as empresas não apenas alcançam resultados financeiros, mas também constroem um legado de inovação e impacto positivo. Essa abordagem não é apenas uma estratégia de negócios, mas uma filosofia de liderança que transforma organizações e suas culturas.
Se você está pronto para transformar sua organização e alcançar resultados extraordinários, entre em contato com nossos especialistas para desenvolver um plano personalizado focado em pessoas e processos. Vamos juntos fazer #ECO na liderança!
Trabalho remoto ou híbrido: qual modelo é o mais eficaz para sua empresa?
Nos últimos anos, o trabalho remoto ganhou destaque, especialmente com a pandemia, quando muitas empresas se viram forçadas a adotar esse modelo. Agora, com o retorno gradual aos escritórios, surge uma dúvida que muitos gestores enfrentam: qual modelo de trabalho adotar? O 100% presencial, o trabalho remoto ou uma solução híbrida?
É importante compreender que o modelo ideal não é uma solução única para todas as empresas, mas sim um processo adaptável às necessidades e à cultura organizacional de cada uma. Vamos explorar o que está em jogo e como tomar uma decisão mais alinhada às necessidades da sua equipe.
Por que o trabalho 100% presencial pode não ser a melhor opção?
A insistência no modelo 100% presencial tem se mostrado, em muitos casos, um desafio tanto para empresas quanto para colaboradores. Embora a presença física tenha suas vantagens, como a facilidade de comunicação imediata e o fortalecimento do trabalho em equipe, ela nem sempre se traduz em maior produtividade. Pelo contrário, muitas vezes ela resulta em:
- Excesso de tempo perdido no trajeto: Com o trânsito, horas de deslocamento podem ser desperdiçadas, afetando a produtividade do colaborador.
- Falta de flexibilidade: Em tempos de alta tecnologia e conectividade, a rigidez do modelo presencial pode ser vista como um obstáculo ao bem-estar da equipe.
- Impacto na saúde mental: Estudos revelam que ambientes rígidos e pouco flexíveis podem aumentar o estresse e a pressão sobre os colaboradores.
O modelo híbrido: unindo o melhor dos dois mundos

O modelo híbrido surge como uma alternativa inteligente, oferecendo o equilíbrio entre o trabalho remoto e a colaboração presencial. Ele permite que os colaboradores tenham maior autonomia e flexibilidade, ao mesmo tempo que mantêm a oportunidade de se reunir presencialmente quando necessário.
Dados confirmam que o modelo híbrido gera resultados positivos: segundo uma pesquisa realizada pela Gallup (2022), 56% dos trabalhadores remotos preferem um modelo híbrido, com a possibilidade de trabalhar de casa em alguns dias e ir ao escritório em outros. Empresas como o Spotify, por exemplo, já adotaram o modelo híbrido como uma forma de otimizar a performance de suas equipes, demonstrando que confiar na responsabilidade dos colaboradores pode gerar um aumento significativo nos resultados.
Benefícios do modelo híbrido para sua empresa:
- Maior produtividade: Quando os colaboradores têm flexibilidade, eles se sentem mais responsáveis por suas tarefas e podem gerenciar melhor seu tempo, resultando em entregas mais rápidas e eficientes.
- Melhor qualidade de vida: A possibilidade de trabalhar de casa reduz o estresse do deslocamento diário e oferece um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que melhora a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.
- Atração e retenção de talentos: As novas gerações priorizam empresas que oferecem maior autonomia e flexibilidade. Ao adotar o modelo híbrido, sua empresa se torna mais atrativa para talentos de alto nível, contribuindo para a retenção de colaboradores.
- Redução de custos: O trabalho remoto permite que a empresa reduza custos com infraestrutura física, como aluguel de escritórios e utilidades, além de diminuir gastos com deslocamento.
O papel do líder no modelo híbrido
Adotar o modelo híbrido exige mais do que simplesmente permitir que os colaboradores escolham onde trabalhar. É preciso garantir que a equipe se mantenha engajada, motivada e alinhada com os objetivos da empresa. E, para isso, é essencial que o líder adote práticas de gestão eficaz, promovendo um ambiente de confiança mútua.
- Estabeleça uma comunicação clara: Use ferramentas de comunicação eficientes e mantenha contato regular com sua equipe, seja por videoconferências, chats ou outras plataformas.
- Foque em resultados, não em horas trabalhadas: O modelo híbrido exige que o foco esteja na entrega e nos resultados, e não no número de horas trabalhadas.
- Crie um ambiente de apoio: Lembre-se de que a saúde mental da sua equipe deve ser uma prioridade. Mostre empatia e esteja disponível para apoiar quando necessário.
O que sua empresa ganha ao adotar o modelo híbrido?
Empresas que adotam o modelo híbrido, com flexibilidade e respeito às necessidades dos colaboradores, têm se destacado em performance e inovação. Além disso, ao investir no bem-estar e na autonomia da equipe, você contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, motivado e produtivo.
Transforme o trabalho em um espaço de confiança, respeito e resultados.
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Fonte: Gallup, 2022 – “State of the American Workplace Report”.
O trabalho em excesso e os perigos para a saúde mental.
Vivemos em uma sociedade que constantemente celebra a produtividade e o sucesso a qualquer custo. Para muitos profissionais, o trabalho se tornou uma prioridade, e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal parece ser um conceito cada vez mais distante. No entanto, esse culto ao trabalho excessivo tem se mostrado um dos maiores vilões da saúde mental, com consequências devastadoras tanto para os colaboradores quanto para as empresas.
Como psicóloga e especialista em desenvolvimento de liderança, tenho visto de perto os impactos negativos que o excesso de trabalho pode causar no bem-estar emocional dos profissionais. A pressão para entregar mais, a falta de tempo para descanso e o temor de perder oportunidades devido ao equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho são fatores que têm levado muitos a um esgotamento físico e psicológico.
O Trabalho Excessivo Está Afetando a Saúde Mental
Estudos mostram que o excesso de trabalho está diretamente relacionado ao aumento de doenças mentais como depressão, ansiedade e síndrome de burnout. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o burnout como uma síndrome causada pelo estresse crônico no ambiente de trabalho, um problema que afeta milhares de trabalhadores ao redor do mundo. A pressão por resultados, aliada a jornadas de trabalho intermináveis e à falta de apoio psicológico, tem contribuído para o aumento desses casos.
O que muitos líderes e empresários ainda não perceberam é que a produtividade a curto prazo gerada pelo trabalho excessivo não é sustentável a longo prazo. Quando os colaboradores estão sobrecarregados, não conseguem render da melhor maneira e podem até mesmo desenvolver problemas mais sérios, como distúrbios de sono, ansiedade constante e dificuldades de concentração. Esses sintomas não afetam apenas o indivíduo, mas também toda a dinâmica da equipe e o desempenho da organização como um todo.
Os Efeitos do Excesso de Trabalho no Ambiente Corporativo
O impacto do trabalho excessivo na saúde mental dos colaboradores vai além das questões individuais. Ele pode afetar diretamente a cultura organizacional, resultando em:
- Alta rotatividade de funcionários: Colaboradores sobrecarregados tendem a buscar outros lugares de trabalho onde o equilíbrio entre vida profissional e pessoal seja respeitado, o que gera custos para a empresa com novas contratações e treinamento de novos funcionários.
- Redução da produtividade: A exaustão impede que os colaboradores desempenhem suas funções com eficiência e criatividade. Em vez de contribuir com ideias inovadoras, eles se encontram simplesmente tentando sobreviver à rotina desgastante.
- Aumento do absenteísmo: Funcionários estressados e esgotados têm mais chances de faltar ao trabalho ou até mesmo de afastar-se por motivos de saúde mental.
O Papel da Liderança no Combate ao Excesso de Trabalho
Como líderes, temos a responsabilidade de cultivar ambientes de trabalho saudáveis que priorizem o bem-estar dos nossos colaboradores. A maneira como gerenciamos nossas equipes pode ser a chave para evitar o esgotamento e garantir um desempenho duradouro e de qualidade.
Aqui estão algumas maneiras de os líderes adotarem práticas que promovam a saúde mental e previnam o excesso de trabalho:
- Estabelecer limites claros: Como líder, é importante definir expectativas realistas para a equipe. Promova um equilíbrio saudável entre os resultados desejados e o tempo necessário para alcançá-los. Não deixe que a pressão para entregar mais se transforme em uma sobrecarga constante.
- Valorizar o descanso e o tempo pessoal: Incentive seus colaboradores a tirar suas férias e a fazer pausas regulares. O descanso é essencial para a recuperação mental e física e, por consequência, para a manutenção de um bom desempenho no trabalho.
- Fomentar a comunicação aberta: Crie canais de comunicação onde os colaboradores possam expressar suas preocupações e dificuldades sem medo de julgamento. A escuta ativa é uma ferramenta poderosa para detectar sinais de esgotamento antes que se tornem problemas graves.
- Treinamento e apoio psicológico: Ofereça treinamentos que ajudem os colaboradores a gerenciar o estresse, bem como acesso a apoio psicológico. Muitos profissionais se sentem inseguros em buscar ajuda para questões emocionais, mas ao criar um ambiente que valoriza a saúde mental, você permite que eles se sintam mais confortáveis para cuidar de si mesmos.
- Liderança empática: Os líderes empáticos são aqueles que se importam genuinamente com o bem-estar de seus colaboradores. Quando um líder demonstra preocupação com a saúde mental de sua equipe, ele constrói um relacionamento de confiança e respeito, o que, por sua vez, aumenta a motivação e a satisfação no trabalho.
O Compromisso das Empresas com a Saúde Mental
A responsabilidade de combater o excesso de trabalho e seus efeitos na saúde mental não recai apenas sobre os colaboradores. As empresas têm um papel fundamental na criação de uma cultura de cuidado e respeito. Isso não só contribui para o bem-estar dos funcionários, mas também melhora os resultados da organização a longo prazo.
Investir em uma liderança que entende a importância da saúde mental é uma estratégia inteligente. Empresas que cuidam de seus colaboradores e promovem um ambiente de trabalho equilibrado e saudável têm mais chances de alcançar o sucesso sustentável. Os benefícios incluem equipes mais motivadas, aumento da produtividade e uma atmosfera corporativa mais positiva e inovadora.
Acredito que, como líderes, temos o poder de transformar a maneira como trabalhamos e a forma como as empresas enxergam o papel de seus colaboradores. Ao promover uma cultura organizacional saudável, podemos evitar o burnout e construir empresas mais fortes, com equipes mais felizes e mais produtivas.
Se você quer saber como implementar práticas de liderança que priorizam a saúde mental e garantir o bem-estar de sua equipe, entre em contato comigo. Juntos, podemos transformar sua liderança e a cultura da sua empresa, para que o trabalho seja uma fonte de realização e não de sofrimento.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS), 2022.
Riscos Psicossociais Agora São Lei: Sua Empresa Está Preparada?
Com a atualização da NR-01, que agora inclui os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, as empresas precisam se adaptar a uma nova realidade. O estresse, a sobrecarga de trabalho, e a falta de suporte psicológico são fatores que afetam diretamente o bem-estar dos colaboradores e a produtividade das equipes. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em programas de liderança que ajudem a identificar e mitigar esses riscos.
O Que São Riscos Psicossociais?
Os riscos psicossociais envolvem fatores como estresse, bullying, assédio, e a sobrecarga de trabalho, que afetam a saúde mental dos colaboradores. Em um cenário de constante transformação, onde as demandas de mercado são intensas, é preciso que as empresas ofereçam suporte psicológico e promovam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.
Por Que Investir em Programas de Liderança?
Com a nova legislação, lideranças bem preparadas são essenciais. Líderes capacitados não só identificam sinais de problemas psicológicos, mas também sabem como oferecer o apoio necessário. Programas de liderança eficazes ajudam a desenvolver essas habilidades, tornando os gestores mais aptos a lidar com os desafios que surgem dentro das equipes.
Além disso, um líder bem treinado sabe como promover uma comunicação eficaz, incentivando o bem-estar da equipe, gerenciando conflitos de forma saudável e criando um ambiente de confiança. Isso impacta diretamente a produtividade, o engajamento e a satisfação do colaborador.
O Impacto da Gestão de Riscos Psicossociais
A boa gestão de riscos psicossociais não é apenas uma obrigação legal; ela pode ser um diferencial competitivo. Empresas que investem em saúde mental e no desenvolvimento de líderes preparados tendem a observar uma melhora no clima organizacional, redução de turnover e aumento na performance das equipes.
Como Implementar Programas de Liderança para Minimizar Riscos Psicossociais?
- Treinamento Continuado: Capacite seus líderes com habilidades em comunicação não agressiva, inteligência emocional, e gestão de estresse.
- Promoção do Bem-Estar: Encoraje práticas que promovam a saúde mental e física dos colaboradores.
- Cultura de Feedback: Estabeleça uma cultura onde o feedback é contínuo e construtivo, ajudando a evitar sobrecarga e frustração.
A atualização da NR-01 traz desafios, mas também oportunidades para as empresas se tornarem mais humanas e conscientes da importância do bem-estar psicológico. Investir em programas de liderança não é apenas uma exigência legal, mas uma ação estratégica para manter sua equipe motivada, engajada e saudável.
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Técnicas Eficazes para Gerir Equipes no Modelo Remoto
Gerir Equipes no Modelo Remoto em 2025 não é mais uma tendência, mas uma realidade constante para muitas empresas. O desafio de liderar remotamente envolve muito mais do que a habilidade de delegar tarefas. Exige uma visão estratégica, empatia e o uso inteligente da tecnologia para garantir que a equipe se mantenha conectada, motivada e alinhada com os objetivos da empresa. Vamos explorar as técnicas mais eficazes para gerir equipes remotas e garantir que seu time performe com excelência, mesmo à distância.
A Importância da Comunicação Clara e Frequente
A comunicação é o pilar central para a gestão de equipes no modelo remoto. Em um ambiente onde as interações não acontecem cara a cara, é fundamental que o líder se certifique de que todos estão na mesma página. Para isso, a comunicação deve ser clara, objetiva e, acima de tudo, frequente.
Além de reuniões regulares e check-ins, é importante criar canais de comunicação que sejam rápidos e eficientes. Ferramentas como Slack, Teams ou Zoom podem ser usadas para manter o time sempre alinhado. Porém, o líder deve ir além do simples uso dessas ferramentas e garantir que a equipe se sinta à vontade para se comunicar de forma aberta, compartilhando ideias e dúvidas.
Assista ao vídeo complementar abaixo:
Estabelecimento de Metas Claras e Atingíveis
Em um modelo remoto, onde os membros da equipe podem estar em diferentes locais e fusos horários, o líder precisa garantir que todos saibam o que se espera deles. Estabelecer metas claras e desafiadoras, mas atingíveis, é uma técnica fundamental para manter todos focados e alinhados aos objetivos da empresa.
Ao definir metas, é importante envolver a equipe no processo, permitindo que eles compreendam como seu trabalho contribui para o sucesso coletivo. Isso aumenta o engajamento e a motivação, além de promover a autonomia dos colaboradores.
Feedback Contínuo e Reconhecimento
No modelo remoto, o feedback contínuo se torna ainda mais importante. Ao invés de esperar pelas avaliações periódicas, líderes eficazes fornecem feedback regular, tanto positivo quanto construtivo. O feedback deve ser uma ferramenta de crescimento, e não apenas uma crítica. Isso cria um ambiente de confiança e transparência, onde a equipe sente que pode se desenvolver constantemente.
Além disso, o reconhecimento também deve ser parte integrante do feedback. Mesmo à distância, os líderes devem garantir que os membros da equipe se sintam valorizados por suas contribuições. Celebrar vitórias, por menores que sejam, mantém o time motivado e focado.
Autonomia e Confiança: A Base da Gestão Remota
Uma das principais vantagens do trabalho remoto é a autonomia que ele proporciona aos membros da equipe. No entanto, essa autonomia deve ser equilibrada com a confiança do líder. Em um modelo remoto, o líder não deve microgerenciar, mas sim confiar nas habilidades de sua equipe.
Para isso, é essencial estabelecer um ambiente onde todos saibam o que é esperado deles, e o líder deve dar liberdade para que os colaboradores tomem decisões e encontrem soluções por conta própria. Isso cria um time mais independente, responsável e, consequentemente, mais produtivo.
Tecnologia a Favor da Gestão Remota
No modelo remoto, a tecnologia é uma aliada imprescindível. Ferramentas de colaboração, como Google Drive, Asana ou Trello, ajudam a manter a organização e garantir que todos os membros da equipe tenham acesso às informações e documentos necessários para o trabalho. A tecnologia também permite que reuniões sejam realizadas de forma eficiente, independentemente da localização dos participantes.
Além disso, o uso de ferramentas de gestão de desempenho, como OKRs (Objectives and Key Results) ou KPIs (Key Performance Indicators), é fundamental para medir o progresso e alinhar as ações da equipe com os objetivos da empresa.
Bem-estar e Equilíbrio: Cuidando da Equipe à Distância
Gerir uma equipe remota não é apenas sobre resultados, é também sobre o bem-estar da equipe. O distanciamento físico pode levar ao isolamento e à sobrecarga, por isso é importante que o líder se preocupe com a saúde mental e emocional dos colaboradores.
Promover um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, oferecer flexibilidade e garantir que a equipe tenha acesso a recursos que favoreçam o bem-estar é fundamental. Quando as pessoas se sentem bem, sua produtividade e comprometimento aumentam.
Conclusão: Adaptando-se ao Futuro da Gestão Remota
Gerir equipes remotas em 2025 exige uma nova mentalidade e novas habilidades. Não se trata mais de apenas “supervisionar” ou “monitorar” o trabalho, mas sim de ser um líder que inspira, motiva e cuida da sua equipe de maneira inteligente e estratégica. A comunicação clara, o feedback contínuo, a confiança e a autonomia são elementos essenciais para garantir que sua equipe se mantenha engajada e performando com excelência.
Lembre-se, liderar no modelo remoto não é uma habilidade do futuro, é uma habilidade do presente. E se você está pronto para aprimorar ainda mais sua liderança, conheça o GPS da Liderança e descubra como transformar a gestão da sua equipe para obter resultados ainda mais expressivos ⤵️

Como Construir um Time de Alta Performance em 2025?
Construir um time de alta performance é, sem dúvida, um dos maiores desafios de qualquer líder. Em um cenário de constantes mudanças, onde as demandas de mercado e as necessidades das equipes evoluem rapidamente, saber como formar e manter um time de alta performance é uma habilidade essencial para quem quer se destacar na liderança em 2025.
Liderar uma equipe de alta performance não é sobre manter um grupo de funcionários extremamente competentes. Trata-se de criar um ambiente onde a confiança, a colaboração e a motivação fluem naturalmente, resultando em um desempenho consistente e superior. Em 2025, os líderes precisarão ir além da simples gestão de pessoas e passar a ser mentores, facilitadores e até mesmo coaches de suas equipes.
Entenda a importância da confiança e da comunicação
Em 2025, um dos maiores desafios será construir e manter a confiança dentro das equipes. A confiança não é algo que você possa simplesmente pedir ou exigir, ela precisa ser cultivada. Líderes que lideram com transparência e autenticidade têm maior sucesso em criar ambientes de trabalho onde as pessoas se sentem seguras para se expressar e propor ideias. Isso permite uma colaboração mais efetiva e uma equipe mais ágil.
Além disso, a comunicação se torna ainda mais essencial quando se trata de equipes de alta performance. A comunicação deve ser clara, objetiva e constante. Em um mundo onde as tecnologias digitais são cada vez mais presentes, os líderes devem ser capazes de utilizar as ferramentas certas para facilitar o fluxo de informações, mantendo todos alinhados aos objetivos da equipe.
Metas desafiadoras e feedback contínuo
Em 2025, a definição de metas desafiadoras, mas atingíveis, será uma das maiores chaves para o sucesso. Isso não significa apenas estabelecer números ou resultados a serem alcançados, mas sim proporcionar uma visão clara e inspiradora para a equipe. Quando todos têm um objetivo maior e sabem como suas contribuições impactam no sucesso do time, o engajamento aumenta e os resultados vêm de forma natural.
Outra prática fundamental para construir um time de alta performance é o feedback contínuo. Em vez de esperar pela avaliação anual de desempenho, líderes devem ser proativos em oferecer feedback construtivo. O feedback não deve ser visto apenas como uma crítica, mas como uma oportunidade de crescimento para todos os membros da equipe. Isso cria um ciclo de aprendizado constante e fortalece a conexão entre o líder e seus colaboradores.
A gestão de talentos e a diversidade
Uma das maiores vantagens de um time de alta performance é a sua diversidade. Em 2025, líderes devem estar preparados para recrutar e gerenciar equipes diversas, tanto em termos de habilidades quanto de experiências e perspectivas. A diversidade não é apenas uma tendência, ela é uma força poderosa que pode gerar inovação e resultados extraordinários.
Além disso, é essencial que os líderes saibam identificar e desenvolver os talentos dentro de suas equipes. Uma gestão eficaz de talentos vai além da identificação de habilidades. O líder precisa ser capaz de orientar cada membro da equipe no caminho certo para que eles atinjam seu potencial máximo. Isso significa investir em treinamentos, desenvolver programas de mentoria e criar um ambiente onde o crescimento é uma prioridade.
Como o ambiente de trabalho contribui para a performance
Em 2025, o ambiente de trabalho desempenha um papel crucial no sucesso da equipe. Líderes precisam ser intencionais ao criar um espaço que favoreça a colaboração e a inovação. Isso não se refere apenas ao espaço físico, mas também à cultura organizacional. Criar um ambiente inclusivo, motivador e equilibrado emocionalmente é um diferencial para quem deseja formar times de alta performance.
Construir um time de alta performance em 2025 é um desafio complexo, mas plenamente possível para líderes que entendem a importância da confiança, da comunicação, do feedback contínuo e da gestão estratégica de talentos. Se você quer formar uma equipe realmente excepcional, é preciso investir não apenas em processos, mas em pessoas. Lembre-se de que liderança é sobre criar um ambiente onde todos possam crescer, se destacar e contribuir para um objetivo comum. Quando a equipe cresce, a organização cresce com ela.
E se você está pronto para aprimorar ainda mais suas habilidades de liderança, conheça o GPS da Liderança e descubra as estratégias para transformar sua abordagem com as pessoas e alcançar resultados ainda mais expressivos em 2025.

Como Melhorar Minha Liderança em 2025?
A liderança não é estática; é uma jornada constante de aprendizado e evolução. Quando você se pergunta “como melhorar minha liderança em 2025”, já está demonstrando o primeiro passo de um líder visionário: a busca por crescimento. Em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico, liderar exige habilidades além do óbvio. Não basta apenas atingir metas; é preciso inspirar pessoas, construir conexões verdadeiras e se adaptar às rápidas transformações do mercado.
Ser líder em 2025 significa ser um pilar em tempos de incerteza. É entender que sua equipe busca, além de orientação, um exemplo de equilíbrio emocional e clareza estratégica. As empresas enfrentam desafios inéditos, como a integração de tecnologias emergentes, mudanças nos modelos de trabalho e a necessidade urgente de ambientes inclusivos e diversos. Cabe ao líder não apenas gerenciar essas mudanças, mas transformá-las em oportunidades para crescimento.
Uma das maiores falhas dos líderes hoje é negligenciar o autodesenvolvimento. Se você deseja liderar de forma impactante em 2025, é fundamental olhar para dentro. Como você reage às adversidades? Suas palavras motivam ou geram dúvidas? Muitas vezes, não percebemos que nossos comportamentos são a raiz de conflitos ou da estagnação da equipe.
A comunicação é outro ponto crítico. Quantas vezes mensagens mal interpretadas geraram retrabalho ou desentendimentos na sua equipe? Aprender a se comunicar de forma clara, respeitosa e eficiente não é apenas uma habilidade desejável; é indispensável. E isso vai além de falar. Um bom líder também sabe ouvir, identificar sinais sutis e oferecer feedback construtivo que inspire ação.
Equilibrar a cobrança por resultados sem desumanizar a relação com as pessoas é um dos maiores desafios atuais. Não se trata de abdicar de metas ou ser excessivamente permissivo. Cobrar é necessário, mas a forma como se faz isso define se sua equipe trabalhará com você ou apenas por obrigação. Um líder que entende as dores e desafios dos seus liderados constrói uma equipe mais engajada e disposta a superar barreiras.
Em um mundo onde a transformação digital está remodelando negócios, líderes que não dominam as ferramentas certas correm o risco de ficar para trás. Não se trata apenas de adotar novas tecnologias, mas de entender como elas podem facilitar processos, liberar tempo para o que realmente importa e melhorar o desempenho da equipe. Saber usar inteligência artificial, por exemplo, pode ser o diferencial entre estar no controle das mudanças ou ser engolido por elas.
Outro aspecto essencial é promover diversidade e inclusão de forma genuína. Estudos mostram que equipes diversas são mais inovadoras e alcançam melhores resultados. No entanto, criar um ambiente verdadeiramente inclusivo vai além de contratar pessoas diferentes. É preciso garantir que todos se sintam ouvidos, valorizados e tenham espaço para contribuir.
Dicas Práticas para Melhorar Sua Liderança em 2025
Agora que você já sabe o que é necessário para melhorar sua liderança em 2025, aqui vão algumas dicas práticas que podem acelerar sua evolução:
1. Pratique a escuta ativa: Ao ouvir sua equipe, preste atenção ao que não é dito. As pessoas tendem a compartilhar mais quando se sentem ouvidas sem julgamento.
2. Abrace a tecnologia: Utilize ferramentas digitais para facilitar a comunicação, gestão de projetos e produtividade. Isso libera mais tempo para focar no desenvolvimento das pessoas.
3. Estabeleça uma cultura de feedback: Crie um ambiente onde o feedback construtivo é dado e recebido de forma regular. Isso fortalece as relações e acelera o crescimento.
4. Seja transparente: Mantenha a equipe informada sobre os objetivos, as metas e os desafios. A transparência cria confiança e alinha todos em direção aos mesmos objetivos.
5. Invista em autoconhecimento: Faça um exercício de reflexão semanal sobre como você tem lidado com as situações. O autoconhecimento é a chave para o aperfeiçoamento contínuo.
Como o GPS da Liderança Pode Ajudar Você a Chegar Mais Longe:

Se você deseja realmente melhorar sua liderança em 2025, o GPS da Liderança é o programa que vai transformar sua abordagem. Ele oferece as ferramentas necessárias para você se tornar um líder ainda mais confiável, estratégico e capaz de criar resultados extraordinários.
Esse programa é para líderes que estão dispostos a ir além do básico e se tornar exemplos a serem seguidos, com um método comprovado e focado em resultados tangíveis. Ao se inscrever, você estará dando o primeiro passo para uma evolução contínua e eficaz em sua carreira.
A pergunta “como melhorar minha liderança em 2025” não é apenas sobre técnicas, mas sobre quem você decide ser neste ano. Liderar é mais que gerenciar; é influenciar, inspirar e construir um legado.
Seja o tipo de líder que transforma desafios em conquistas. Seja o líder que 2025 exige.