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Entenda de que maneira a liderança deve lidar com a demissão

O processo de demissão nunca é fácil, por vezes até doloroso, no entanto faz parte de mais uma das competências do líder. Por isso, na sua liderança é preciso aprender a conduzir esse processo de forma humana e ética.

Mas porque deve ser o líder a fazer a demissão?

Sugere-se que o líder faça o desligamento do funcionário para que seja justo e criterioso, pois foi o líder quem acompanhou todo o desempenho do colaborador, é ele que sabe especificar todos os pontos fortes e fracos dele e, por isso, informar detalhes na demissão.

Você ainda não se sente confortável para exercer essa competência? Continue na leitura desse artigo para compreender de que maneira a liderança deve lidar com a demissão. O papel que o líder desempenha nessa hora e dicas muito importantes para fazer desse momento o menos traumático possível.

Boa leitura!

O papel do líder no processo de desligamento

Dada a fragilidade do momento, é recomendado que o líder faça o processo de desligamento do funcionário. Isso porque pela convivência mantida, o líder sabe tocar nos pontos certos para evitar dores e constrangimentos. Até porque uma relação não deve terminar mal, afinal enquanto durou foi de serventia para ambas as partes.

Também, o colaborador pode se sentir mais confortável em receber essa notícia do líder e não de uma pessoa estranha. Pode inclusive ser mais compreensivo com a demissão se o líder usar o método certo e as palavras certas.

Mas, em casos em que o líder ainda não possui preparo para conduzir o momento do desligamento, o RH da empresa ou um superior, pode participar deste momento para respaldar as atitudes do líder.

Mas não se pode esquecer que a responsabilidade do momento ainda deve ser do líder. Por isso, o autoconhecimento e o preparo são fundamentais para esse profissional.

Separei um artigo incrível para complementar sua leitura: As competências mais desejadas na liderança pelas organizações

Quando demitir um funcionário

A demissão de um membro da equipe depende de vários fatores e todos eles necessitam de muita observação por parte do líder. A primeira delas é ter certeza da demissão, e o motivo mais comum é a falta de envolvimento do profissional nas questões da empresa.

Mas como saber se a pessoa deve ser demitida?

Para ter certeza da atitude, o líder deve manter uma base consistente de informações e indicadores. Para isso aplicar a avaliação 360º é uma das formas que merecem atenção, uma vez que nessa avaliação haverá informações de vários membros da equipe sobre um mesmo colaborador.

Observe a recorrência dos mesmos erros, se você já chamou a atenção para o mesmo erro e o funcionário ainda o comete repetidamente, mostra baixo nível de eficiência ou preparo para a função. Além disso, o funcionário com uma conduta negativa que vive reclamando e mantém essa postura de forma constante e irreversível mesmo após os feedbacks, a melhor atitude a tomar é demiti-lo.

Mas, o mais importante é só manter uma pessoa em sua equipe pelo tempo que ainda estiver disposto a treinar e acreditar em seu trabalho.  No exato momento em que a liderança não acreditar no funcionário e perceber que já fez de tudo para a melhora dele, mas não existem expectativas de mudanças efetivas, esse é o momento de pensar no desligamento do funcionário.

Dicas de como desligar um colaborador

Um dos segredos para a liderança para a demissão dos funcionários é o preparo. Quando o líder desenvolve as habilidades para o cargo que ocupa e pratica isso, seu desempenho fica melhor e maior e suas dores de cabeça menores. Por isso, estude essas dicas de como desligar um colaborador para conseguir fazer isso de uma forma bastante segura e menos dolorosa para ambos os lados.

1- Seja justo

Isso inclui fazer uma autoanálise de como foi o seu desempenho como líder. pergunte-se se foram dados os feedbacks necessários? Se a contratação da pessoa foi dentro do perfil necessário ao cargo? A sua escuta foi ativa para com esse colaborador? Depois de realizada toda esta análise e a resposta foi sim para as questões, siga ciente de ter feito o papel de líder genuinamente.

2- Nunca tome medidas precipitadas

Nada de cancelar o usuário do sistema do suposto ex-funcionário antes da concretização da demissão, tampouco impedir o acesso dele nos locais comuns ou até mesmo o seu espaço de trabalho. Isso só deve acontecer depois de demiti-lo.

3- Prepare-se para o momento da demissão

Use a comunicação não violenta, para tanto esteja respeitoso e calmo. Deve-se até elaborar um roteiro por escrito para planejar a sua comunicação. Lembre-se, este é um momento delicado para ambas as partes e, por isso, ter clareza dos passos a tomar é fundamental.

4- Comunique o colaborador

Informe ao colaborador que necessita conversar com ele e seja pontual. Não faça rodeios quanto o motivo da demissão, pois é importante que a pessoa saiba onde errou par não errar mais nos outros empregos que buscará. Seja um líder educador e aproveite esse momento que o momento pode ser riquíssimo para aprendizado e mudança de atitudes.

5- Demita pessoalmente

Nunca comunique a demissão por telefone, mensagens, WhatsApp, e-mail ou telefone. O desligamento do funcionário deve acontecer olho no olho, assim como ocorre na admissão.

6- Observe o dia da demissão

Nunca demita alguém no dia do seu aniversário, por exemplo. Imagina ter essa memória em um dia que deve ser de comemorações. Isso serve também para as datas comemorativas como Natal, Páscoa, dentre outros.O contrário também vale, a demissão em um dia de sofrimento só vai agravar a situação para a pessoa.

7- Demita no início da jornada de trabalho

Não cometa o erro de demitir o funcionário no fim do expediente, ele acabará por ter um sentimento negativo e se sentir usado pela empresa. Se for possível realize o desligamento no início da semana, assim a pessoa logo já poderá ativar seus contatos e buscar novas oportunidades.

8- Mantenha o controle emocional

A reação emocional do demitido nem sempre é de compreensão, muitas das vezes ele pode se descontrolar e , nesse momento, o líder deve manter-se calmo e não tentar discutir. Saiba controlar seus próprios sentimentos.

9- Previna-se com a documentação

Faça o colaborador assinar a documentação antes de deixar a sala. O RH é responsável por providenciar esses documentos e já o oriente sobre a devolução de equipamentos e afins.

10- Comunique a equipe

Evite que haja ruídos e conversas de corredor na empresa. Para isso comunique imediatamente toda a equipe que o colaborador não faz mais parte da empresa.

Agora você já tem um caminho para seguir nesse momento tão delicado que é a demissão de um colaborador. Mas mesmo assim, líder, tenha claro em sua mente que o cargo de liderança necessita de aprendizado contínuo e diário.

Por isso, se você deseja se aprofundar e ficar mais confortável com essa tarefa e saber lidar melhor com a demissão, procure por um dos cursos oferecidos pela Vanusa Cardoso Academy.

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