Não existe feedback negativo, pois todos feitos de forma correta são para ajudar o funcionário. No entanto, há feedback difícil de dar, pois envolve grandes desafios.
Dos 5 tipos de feedback, de reconhecimento, de aprimoramento, de desempenho, de intervenção e de maus hábitos pessoais. Esse último é o mais difícil de se dar ao funcionário.
Isso não quer dizer que os outros feedbacks não apresentem alguma dificuldade para que o líder os faça, não! Mas o feedback de maus hábitos pessoais é muito delicado e pode constranger o líder, e principalmente, o funcionário.
Por isso você deve ler este artigo até o fim! Nele você vai compreender por que esse feedback é difícil, que técnicas utilizar para usar a ferramenta da melhor forma e, ao final, perceber que é uma das responsabilidades do líder também.
Boa leitura!
Por que dar feedbacks mesmo sendo difíceis
Muitas vezes, na rotina do líder, para que a equipe funcione redondinha e ainda possa entregar bons resultados, são necessárias conversas um pouco incômodas e que se tornam altamente desafiadoras. Porque não é simples dizer a uma pessoa que ela possui mau hálito, por exemplo. Na verdade, não se consegue fazer isso facilmente nem com as pessoas que nos são íntimas.
No entanto, dar um feedback difícil se faz necessário à medida que isso vai ajudar a equipe por completo. E, no restrito, ajudar o funcionário.
Imagina que a pessoa em questão está com um problema de saúde e nem se dá conta de que apresenta esse problema? Ou ainda, o funcionário é desligado e não dá descarga quando utiliza o banheiro.
Parece desconfortável lidar com isso e é mesmo, mas também é tarefa do líder e não dá para fugir disso. Então descobrir a melhor forma de fazer esse feedback acontecer é a melhor maneira de resolvê-lo.
Vale lembrar que o Feedback é uma ferramenta fundamental no processo de crescimento profissional e, pode-se expandir até para o pessoal, pois ele tem o intuito genuíno de ajudar as pessoas.
Metodologia para dar um feedback de maus hábitos pessoais
Antes de tudo é preciso se preparar para esse momento, e preparar o funcionário, é claro. Por isso, planeje o tempo suficiente para este momento e dedique-se a ele. Não é legal parecer querer sair do feedback o tempo inteiro, isso passa a impressão que a conversa não é importante.
É muito importante fazê-lo em um lugar reservado e sem interrupções. A pessoa também deve estar preparada, pois pode nem imaginar do que se trata. Daí vemos a importância do quebra-gelo. Faça desse feedback algo construtivo, que ajude a pessoa e não a julgue.
O ponto que vai te ajudar para além da preparação é estruturar o feedback em etapas. Isso facilita que ele siga a linha correta e não constranja ninguém. Dessa forma, conduza o feedback de maus hábitos pessoais da seguinte forma:
1. Leve a pessoa para o lugar reservado;
2. Utilize frases para quebrar o gelo como perguntas sobre a faculdade, a família, etc.;
3. Seja empático e diga que o assunto é delicado, mas que precisa resolver junto ao funcionário para o bem;
4. Fale sobre o problema diretamente: “Percebo que o seu corpo apresenta um cheiro bem forte e gostaria de saber se você tem conhecimento sobre isso?”
5. Espere que o funcionário se manifeste, faça uma escuta ativa com atenção e sem o interromper;
6. Peça que o funcionário aponte uma solução e contribua para encontrar também;
7. Combine de fazerem outro encontro daqui um certo período;
8. Ressalte que o assunto ficará em sigilo;
9. Agradeça e coloque-se à disposição para ajudar como o líder dele;
10. Acompanhe os resultados.
Dicas para humanizar o feedback
Você deve saber que é um processo que o líder faz e que só tende a melhorar com o uso das técnicas corretas e com a prática. Então dar feedbacks cada vez mais humanizados depende de conhecimento e prática. Mas essas dicas já vão te ajudar a iniciar os trabalhos imediatamente:
Sempre vá dar um feedback de cabeça fria
Isso quer dizer que se o feedback pode te incomodar ou te constranger, tem que manter a calma. Isso porque dar um feedback “esquentadinho” vai envolver emoções como raiva, frustração e outras. Já viu que o cenário não será legal, não é mesmo?
Utilize as técnicas corretas
Usar as etapas na ordem para dar um feedback é garantia de que está fazendo o certo. Também enumerar alguma situação elogiosa para o funcionário vai te ajudar a ter sucesso, assim, tenha informações de atitudes boas do funcionário para utilizar também.
Use de empatia sempre
Essa dica é fundamental para que você use as palavras certas nessa conversa. E se fosse você a ouvir o que está proferindo? Como você iria se sentir?
Elimine o comportamento passivo-agressivo
Se falar com o funcionário em tom de sarcasmo como “eu gostaria de te dar um elogio, mas você também não ajuda né?” Prova que já começou errado. No feedback não se pode usar de uma comunicação falha, nesse instante é preciso usar a comunicação não-violenta e a assertividade.
Procure gerar reflexão
O ideal é o funcionário sair da conversa com vontade de fazer uma mudança, ele precisa refletir sobre o que foi dito e perceber que mudar é a melhor possibilidade. Se o seu feedback servir para arrasar seu funcionário, significa que você precisa aprender tudo de novo.
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