Não é a personalidade do líder, especificamente, que define o sucesso da liderança, isso é um fato. No entanto, a liderança exige Inteligência emocional, assertividade, autoconhecimento, o conhecimento técnico do negócio, dos processos e das pessoas, paixão e outros esforços empregados para se fazer o trabalho da melhor maneira possível e por isso vamos falar sobre: 5 dicas para conseguir liderar e fazer boas conexões.
Ser introvertido, por exemplo, pode ser um pesadelo para pessoas que precisam estar à frente de um negócio ou de uma equipe. Mas aprender a lidar com isso pode trazer uma liderança proveitosa e respeitada, fazendo boas conexões com as pessoas.
Leia esse artigo para entender um pouco mais como um líder introvertido pode alcançar bons resultados e conseguir liderar com maestria sua equipe. Conheça dicas preciosas para não deixar a introversão se sobressair e atrapalhar a sua liderança.
Como a introversão é descrita?
Não há nada de errado em possuir esse traço de personalidade, afinal isso nasceu com você e, por vezes, precisa ser entendido e dominado. Isso não quer dizer que um líder introvertido não está menos preparado para uma carreira de sucesso, de jeito nenhum!
No dicionário Michaelis tem-se que introspecção é a observação e descrição por determinada pessoa de suas experiências e seus padrões de comportamento e o introspectivo é aquele que se examina e contempla as próprias experiências, os próprios pensamentos e sentimentos.
Nesse sentido, o introspectivo olha para dentro de si.
Características positivas do líder introvertido
O ambiente de trabalho guiado por um líder introvertido, por vezes, é mais calmo e sereno, dado o seu autocontrole, a maneira que pensa antes de agir e o silêncio que favorece no espaço. Para as pessoas mais extrovertidas pode ser um problema, porque o líder quieto dá margem a inúmeros pensamentos de ansiedade por alguns funcionários. Isso precisa ser dosado.
O líder introvertido tem características que podem dar muito certo no dia a dia da empresa. 5 dicas para conseguir liderar e fazer boas conexões Veja-as:
– Sabem ouvir
Pelo fato de falarem menos e serem muito atenciosos para poderem processar as informações, os líderes introvertidos são bons ouvintes. Isso faz com que ele conquiste a confiança da equipe e ganhe muito com a descoberta de novas ideias e até resolução de conflitos.
– Buscam ser flexíveis
Por ouvirem os funcionários, os introvertidos acabam fazendo uma liderança compartilhada, ou seja, a fala dos seus funcionários importam e ajuda diariamente. Assim a equipe adquire espaço para trabalhar e se sente autônoma para resolver todas as situações que se acharem capacitados.
– Geram equipes independentes
Como não gostam de ficar falando o tempo inteiro, os líderes introvertidos mostram os limites para a equipe e a deixam caminhar. Assim, quando o líder estiver ausente, a equipe por estar mais desenvolvida e independente não fica esperando a ordem da chefia, ela conhece até onde pode ir e vai.
– Criam um clima organizacional agradável
O meio é o silêncio promovido que transmite calma e serenidade. É pelo exemplo que esse líder vai gerir as pressões do dia a dia e os possíveis conflitos. Líderes mais calmos tornam-se espelhos para suas equipes, dessa forma, os funcionários podem adotar essa postura no tratamento com os clientes e uns com os outros. Claro que se precisar dar um feedback de melhoramento o líder o fará, afinal faz parte da sua função.
– Tomada de decisão mais acertada
O fato de refletirem e ponderarem sobre as questões do trabalho, faz com que os líderes introvertidos tomem decisões mais assertivas do que as decisões por vezes precipitadas e impensadas no calor da emoção.
Aproveite e complemente essa leitura: Síndrome do Impostor: Isso existe na sua liderança?
5 dicas para conseguir liderar e fazer boas conexões
O líder introvertido já conhece as suas fraquezas, afinal ele geralmente é muito observador e reflexivo. No entanto, se está num cargo de liderança precisa lapidar as fraquezas para usá-las em favor de uma boa liderança.
1- Use o silêncio a seu favor
Em uma conversa com um funcionário para resolver um conflito ou coletar ideias para tomada de decisão, o silêncio pode ser o trunfo perfeito, pois o líder vai entender o que pensa o outro e agir sobre isso. Mas em uma reunião ou negociação em que a opinião do líder, os dados indicados e a tomada de decisão é fundamental, ficar em silêncio pode ser um grande problema.
2- Faça a dosagem de empatia
A empatia é uma qualidade forte dos introvertidos, mas ela precisa ser dosada. Para a equipe funcionar de forma produtiva é preciso usar de empatia, mas também ser duro quando precisar. Às vezes, pela empatia, um líder introvertido pode se limitar e não aplicar um feedback mais pontual de correção e deixar de ajudar o seu funcionário.
3- Defina quando agir
Tentar ser uma pessoa que não é torna-se desgastante, desafiador e artificial. Por isso, lidere entregando resultados e gerindo as pessoas à sua maneira. No entanto, saiba o momento da ação! Se precisar agir com funcionários, clientes ou mesmo seus pares, muna-se de conhecimento dos seus pontos fortes e fracos e vá para a conversa. Nas decisões não é diferente! Se depender de você, verbalize.
4- Transforme a escuta ativa em ações
O ponto de vista do líder introvertido é único, muitas das vezes, o que é visto por ele os outros ainda não alcançaram. Por esse motivo, transforme o que você escuta e pondera em ações que todos possam seguir. O resultado será de muita satisfação.
5- Chame os funcionários no individual
Se o problema é se pronunciar no coletivo, tente marcar os encontros no individual. Lembre-se que a conexão com sua equipe é primordial para que tudo se encaixe no grande grupo e traga resultados. Se para reduzir dúvidas é preciso falar no coletivo, você pode usar até a comunicação interna (e-mail) para finalizar as instruções comuns.
Se você identifica alguém como um líder introvertido, encaminhe esse artigo para ajudá-lo. E, para além disso, se você quiser ser eficiente e eficaz na sua liderança mesmo sendo introvertido, conheça o que a escola Vanusa Academy pode te oferecer CLICANDO AQUI.