19133545167187

Desvendando as 5 Linguagens do Amor para uma Liderança Eficaz

No caminho que você escolheu para ser um bom líder, você sabe que precisa aprender a se relacionar com as pessoas. Desvendando as 5 Linguagens do Amor para uma Liderança Eficaz, é a chave para motivar sua equipe e fazer com que eles se sintam valorizados. E para que isso dê certo, o líder deve prestar atenção em como se comunicar com cada perfil de colaborador.

Compreender como cada pessoa da equipe recebe determinadas atitudes e ordens, pode motivá-la da maneira correta e fazer a relação interpessoal ser a melhor. Por isso, a compreensão de como aplicar as 5 linguagens do amor na liderança se mostra fundamental nesse processo. Isso porque, ao descobrir a linguagem certa de seu colaborador você obterá resultados incríveis na sua empresa.

Alguns podem perguntar-se do porquê falar das 5 linguagens do amor na área de gestão de pessoas e isso é compreensível, mas os líderes sabem que liderar pessoas acaba por ser uma entrega diária. Essa dedicação na liderança e nas equipes que geri, é comparada ao amor que uma pessoa tem pelo que faz.

Leia o artigo até o fim para aprender mais sobre as 5 linguagens do amor e melhorar seus relacionamentos interpessoais na empresa. Você verá que pode elevar o nível de comunicação apenas ao descobrir o tipo adequado de linguagem para usar com cada pessoa que se relaciona.

Boa leitura!

De onde surgiu a temática “As 5 Linguagens do Amor”?

As 5 Linguagens do Amor surgiram em um livro de mesmo nome em 1992, escrito pelo teólogo, conselheiro matrimonial e professor universitário norte-americano Gary Chapman. Na publicação, o autor define cinco maneiras de como se expressar em um compromisso sincero com seu cônjuge e mostra como as pessoas dão e recebem afeto.

Embora o livro tenha sido escrito para facilitar a comunicação entre os cônjuges, é sabido que todas as pessoas possuem linguagens para se comunicar e serem entendidas diversas. Por isso, com o intuito de aproveitar a veracidade das descobertas feitas pelo professor, que se estendem as 5 linguagens do amor para diversos âmbitos. Para nós no âmbito da liderança.

Por que reconhecer as linguagens do amor no trabalho é tão importante?

As pessoas expressam seus sentimentos e percebem os sentimentos dos outros pela linguagem do amor. É uma forma de comunicação bem comum, ainda que não seja tão divulgada assim. Por isso, quando o líder conhece como seus colaboradores recebem as atitudes e dão a devolutiva disso, ele tem nas mãos a chave para a comunicação assertiva.

Ao aprender e detectar qual a linguagem do amor de cada membro da equipe, o líder pode traçar estratégias para receber em troca o melhor desempenho do pessoal. Além disso, conseguirá:

  • Se relacionar melhor com seus colaboradores;
  • Ter uma comunicação mais assertiva;
  • Diminuir ruídos na comunicação;
  • Diminuir conflitos;
  • Dar feedbacks mais eficazes;
  • Fortalecer seus relacionamentos;
  • Ser um líder melhor para sua equipe;

CONHEÇA A SUA LINGUAGEM DO AMOR GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI. 

As cinco linguagens do amor e como utilizá-las na Liderança.

Se é um desejo do líder conduzir a sua equipe com inspiração para uma cultura organizacional saudável, que gere os melhores resultados, ele tem que evoluir nos relacionamentos com aqueles ao seu redor. Nesse caso, os seus colaboradores, superiores diretos e até mesmo clientes. Olhando por esse viés, conhecer as 5 linguagens do amor e aplicá-las nas relações interpessoais pode ser um divisor de águas na sua carreira como líder. São elas:

  • Palavras de afirmação
  • Tempo de qualidade
  • Presentes
  • Atos de serviço
  • Toque físico

PARA CONHECER MAIS A FUNDO ASSISTA ABAIXO O VÍDEO SOBRE A PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR.

É importante saber qual a linguagem do amor predominante de cada pessoa que o cerca na liderança para, então, fornecer o que ela precisa para trabalhar engajada e focada nos resultados. Se essa equação der certo, o líder logo verá uma equipe mais feliz e resultados mais significativos.

Palavras de afirmação

As pessoas que possuem a linguagem do amor predominante como palavras de afirmação são aquelas pessoas que precisam ouvir elogios, agradecimentos e incentivos verbais no trabalho. Até um pedido de desculpas é bem-vindo para que ela perceba que você a respeita e se importa com ela. No caso dessas pessoas, não adianta deixar subentendido sua admiração pelo desempenho dela, vai valer mesmo se você verbalizar. Só que tome muito cuidado com a forma de falar, pois para uma pessoa sensível a essa linguagem, percebe facilmente o tom de voz. Se esse não estiver de acordo com as palavras que utilizamos, será descoberto na hora. Sinceridade é ouro aqui!

Tempo de qualidade

Os colaboradores que valorizam passar tempo de qualidade com você possuem a linguagem do amor tempo de qualidade. Nesse caso, é muito importante que você largue tudo o que está fazendo para dedicar 100% da sua atenção a eles quando estiverem em uma reunião, por exemplo. O tempo de qualidade significa para o colaborador fazer algo juntos e receber atenção plena da pessoa que conversa com ele. Por isso, aprenda a ouvir seu colaborador sem se deixar interromper por telefonemas ou outras pessoas. Deve-se manter o contato visual, não interromper a sua fala, observar a linguagem corporal, não fazendo outra coisa que tire a sua atenção. O tempo, nesse momento, é do seu colaborador.

Presentes

Os colaboradores que são da Linguagem do Amor Presentes, gostam de receber agrados e se sentem motivados por isso. O valor monetário, por mais das vezes não importa, o que é importante mesmo é serem lembrados genuinamente por seus gestores. Pode ser uma bonificação, uma lembrança de uma viagem que você fez, o importante é que o presente está sendo dado de coração, com a intenção real de agradar e deixar uma marca para o colaborador.

Atos e serviços

Atos e serviços são aqueles pequenos gestos que demonstram que você se importa de verdade com o seu colaborador. Abrir a porta quando o vir chegando, por exemplo, oferecer-se para buscar um material que ele necessita já que vai até a sede. As pessoas que possuem essa linguagem do amor como principal, se dão muito bem com líderes servidores, esses que assessoram a equipe para que ela alcance o sucesso.

Toque físico

Apesar de verdadeiramente muitos colaboradores terem como linguagem do amor o Toque Físico, ele exige cuidado para não haver uma interpretação errada. Isso mesmo, um cumprimento com aperto de mãos ou até mesmo um abraço breve pode alegrar a pessoa, mas não se pode cair no erro de trabalhar com essa linguagem e a pessoa não ser simpática a ela. Por isso, certifique-se de que a pessoa realmente usa essa linguagem, ou ela poderá interpretar como assédio.

Esse conteúdo é mesmo interessante, você não acha? E mais, os resultados são comprovados, pois as pessoas gostam de serem tratadas da forma que se sentem mais confortáveis e seguras. Ajude a levar esse conhecimento para mais pessoas, compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *