Dar feedbacks nas empresas tem se mostrado um grande propulsor para se ter um bom clima organizacional, uma equipe trabalhando em consonância e a certeza do alcance de resultados. E quando o assunto é Feedback na Prática, o desafio em algumas organizações se tornam evidentes pela ausência dessa cultura.
O segredo do feedback de sucesso é estar treinado para fazê-lo como líder e deixar seus funcionários à vontade para falar e fazerem as mudanças necessárias.
Mesmo colocando assim de forma simples, tem muitas dúvidas ainda acerca do assunto e inclusive se criam barreiras sobre como dar o feedback correto.
Por isso a escrita deste artigo. Minha intenção aqui é te mostrar como aplicar um feedback na prática, de verdade, e que te traga resultados. Recapitular o que é um feedback, mostrar porque não se deve procrastinar sobre essa tarefa e, principalmente, passar algumas dicas de como fazer um super feedback.
O que é feedback?
A palavra feedback vem do inglês, e representa a junção de feed (alimentar) e back (de volta), ou seja, essa tradução pode ser tida como o ato de realimentar, dar resposta a uma atitude ou comportamento. É essencial salientar que Feedback é um processo de AJUDA quando avaliamos uma pessoa, ou um grupo. É a partir de um comportamento ou atitude observados que se irá fazer o feedback. Nesse sentido o feedback tem sempre um motivo de existir.
Ele pode ser utilizado para fazer intervenções no comportamento inadequado de algum funcionário, dar elogios, fazer alinhamentos de metas, aprimorar a performance da equipe, e até mesmo, para visar o crescimento pessoal de alguém. O importante a exaltar aqui é que o feedback SEMPRE deve ser dado com o intuito de ajudar as pessoas.
O desejo do líder deve ser genuinamente verdadeiro em querer transformar a vida das pessoas que estão sob seu comando, fazendo-as crescer profissionalmente e, também, pessoalmente. O resultado positivo desta atitude irá se traduzir em metas alcançadas.
Por que não procrastinar o momento do feedback
Mesmo que o momento do feedback cause desconforto para alguns líderes, ele precisa ser feito. Isso é dito porque nem só de elogios e alinhamento para os resultados os feedbacks são feitos, eles também englobam falar para um funcionário sobre um mau hábito pessoal, como uma roupa inadequada, por exemplo.
Só que todas as conversas precisam ser feitas para uma gestão de pessoas satisfatória. E, nas conversas difíceis, leia-se feedbacks difíceis, se fazem necessários para evitar uma liderança difícil.
Caso o líder procrastine esse momento e não implemente uma rotina de feedbacks, pode deixar crescer problemas que facilmente poderiam ser resolvidos. Nesse caso, o trabalho será muito maior e desgastante posteriormente.
Quero sugerir uma leitura complementar, acredito que terá excelente aproveitamento: Por que o líder procrastina e como evitar
Qual objetivo do feedback na prática?
Todo feedback na prática, deve ter um objetivo e nunca ser dado aleatoriamente e sem razão porque assim perde todo sentido e força.
Assim, existem vários motivos para se implementar esse momento na sua rotina de líder, como alinhar expectativas, traçar objetivos, planos de melhoria e procurar trazer os melhores resultados para todos. A empresa ganha com essa cultura em produtividade e retenção de talentos, o colaborador ganha porque evolui como profissional e agrega valor à sua carreira e o líder ganha porque consegue ser eficiente para a empresa e para o seu time!
Fazer feedback é um ganha-ganha!
Dicas preciosas para executar um feedback na prática
Para ter sucesso no feedback, preste atenção aos detalhes. Nunca vá para um feedback sem estar preparado e os motivos são óbvios, mas talvez o que mais surpreenda é saber que sem a devida preparação, o resultado no feedback não será como o que você espera. Nesse caso será uma simples perda de tempo, ou seja, um feedback em vão.
Por esse motivo, para a prática do feedback, siga essas dicas:
1. Prepare-se previamente
Os minutos que você dedicar ao preparo da conversa serão primordiais para o sucesso, pois, assim, você como líder, chega focado no assunto com conhecimento prévio para respostas para possíveis questionamentos ou situações desconfortáveis.
2. Planeje tempo suficiente para o feedback
Essa atitude se traduz em respeito ao funcionário e ao assunto a ser tratado. Valida a importância dele na empresa e o quanto o seu líder se empenha na gestão do seu time, querendo fazer melhorias em cada um dos membros. Imagina que situação delicada não ter tempo suficiente para falar a verdade daquele feedback e ficar seguidamente olhando os ponteiros do relógio.
3. Escolha um lugar adequado
Esse lugar precisa ser reservado e sem interrupções. Perceba que quando um colaborador é chamado para receber um feedback, há muita expectativa sobre isso. Como, de um modo geral, as pessoas pensam em “chamadas de atenção”, o ideal é que o lugar não exponha o funcionário, mesmo que o feedback seja de reconhecimento, para elogiar uma performance.
4- Escreva um roteiro
Dada a importância e poder do feedback, ele não pode sair no improviso. Por isso, tenha anotações sobre o assunto em questão, faça uma lista dos tópicos que vai tratar e, inclusive, como fazer as réplicas para eventuais objeções.
5. Faça a técnica do quebra-gelo
Crie o famoso rapport com seu funcionário, ou seja, pergunte como ele está, sobre a família ou um curso que ele esteja fazendo e, assim, crie um ambiente favorável para ele ouvir o feedback. O significado da palavra rapport, de origem francesa, é “criar uma relação” e o conceito é autoexplicativo, não vá logo falando dos problemas a serem resolvidos ou os números, prepare seu interlocutor antes.
6. Apresente um resumo sobre o que vai falar
Ao falar resumidamente sobre o teor do assunto, você faz com que o funcionário relaxe e perceba que se trata apenas de uma conversa franca e que seu objetivo é, genuinamente, ajudá-lo.
7. Seja construtivo
Isso envolve ser sincero e honesto para com a pessoa que está a sua frente. Esse momento não é para diminuir o funcionário ou mostrar que sabe mais ou está mais preparado, mas é preciso dizer a verdade sobre o comportamento ou resultados do funcionário. Faça isso de uma forma sutil e que não deixe seu colaborador constrangido, com respeito e uma comunicação amor/verdade.
8. Seja ilustrativo
Use de datas e fatos para exemplificar e ilustrar o feedback. Quando você faz isso, seu funcionário não possui argumentos para dar um contra, pois contra fatos não há argumentos. Por isso, evite dizer: “você sempre se esquece dos portfólios” e no lugar disso diga “na reunião de sexta-feira passada, você esqueceu de levar o material que precisávamos.” Exemplos reais direcionam o entendimento.
9. Explique qual o comportamento desejado
Isso é traçar um plano de melhorias. O líder deve ter em mente que o principal objetivo do feedback é apontar soluções, não falhas ou culpados! Para isso, é preciso alinhar com seu colaborador quais as providências que precisam ser tomadas para que ele supere suas dificuldades em determinados pontos.
10. Analise o resultado do feedback
O que foi combinado deve entrar em prática, será o retorno do funcionário ao plano traçado. Para que ele compreenda a importância do feedback, marque uma data em que vocês possam medir se os objetivos foram alcançados. Dessa forma, o funcionário terá tempo para reagir ao feedback e fazer progressos, os quais serão analisados.
Valorize e aplique o feedback, pois ele pode ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento profissional da sua equipe e a melhoria dos resultados na empresa.
Se quiser aprimorar essa metodologia poderosa do feedback, pergunte-me como.