Cada emoção tem sua função! A resposta que o corpo dá ao estímulo exterior recebido, pode ser boa ou ruim, às vezes confusa. Isso porque as emoções são reações fisiológicas herdadas ao longo da evolução da espécie, desse modo senti-las não é uma escolha. Agora você já pensou como as emoções primárias e secundárias impactam na liderança?
Para o desenvolvimento da inteligência emocional é fundamental que o líder conheça as emoções e como lidar com elas. Assim, possuir esse conhecimento torna a vida do líder melhor.
Se você deseja conhecer de quais emoções estou falando e de que forma o trabalho de líder é beneficiado por esse conhecimento, leia o artigo até o fim.
Nesse artigo desejo mostrar o que são emoções primárias e secundárias. Exemplos de emoções primárias e também de emoções secundárias. E, muito importante, como esse conhecimento impacta na vida do líder.
Vamos conhecer um pouco mais desse universo? Fique comigo!
O que são emoções primárias e secundárias
A emoção primária é também chamada de emoção básica e esse nome enfatiza que ela é a emoção principal.
Os seres humanos nascem com a capacidade de sentir a emoção primária.
Para se classificar como uma emoção primária ela deve ser reconhecida e sentida por qualquer ser humano, ou seja, deve ser uma emoção universal. As emoções primárias são mais dependentes de estruturas do cérebro, então, independente do lugar ou cultura, os seres humanos devem reconhecê-las imediatamente.
Além disso, a emoção primária é produzida sem que queiramos e de acordo com um estímulo exterior, ela simplesmente aparece. Normalmente causa algum tipo de efeito no corpo como, por exemplo, aumentar o ritmo cardíaco, produzir ressecamento bucal ou gerar tensão nos músculos.
Sobre as emoções primárias não se tem controle! Mas você pode reconhecê-las e reagir bem a elas.
Já com as emoções secundárias farei uma analogia interessante.
Você se lembra de como fazia a mistura das cores primárias na escola? O surgimento das emoções secundárias pode ser comparado a esse conteúdo, se entender que misturar as emoções primárias faz com que as emoções secundárias nasçam.
Agora o que é mais importante saber para compreender essa classificação das emoções é que as emoções primárias nascem com o ser humano e todos as têm.
Já as emoções secundárias são aprendidas com o tempo, de acordo com a cultura e o contexto no qual a pessoa se encontra.
Exemplos de emoções primárias
Diversos autores estudaram as emoções e chegaram a um consenso na hora de classificá-las, daí se tem emoções primárias e secundárias.
Mas o número exato de emoções primárias ainda é questionado, pois alguns estudiosos incluem o amor, outros o refutam.
A certeza é que essas são poucas, em torno de 5 ou 7. Veja alguns exemplos de emoções primárias:
Nojo: trata-se de uma emoção que repudia alguns estímulos, por exemplo, se alguma comida te fez mal, quando você a vir novamente pode sentir repulsa, o nojo.
Medo: alerta para um perigo que se aproxima. Sentir medo é pura sobrevivência, promove, de um modo geral, reações de fuga.
Alegria: é a sensação de tranquilidade e serenidade que está relacionada a sentimentos positivos. Sentir alegria nos motiva a seguir o caminho.
Tristeza: essa emoção aparece diante de uma situação emocional que traz prejuízo. Diminui a energia e a motivação e reduz o metabolismo aumentando o isolamento social.
Raiva: está associada à hostilidade. Os níveis de adrenalina são elevados e o corpo se prepara para se defender diante de um possível perigo.
Exemplos de emoções secundárias
Pelo fato das emoções secundárias serem uma junção de emoções primárias e fazerem diversas combinações, o número dessas é maior.
Ainda mais quando se pensa que ela é uma emoção aprendida, que depende do entorno e da cultura. Elas servem para muitas funções, não só para sobrevivência como são intituladas as emoções primárias.
Essas emoções são muito importantes por contribuírem para a formação da identidade e influenciarem no autoconhecimento e na autoestima.
Por isso, quero te mostrar aqui quais as emoções secundárias mais listadas pelos estudiosos e fazer você pensar nelas dentro da sua liderança. Veja:
Vergonha: essa emoção faz com que as pessoas mudem seu jeito de ser. Para que não se sintam ridicularizados pelos outros ou apenas para serem aceitas. Sentir vergonha é sentir um mal-estar por estar sendo julgado.
Orgulho: é uma satisfação que se sente por si próprio. Quando sentida de forma adequada se relaciona positivamente com a satisfação sobre o que se faz. No entanto, mal gerenciado, o orgulho, pode te fazer um solitário.
Culpa: é uma sensação horrível e pesada. Um mal-estar muito grande e traz a ideia de que cometeu um erro terrível e se sente merecedor de algum tipo de castigo.
Prazer: essa é uma emoção gostosa de sentir e está relacionada com a motivação. A equação é simples, se algo foi feito e trouxe prazer e satisfação é natural que a pessoa queira continuar a fazer.
No ambiente de trabalho as emoções não ficam para fora da porta. Ali você tem que lidar com tudo isso, no caso do líder, não importa se são as suas emoções ou as emoções dos seus liderados.
Por esse motivo é muito importante saber que as emoções primárias e secundárias impactam na sua liderança. Mais importante ainda é saber como gerir isso tudo.
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Como esse conhecimento impacta na vida do líder
Os dois tipos de emoções fazem parte do dia a dia de uma empresa, por isso o líder precisa saber dos impactos que esse conhecimento tem no local de trabalho.
As emoções primárias irão aparecer em diversos momentos e sem pedir licença.
Um líder com algum nível de inteligência emocional vai ser assertivo e estratégico nesses momentos. Por exemplo, em uma situação de conflito, a raiva vai querer explodir ali mesmo, mas não é o adequado. Nesse momento, o líder deve identificar o motivo da raiva e tentar direcioná-la para um objetivo comum aos envolvidos.
A raiva bem conduzida pode ser construtiva! Mas precisa ser entendida e domada.
As emoções secundárias, essas que são construídas, também se farão presentes. Apenas de um jeito diferente.
Este tipo de emoção fomenta o autoconhecimento e a identidade pessoal, e são as que fazem com que o caráter de uns se diferencie do dos outros.
Devido a este peso que possuem por ajudarem a nos identificarmos como pessoas, influenciam sobre a autoestima e sobre a forma com que nós nos consideramos.
Então, um funcionário que demonstrar vergonha pode estar pedindo um auxílio para se inteirar da equipe. Em outro caso, a presença de colaboradores muito orgulhosos do que fazem, pode ser exemplo para que mais pessoas se desenvolvam ali.
E quando a culpa tenta tomar conta do líder, ele precisa identificar o que esse sentimento está lhe dizendo.
O que mais desejo é que os líderes possam estar conscientes e resolutos nos momentos que forem chamados a sua missão. Para isso, o autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional devem ser o seu ponto de partida desde agora.
Deixe aqui nos comentários qual das emoções mais aparece no seu dia a dia.
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