Quero começar te fazendo exatamente este questionamento: Como conciliar uma liderança humanizada com a cobrança por resultados?
É muito difícil ser um líder humanizado e lidar com a cobrança constante por resultados, mas não é por isso que o líder não deva buscar os meios para fazer a melhor liderança que puder. Justamente porque humanizar as relações de trabalho pode ser difícil, mas não é impossível.
Até porque no momento em que a sociedade se encontra com várias discussões acerca de saúde mental, flexibilização nas estruturas de trabalho e bem-estar em alta que mais necessita de líderes capazes de gerir muito bem as equipes. Nesse caso, a humanização da liderança se faz extremamente necessária.
A pergunta mais importante: é possível ser um líder humanizado e lidar ao mesmo tempo com a constante cobrança por resultados dentro das empresas?
Bem, é sobre isso que este artigo versa. Leia-o até o fim e descubra como lidar com esse enorme desafio.
O que é liderança humanizada?
Uma liderança humanizada é uma liderança de caráter humano. Ora, mas não são os humanos que coexistem no ambiente de trabalho? Sim, mas em muitos casos, a pressão do trabalho mecaniza o dia a dia e tira a humanidade das relações. Isso acontece muito quando se está diretamente sendo pressionado por resultados, aí não importa se é de cima para baixo ou vice-versa na hierarquia. É muito fácil desumanizar o trabalho.
Na liderança humanizada o papel desempenhado pelo líder é de olhar para as suas equipes com empatia e solidariedade. É um modelo de gestão que prioriza e garante as boas condições de trabalho para os colaboradores de modo que eles possam se desenvolver com maestria.
Com esse modo de gerir pessoas, o líder pode alcançar ótimos resultados da sua equipe, pois a confiança foi gerada e, geralmente, se tem admiração pelo gestor. Afinal, quem não gosta de trabalhar com reconhecimento e alegria.
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Soft skills e hard skills
O poder das habilidades desenvolvidas não se questiona. Quando o conhecimento técnico encontra o comportamental adequadamente, o casamento é perfeito. Talvez essa seja a chave para que o líder consiga humanizar a sua liderança e não deixe de entregar os resultados tão almejados pela empresa.
As hard skills e as soft skills já fazem parte do mercado de trabalho, seja para as novas contratações, seja para fazer parte do perfil dos grandes líderes. As hard skills são o conhecimento técnico ou científico de um profissional. Incluem-se nessas habilidades tudo aquilo que pode ser tangível, avaliado e atestado por meio de certificação. São as competências técnicas do profissional.
As soft skills são as habilidades comportamentais do profissional. Essas habilidades não são aprendidas formalmente em cursos de extensão, programas executivos ou graduação, por isso não as chamamos de habilidades técnicas. Tem tudo a ver com a inteligência emocional, o autoconhecimento e as atitudes emocionalmente saudáveis da pessoa.
A dica principal para se conseguir uma sobrevivência duradoura na liderança é juntar esses dois conjuntos e investir em aptidões e técnicas.
Características da liderança humanizada e a cobrança por resultados
É sabido que a liderança humanizada prioriza o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários para que eles entreguem alta performance com dignidade e alegria. Agora uma liderança humanizada com a cobrança por resultados, como deve atuar? O que realmente muda?
Antes de tudo, você precisa compreender que: todo líder que deseja trabalhar nessa linha, precisa cultivar as seguintes características:
1- Proximidade com a equipe
O líder humanizado busca estar perto dos colaboradores, ele compartilha informações e permite que os membros da equipe opinem sobre a tomada de decisão.
2- Prática da escuta ativa
Para entender e poder gerir as pessoas da equipe, o líder precisa saber ouvir. Nesse caso, ele dá espaço para que o colaborador fale e não o interrompe. Depois busca soluções que contemplem a necessidade do colaborador, mas também da empresa. O líder humanizado pondera!
3- Comunicação adequada
Esse líder não deixa que ruídos na comunicação intrigas sejam feitas. Para o líder humanizado, ser claro, objetivo e direto, sem ofender, é uma forma de mostrar empatia e conhecimento acerca dos funcionários.
4- Disponibilidade
Mesmo em momentos difíceis, o líder humanizado terá espaço para receber o funcionário com problemas ou àquele que tem solução também. Na agenda cabe esse espaço de valorização do seu pessoal.
5- Motivam o desenvolvimento
Como usam de empatia e querem ver o melhor dos seus colaboradores, o líder incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da equipe. Isso pode ser oferecido por ele mesmo, por uma empresa técnica ou em treinamentos externos de Coach, por exemplo.
Como conciliar uma liderança humanizada com resultados?
Ao olhar para sua equipe como um grupo vivo, com interesses, preferências, limitações e necessidades, o líder tira o estigma de que funcionários são apenas números e podem facilmente serem substituídos. Desse modo, o líder cria uma relação de respeito e necessidade desses funcionários dando o exato valor que eles possuem na engrenagem da empresa.
Por outro lado, os funcionários que percebem a liderança humanizada se sentem acolhidos e entendem que a gestão, de fato, deseja que eles cresçam junto com o negócio. É assim que o funcionário se torna uma peça importante no aumento da produtividade e no alcance dos objetivos. Esse funcionário compreendido e respeitado vai se entregar mais.
Além disso, a prática da liderança humanizada faz com que os talentos queiram ficar por perto, pois é atraente e vantajoso trabalhar com aquela liderança. O ambiente e o clima organizacional se tornam mais agradáveis e isso é muito positivo para passar os dias.
Por isso, ao desenvolver as características/habilidades de liderança todo mundo sai ganhando. Os funcionários, porque têm acesso a um ambiente mais acolhedor e menos estressante, o líder porque pode chegar aos índices cobrados de forma menos pesada e a empresa pelo aumento da produtividade e o crescimento da sua lucratividade.
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