Lideranca-Positiva

Liderança positiva: o que é e como colocar em prática

O mercado de trabalho é sempre um lugar de muita competitividade, as empresas trazem inúmeros desafios para os líderes em relação a resultados e, também, sobre a gestão de pessoas. Dessa forma, encontrar um modelo de gestão que alcance resultados e ajude no desenvolvimento dos profissionais se torna mais um desafio.

Nesse ponto, optar pela liderança positiva pode ser a solução para esse impasse, pois, as práticas dessa gestão focam nos pontos fortes dos funcionários, buscando aprimorá-los.  E funcionários bem preparados impactam diretamente nos resultados da empresa.

Fique na leitura e entenda tudo sobre esse estilo de liderar, o qual vem ganhando espaço no mundo corporativo rapidamente. Depois de saber o que é liderança positiva e como usá-la você será capaz de praticar no seu ambiente de trabalho e verificar se isso é para você.

O que é liderança positiva

A liderança positiva nasceu da psicologia positiva. Para entender é preciso relembrar como a psicologia tradicional trata, no geral, os seus pacientes. Volta-se para as doenças da mente e os estados de desordem que afligiam as ideias e emoções do ser humano, e, dessa forma, olha apenas para como tratar essas mazelas.

A psicologia positiva detém-se em analisar os aspectos positivos das emoções e dos comportamentos humanos e dando esse enfoque, a nova vertente, acredita que pode ajudar as pessoas nos tratamentos ou mesmo no processo de cura de sua doença.

Por isso, a liderança positiva é um modelo de gestão que foca nas competências e experiências dos liderados, buscando potencializá-los. É o olhar para dentro na busca do que os funcionários têm de melhor. Isso não quer dizer que os pontos fracos serão ignorados, estes serão postos em pauta também, mas são os pontos fortes as estrelas da ocasião.

Base da liderança positiva

Para se fazer uma liderança positiva é extremamente necessário focar na comunicação, afinal para saber sobre as pessoas é preciso se comunicar com elas. É dessa concentração de informações que o líder vai criar um cenário de relações positivas e clima positivo dentro da empresa.

Automaticamente nascerá no ambiente de trabalho uma cultura organizacional que resulta em aumento da confiança e respeito entre equipe e liderança e isso é muito bom e saudável para o negócio.

O sucesso da gestão positiva está calcado nos seguintes fundamentos:

·         Foco nos pontos fortes de cada membro da equipe;

·         Desenvolvimento do poder conjunto da equipe;

·         Uso da Comunicação Não Violenta;

·         Reforço das relações positivas, algumas pessoas são perfeitas trabalhando juntas;

·         Criação de times unidos e conectados;

·         Reforço da missão e dos valores da empresa;

·         Valorização das pessoas ao cuidar da sua saúde física e mental;

·         Trabalhar regularmente o engajamento;

·         Buscar autonomia para a equipe.

Benefícios da prática positiva na liderança

O foco na liderança positiva traz inúmeros benefícios para a empresa e para a relação do líder e seus liderados. Isso porque as características positivas são exaltadas e aproveitadas.

– Aumento da performance: com as habilidades exaltadas e desenvolvidas, o funcionário consegue performar com maior facilidade e os resultados aparecem.

– Produtividade: O profissional engajado, pertencente e sentindo-se respeitado tem mais chances de produzir mais, ele está satisfeito e isso impacta positivamente na produção.

– Entendimento dos valores da empresa: com a liderança positiva, o liderado fica mais próximo do líder e passa a entender o que a empresa precisa e a que ela veio. Dessa forma, passa a trabalhar ligado a esses valores.

– Retenção de talentos: é parte da retenção de talentos organizar um espaço laboral agradável e com possibilidade de estudo e desenvolvimento para seus funcionários e isso vem ao encontro da liderança positiva.

Praticando a liderança positiva

Já foi dito que liderar positivamente é arrancar o melhor dos funcionários exaltando seus pontos fortes, aprimorando-os se necessário. Assim, veja 6 formas de aplicar a liderança positiva na prática.

1- Delegue e dê autonomia aos funcionários

Um gestor controlador que microgerencia seu pessoal mostra que não confia em ninguém. Esse é um momento que os profissionais buscam por flexibilidade e autonomia e ter um gestor com os olhos grudados neles não os deixa crescer e mostrar o potencial. Prepare-os e confie!

2- Acabe com os julgamentos

Não há nada mais inibidor do que ao expressar uma opinião e ser julgado, mesmo que com olhares. O líder positivo precisa criar um espaço de segurança psicológica para seus funcionários, lugar em que podem se expressar sem serem punidos ou julgados.

3- Foque nos pontos fortes

As pessoas ainda terão seus pontos de cuidado e falhas, inclusive, mas é preciso lembrar do que trata a liderança positiva. Bons gestores irão enfatizar o que a equipe tem de melhor e fazer bom uso disso para os resultados. Focar no que é bom, além de tudo, aumenta a autoestima da equipe.

4- Mantenha o engajamento em alta

Envolver a equipe no planejamento, ouvir sua ideia sobre o negócio, recrutar informações para a tomada de decisão, dentre outros, faz com que a equipe se sinta pertencente àquele lugar. Assim como mostrar o caminho de forma clara e com direcionamento também ajuda no engajamento de equipes.

5- Seja empático

Se colocar no lugar do outro vai te dar a dimensão do que o funcionário pode estar sentindo. Esse exercício de projeção pode fazer você entender o porquê das atitudes tomadas e, com isso, desenvolver estratégias para utilizar a situação em favor dos resultados.

6- Reconhecimento dos resultados

O que é bom deve ser recompensado. Assim, para incentivar a continuidade do bom trabalho pode-se premiar os funcionários pelos objetivos alcançados. O ideal é que os critérios da premiação sejam claros e justos, dessa forma, alegra quem os recebe e incentiva quem tem potencial para chegar lá.

Já dá para ver que a liderança positiva impacta positivamente os funcionários e, com isso, pode chegar a alcançar os objetivos propostos como resultado. Mesmo optando por exercer esse tipo de gestão, o líder nunca deve perder a assertividade, pois essa é uma habilidade inerente à liderança.

Para te guiar da melhor forma e te mostrar um caminho de sucesso, peço que acesse a plataforma da Vanusa Academy, a nossa escola para líderes. Nela você vai aprender como ser um líder positivo sem deixar de lado as obrigações que cabem ao cargo.

Comente aqui se você está preparado para gerir seu time nesse estilo de liderança.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *