Qual é a sua forma de se comunicar? Passivo, passivo-agressivo, agressivo ou assertivo? Exatamente isso, e dependendo da forma como nos comunicamos temos mais ou menos assertividade em nossas conexões.
Muito se fala em ser assertivo, em ter assertividade em ser adulto emocionalmente. Já escutou este termo por aí?
“Assertividade é a capacidade que uma pessoa possui de se expressar de forma franca e sincera sem negar os direitos dos outros.”
Ou seja, ser assertivo é conseguir expressar-se (falar o que está sentindo, no entanto no tom, forma e contexto adequado. Acha possível tornar-se uma pessoa assertiva na sua comunicação?
Minha resposta é que SIM! Sabe porquê? Por que assertividade é uma habilidade, portanto possível de ser desenvolvida.
Como desenvolver? Primeiro reconhecendo como sou, como me comunico, trazendo para a luz da consciência em qual dos 4 mecanismos estou me comunicando hoje.
Qual é a sua forma de se comunicar?
1. Comportamento passivo
Nesta hipótese a pessoa concorda com o que é dito ou com os acontecimentos à sua volta, mesmo não concordando.
Principais características: normalmente são tímidas, raramente se envolvem, tem vergonha de perguntar porquê, tem medo de dizer não, sentem falta de confiança e raramente reclamam (mesmo descontentes).
Como são os comportamentos dessa pessoa?
Guardam quase tudo o que sentem, tem paciência “sapo boi”, engolem literalmente os “sapos” da vida. Mas quando chegam no seu limite, explodem. Vão para o outro extremo, ocorrendo assim os rompimentos.
Sabe aquela pessoa que nunca reclama, e quando menos se espera ela pede demissão ou pede para se separar? Esse é o comportamento da pessoa que tem como predomínio de comportamento passivo.
2. Comportamento passivo-agressivo
Estas são aquelas pessoas que sempre têm algo a dizer, no entanto nunca dizem. Elas não tem coragem para expressar o que pensam e reclamam pelas costas.
Suas principais características são: evitam conflito, raramente se manifestam, no entanto são agressivos por traz dos panos. São os famosos (as) “duas caras”, considerados falsos. Ficam em cima do muro, não manifestam sua opinião, no entanto falam de você pelas costas
Como são os comportamentos dessa pessoa?
Essa pessoa evita conflito, no entanto é “rebelde e imatura emocionalmente”. Não tem coragem de expressar o que sente e pensa, no entanto gera intriga com seu comportamento “em cima do muro”. Essa pessoa precisa investir em seu autoconhecimento, tomar consciência do quanto esse comportamento impacta em seus relacionamentos e sair do papel de vítima. Precisa internalizar e ressignificar que, falar para “os lados” não resolve, só desagrega e gera falta de confiança para as pessoas a sua volta.
3. Comportamento agressivo
Aqui ocorre o oposto, a pessoa responde de forma agressiva a qualquer situação, gerando conflitos desnecessários e muitas vezes não percebidos pelo próprio.
Suas principais características são: tem opiniões bem fortes e não tem medo de expressá-las, mesmo quando não lhe é solicitado.
Como são os comportamentos dessa pessoa?
Sabe aquela pessoa que é grosseira e ríspida e diz assim: “sou sincero, falo na cara mesmo, não importa se vão ou não gostar”.
Conhece alguém assim? Então, esse é o comportamento agressivo, na verdade a pessoa até é sincera, no entanto a forma como se expressa gera prejuízos e conflitos nas suas relações interpessoais muitas vezes irreversíveis, afastando as pessoas.
Na foto deste artigo demonstro uma imagem para exemplificar um comportamento agressivo. A pessoa agressiva intimida, gera medo e distanciamento nas pessoas.
Você se identifica com o comportamento agressivo? Isso te prejudica?
4. Comportamento assertivo
Chegamos então no melhor dos mundos, o comportamento ASSERTIVO!
Aqui a pessoa expressa de forma adequada todos os seus pensamentos e sentimentos, não perdendo de vista uma tentativa de solução para o eventual problema.
Suas principais características são: fala por si mesmo (a), usa linguagem corporal apropriada, mantém contato visual e não têm medo de perguntar por quê.
Como são os comportamentos dessa pessoa?
É uma pessoa íntegra com seus sentimentos e emoções, ou seja, consegue viver em harmonia com o pensar, sentir e agir. Essa pessoa vive de forma coerente, se expressa com gentileza e firmeza ao mesmo tempo. Demonstra segurança em sua fala, sabe o que quer!
A assertividade é importante para você?
Como posso me tornar mais assertivo?
Uma forma prática para treinar a comunicação assertiva é saber o que quer e falar por si mesmo usando frases com os verbos:
- “eu compreendo”
- “eu percebo”
- “eu observo”
- “eu sinto”
- “eu vejo”
- “eu quero resolver”
Não tenha medo de perguntar por quê?
Saiba dizer “não” acompanhado de frases que demonstrem como você se sente. Mas não se sinta obrigado a ter que se justificar sempre e não peça desculpas, pois a desculpa enfraquece sua posição. Diga “não” sempre firme e calmamente combinando seu tom com a mensagem.
Um maior número de respostas assertivas levará a pessoa a melhorar seus relacionamentos, já que haverá chances menores de frustrações, conflitos ou mal entendidos, uma vez que ele estará na maior parte do tempo exprimindo corretamente seus sentimentos e emoções.
Agora que você já trouxe para a luz de consciência o conceito dos 4 comportamentos lhe provoco a pensar: como você está se comunicando hoje? Está agindo no arquétipo do adulto e sendo assertivo? Leia esse artigo.
Boa notícia, comunicação assertiva é uma habilidade, totalmente possível de ser desenvolvida!
Gostou deste artigo? Não perca os próximos. Cadastre-se agora para receber novos conteúdos em primeira mão!
Quais outros temas você gostaria que escrevêssemos para você?
Deixe aqui seu comentário e nos estimule a ir além e contribuir cada vez mais com seu autodesenvolvimento!
Saiba AGORA como reduzir os conflitos nos relacionamentos. Aprenda técnicas poderosas.
Um abraço coach,
Vanusa Cardoso.
Psicóloga, Master coach e especialista em processos grupais.
Excelente artigo. Me enquadro no comportamento passivo; minha forma de comunicar não gera empatia. Preciso mt desenvolver a habilidade p me comunicar de forma assertiva. Onde encontro orientações práticas p tal aprendizagem ou passo a passo?
Abç.
Maria, nós desenvolvemos um curso específico para ajudar as pessoas a se comunicar de forma assertiva. Você pode acessar esse link e começar a estudar imediatamente.
Te espero lá 🙂
Excelente artigo.
Grata Cleonis.
E para ter acesso a ainda mais conteúdos como esse você pode se inscrever na nossa newsletter, clicando nesse link.
Caso necessite de ajuda para se comunicar melhor, conte conosco. Teremos muito prazer em lhe ajudar a conectar-se melhor com os outros.
Grata Marlene.
Um dos nossos valores é a generosidade e ficamos muito felizes em compartilhar conteúdos gratuitos com vocês. Para ter acesso a mais conteúdos como esse, você pode se inscrever na nossa Newsletter na página principal do site acessando http://www.vanusacardoso.com.br.
Um grande abraço.
Excelente Artigo. Não sou Passivo, isso é certo. Normalmente expresso minhas opiniões, sem agressividade e com diplomacia, não sou de me ocultar. Abraço!
Isso é importante Alcebíades. E você consegue ser assertivo no momento que mais precisa?
Boa tarde! Vanuza sou eternamente grato por tudo que tem feito para nos ajudar ,dando dicas de como melhorar nossa maneira de ser, tanto no trabalho como na vida pessoal, lendo esse artigo e assistindo suas palestras estou agregando muito minha assertividade colocando em prática.Obrigado de coração pelo trabalho magnífico que vc tem feito para ajudar a sermos mais humanos parabéns 🙏.
Grata pela palavras Newton.
Esse é o melhor presente que posso receber 🙏🙏🙏
Olá Vanusa.
Recentemente uma nova profissional entrou na empresa e em todas nossas conversas que tenho com ela ocorre que ela insiste que alguma palavra que usei não foi apropriada. Diz toda vez que a palavra “X” é muito forte ou agressiva.
Um exemplo disso foi que usei a palavra “refém” para me referir a uma situação onde pessoas da equipe A estavam segurando demandas da equipe B.
Estou a dias buscando pelo peso das palavras ou sobre como escolher palavras mais “leves” mas isso não me entra na cabeça pois penso que as palavras tem seu significado e ponto. Avaliando a semântica, sintaxe e meu tom de voz me vejo como assertivo e toda vez ela coloca que “é difícil conversar comigo” ou que “não sabe se vamos continuar trabalhando juntos”.
Trabalho com mais de 50 pessoas diretas e apenas ela age assim.
Como posso encontrar o peso das palavras? Qual área da lingua portuguesa devo estudar? Como validar se estou sendo agressivo se apenas 1 pessoa fala sobre isso?
sou todos eles , so que nem sempre dou com a forma serta