Trabalhar em um ambiente saudável deve ser o desejo de todos, afinal se passa pelo menos um terço do dia no trabalho. Dessa forma, nada mais justo do que ter alegria e satisfação em se estar em um ambiente de trabalho motivador.
As empresas se tornam bastante competitivas quando conhecem a importância da saúde física e mental de seus colaboradores e, por isso, as boas práticas são tão importantes, pois elas auxiliam no engajamento das equipes e na satisfação no espaço profissional.
Entender sobre a força que as boas práticas possuem na liderança, como isso é saudável para o líder e para os liderados, vai colocar a sua empresa em evidencia no mercado de trabalho, além de mostrar o líder excelente que você é. Leia este artigo e aprenda como fazer da sua empresa um local agradável de boas práticas e, ainda, como desenvolvê-las.
O que são boas práticas
As boas práticas no ambiente do trabalho são técnicas utilizadas pela liderança, o RH ou a empresa como um todo para a melhora do desempenho dos funcionários e a sua satisfação com o trabalho.
Em outras palavras, são as atitudes tomadas para que se conquistem relações interpessoais de qualidade e favoreçam uma boa gestão de pessoas. As boas práticas primam por um ambiente de trabalho com boa qualidade de vida profissional e, também, pessoal.
A importância das boas práticas no ambiente de trabalho
Um ambiente saudável para se trabalhar evita uma série de problemas, pode-se dizer sendo um dos mais graves a Síndrome de Burnout, ou seja, síndrome do esgotamento profissional.
A síndrome é muito séria e tem afetado cada vez mais profissionais, por isso focar em boas práticas pode diminuir os números e até eliminar essa problemática. Por exemplo, incentivar a prática de exercícios físicos e meditação pode reduzir os níveis de estresse e aumentar a autoconfiança dos funcionários. Isso impacta diretamente quando se fala em evitar a síndrome.
Não fazer boas práticas no ambiente de trabalho pode contribuir para que ele se torne um ambiente gerador de insatisfação, pode também diminuir a produtividade e, infelizmente, levar as pessoas ao adoecimento.
Desejos comuns dos funcionários
Para acertar sobre as boas práticas é importante saber o que os funcionários mais precisam para se sentirem felizes e satisfeitos no trabalho. Diante disso, o líder organiza o ambiente de trabalho de forma que os anseios deles possam ser atendidos. Veja o que é comum entre os funcionários:
– Integração da equipe
Investir em palestras, debates, treinamentos e reuniões sobre os valores e os objetivos da empresa fazem com que todos se sintam pertencentes e, com isso, vistam a camisa da empresa. De outra forma, a promoção de eventos de descontração como happy-hours e outros encontros podem melhorar as relações interpessoais.
– Crescimento profissional
Os programas de carreira e o incentivo ao conhecimento técnico agregam valor à empresa no sentido de satisfazer o desejo dos funcionários para seu crescimento. É uma boa prática, na qual a empresa contribui para o crescimento profissional do seu colaborador.
– Aproveitamento real do potencial
A empresa que souber fazer a contratação adequada de acordo com o perfil de habilidades e competências do candidato, terá um profissional satisfeito no seu quadro. Afinal, os sentimentos de dever cumprido e “eu nasci para isso” são ingredientes fundamentais para a satisfação do funcionário.
– Horário adequado de trabalho
Algumas pessoas são ativas pela manhã enquanto outras têm seu pico de produção no período vespertino, isso tem ligação com o ciclo circadiano. Os ciclos ou, também chamados, ritmos circadianos, são as mudanças regulares dos estados mentais e físicos que ocorrem em cerca de um período de 24 horas, ou seja, é o relógio interno de cada pessoa. Para o líder, é importante identificar em qual parte do dia cada funcionário é mais produtivo e se valer disso.
– Ambiente de trabalho agradável visualmente
Pode não parecer, mas a disposição dos móveis e a escolha das cores dentro da empresa afetam o comportamento dos funcionários. Uma empresa que preza pelas práticas no ambiente de trabalho deve se preocupar com um ambiente harmônico que cause bem-estar no seu pessoal.
Como melhorar o clima organizacional na empresa?
Para o líder gerir uma equipe não é tarefa fácil, pois administrar essas pessoas em suas diferentes personalidades, seus gostos e vontades para conseguir o melhor clima organizacional precisa focar em técnicas que englobem todas elas.
Percebe como isso se torna uma tarefa gigante por conta da diversidade de pessoas? Só que isso é bom, pois da diversidade se pode extrair o melhor de cada e aplicar no todo. Veja aqui 4 técnicas que podem ser aplicadas pela liderança e agradar aos Gregos e aos Troianos.
1- Faça o levantamento dos problemas
É o seu pessoal que deve agir para listar os problemas que estão emperrando a produtividade na empresa, seja técnico ou de relacionamento. Assim o líder pode atacar os problemas diretamente e tentar criar o melhor clima organizacional com a eliminação deles.
2- Crie um bom relacionamento com sua equipe
Isso se traduz em estar próximo e disponível para ouvir a auxiliar seus funcionários no dia a dia. Dessa forma, o líder precisa estar acessível para os seus liderados. Por isso, nada de pedestais e distanciamento do time, mostre que no meio da sua rotina de cobranças você pode ouvi-los e aproveitar de suas ideias.
3- Estimule a comunicação assertiva
Os ruídos na comunicação são a base para fofocas, boatos e desentendimentos. Não permita que isso se instale na sua liderança incentivando que seus liderados pratiquem a comunicação assertiva. Comece dando o exemplo, depois pode dar pequenos treinamentos para que os funcionários ponham em prática e se acostumem a usá-la.
4- Reconheça e recompense
Aprenda a elogiar os feitos dos seus funcionários para que saibam o quanto estão se dedicando e merecem reconhecimento. Isso pode ser feito no feedback de reconhecimento ou mesmo em público para que o funcionário veja seu valor e possa instigar os outros também. Em alguns casos, pode-se criar uma política de recompensa por objetivo alcançado, no individual e no coletivo também. Isso vai trazer engajamento e fortalecer o bom clima organizacional.
Gostou de saber como praticar? Compartilhe esse artigo e ajude mais pessoas a tornarem suas relações de lideranças melhores.