O trabalho remoto ganhou espaço nos últimos tempos. Mas o gerenciamento da comunicação organizacional não é exclusividade dessa modalidade de trabalho. Entender e falar sobre comunicação assíncrona e síncrona nos dias de hoje, tornou- se importante e necessário, independente da forma de trabalhar.
Diante disso, é fundamental que saibamos sobre essas duas maneiras de comunicação e como elas podem influenciar no dia a dia de trabalho.
Sendo assim, neste artigo eu vou colocá-lo a par de todas estas informações. Aqui você saberá:
- O que é comunicação assíncrona e comunicação síncrona?
- Diferenças entre comunicação assíncrona e síncrona.
- As mudanças comunicativas no trabalho remoto.
- Roteiro para criar uma comunicação assíncrona de resultados.
Fica comigo neste artigo e dê um UP na sua comunicação.
O que é comunicação assíncrona e comunicação síncrona?
Muito se tem falado sobre estes tipos de comunicação e também pudera, são muito usadas, principalmente por estarmos trabalhando de forma híbrida, ora na empresa, ora no home office.
E muitos somente no trabalho remoto!
Desta forma, a comunicação síncrona é quando se tem a oportunidade de falar com as pessoas de maneira direta, em tempo real. Ou seja, o emissor passa a mensagem e o receptor responde, sendo que o diálogo ou feedback ocorrem naquele momento.
Já a comunicação assíncrona é atemporal, quer dizer, o emissor envia a mensagem, mas não necessariamente o receptor irá recebê-la imediatamente.
Por isso, a grande importância do entendimento de quando usar uma ou outra forma de se comunicar.
Eu percebo que as mudanças que ocorreram no nosso modo de trabalhar impactam diretamente na comunicação.
Antes era possível você seguir direto para o espaço de um colaborador e obter a informação necessária imediatamente. Agora temos que priorizar ainda mais o que se precisa saber para dar andamento nos processos.
Conhecer a melhor forma de se comunicar com a sua equipe está diretamente ligada aos resultados que o líder almeja.
Conheça as diferenças entre a comunicação assíncrona e síncrona e procure sempre fazer a melhor escolha.
Diferenças entre comunicação assíncrona e síncrona
Como dito antes, o ponto fundamental na diferença entre a comunicação assíncrona e síncrona, é que na primeira você não tem o interlocutor em contato imediato, portanto a resposta pode ser dada posteriormente.
Na comunicação síncrona, seu colaborador está presente – seja pessoalmente ou virtualmente – e lhe dá a resposta em tempo real.
Você percebe que a escolha feita vai dar o tom do desenvolvimento da comunicação?
Na comunicação síncrona as empresas fazem contato via telefone, por reuniões presenciais, se utiliza muito a webcam, o Meeting, o Zoom e toda comunicação que a resposta possa ser imediata. Esse processo ocorre de maneira natural, pois estamos condicionados nesse modelo de comunicação há muitos anos.
Por outro lado, quando a resposta aguardada pode obedecer a certo período de espera, o líder pode usar a comunicação assíncrona. E, com o advento do trabalho remoto, a modalidade está muito em uso e precisa ser aproveitada em tudo de melhor que ela possui.
Nesta altura da leitura, o líder sabe que deve fazer a escolha adequada sempre. Confere?
Temos como exemplo de comunicação assíncrona o uso de e-mails, chats de texto, SMS, dentre outros.
Importantíssimo lembrar que na comunicação assíncrona estar online não significa estar à disposição. Por isso, ansiedade por respostas devem ser abolidas nesse momento! Mas, mantenha a clareza sobre o prazo da resposta.
Eis um motivo para entender como estabelecer a melhor comunicação no trabalho remoto, local em que a comunicação assíncrona está intensamente presente.
Leia também: Comunicação nas empresas: um guia completo e prático
As mudanças comunicativas no trabalho remoto
Por si só o trabalho remoto já traz suas particularidades e aí podemos incluir os sentimentos de solidão e ansiedade.
Imagina só a situação de precisar de resposta imediata e seu interlocutor não poder dá-la. Neste ponto, vale lembrar que na comunicação assíncrona é assim que acontece.
Evite criar ansiedade, aja conscientemente sobre os processos da empresa. Saiba a hora de usar a comunicação certa. Caso você tenha urgência na resposta, faça uma ligação.
Quanto à solidão do trabalho remoto, devem-se ter momentos de aproveitá-la e dar um gás em algum projeto que depende exclusivamente de você e deve-se fugir dela nos momentos que puder fazer a comunicação síncrona. Aí você terá a colaboração direta de seus pares.
Mas tenha clareza de que no digital o tempo é diferente!
Você pode achar que está sem resposta, mas entenda que na comunicação assíncrona a pessoa pode dar uma resposta depois.
A base para esta comunicação dar certo é a confiança no time e as relações desenvolvidas para se trabalhar remotamente. Tudo tem que estar bem claro.
O alinhamento com a equipe no trabalho remoto será fundamental para que a comunicação assíncrona dê certo.
Mas, ainda assim, ter por prática um roteiro de como se comunicar no trabalho remoto é sempre bem-vindo, não é mesmo?
Seguem umas dicas preciosas para você aplicar AGORA.
Roteiro para criar uma comunicação assíncrona de resultados
Para uma comunicação assertiva tenha claro o uso de cada canal de comunicação online. E faça sua equipe saber disso também.
Veja alguns exemplos: e-mails são para assuntos importantes e para registro; chamadas de vídeo são para realizar reuniões; ligações são para assuntos urgentes; WhatsApp é para conversas não urgentes.
Sempre seja direto: por não saber quando sua mensagem vai ser lida, você deve adiantar ao máximo o assunto. Ao cumprimentar o colaborador já dê o detalhamento do que pretende falar, expresse qual é o objetivo daquela mensagem e para quando deseja uma resposta. Dessa forma, o seu interlocutor, vai organizar as prioridades.
Comunique-se pensando nos detalhes: quando receber informações, solicite à pessoa o máximo de detalhes sobre o assunto e, principalmente, como ela espera que seja solucionado. Os detalhes são de extrema importância para uma comunicação assíncrona.
Tenha paciência: é possível que a pessoa que está recebendo a sua mensagem esteja ocupada em outras atividades naquele momento e não consiga responder imediatamente. Entenda isso e crie dispositivos para controlar a sua ansiedade. Afinal, comunicações assíncronas são indiretas e podem demorar a ter uma devolutiva.
Respeite o tempo do seu interlocutor: como dito anteriormente, o tempo no digital é diferente. Na comunicação assíncrona tudo ocorre no tempo que está disponível para cada assunto.
Gostou de saber sobre a comunicação síncrona e assíncrona?
Comente aqui o que pode ser utilizado imediatamente na comunicação assíncrona pela sua empresa?
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