É de conhecimento geral que as lideranças exercem um papel muito importante na atração de novos talentos para as empresas. Inclusive ter uma liderança especial, é um dos motivos pelo qual alguns grandes profissionais procuram as empresas.
As pessoas talentosas sabem o quanto é enriquecedor profissionalmente trabalhar com um bom líder. Elas se inspiram e entregam mais em produtividade e criatividade.
Esse artigo foi pensado para evidenciar o quanto uma liderança influencia na contratação dos seus funcionários, e, também, para passar algumas dicas de como atrair talentos para a corporação.
Boa leitura!
Qual o desejo das empresas na atração de novos talentos?
Tem-se um cenário moderno, no qual a competitividade é extremamente acirrada e as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho, ou mesmo, mudando de empresa, tem princípios bastante marcados. Por carregarem esses princípios consigo, muitas das pessoas não se submetem às várias situações impostas pelas empresas, principalmente no tocante ao Meio Ambiente, à responsabilidade social e a qualidade de vida.
É diante disso que as empresas precisam escolher e até conquistar novos talentos. O que as empresas querem são funcionários motivados, alinhados com o propósito, a missão e os valores da marca. As empresas precisam de pessoal capacitado e em concordância com a cultura da empresa, pois isso traz satisfação para ambos e ajuda no fluir das atividades.
A verdade sobre isso: com essa necessidade real das empresas e com o novo perfil dos colaboradores em potencial, as entrevistas de seleção estão cada vez mais elaboradas e exigentes. Por outro lado, os novos talentos também estão mais exigentes e, nesse caso, o trabalho da liderança é resolver essa equação.
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O que os novos talentos procuram em uma empresa?
Em primeiro lugar é importante entender o que significa a sigla ESG. Sabe por quê? Simplesmente porque os colaboradores em potencial, os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, valorizam demais as empresas que aplicam essa sigla.
ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance – ou, em português, ambiental, social e governança. Na prática significa que a empresa atua seguindo boas práticas relacionadas ao meio ambiente. O objetivo é prosperar de forma sustentável, causando o menor impacto possível à natureza.
A responsabilidade social diz respeito aos cuidados que a empresa despende com a comunidade em que está inserida e aos colaboradores no tocante à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida, isso envolve o oferecimento de benefícios flexíveis dentro da empresa.
E, por fim, a governança é a transparência que a empresa utiliza para lidar com clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade em geral. Nesse aspecto a administração da empresa cria canais para sugestões e reclamações, procura ter uma boa relação com políticos e entidades governamentais, investe em boa remuneração dos executivos e faz a composição do Conselho.
São ações dessa magnitude que atraem os bons profissionais do mercado para trabalhar na sua organização. E, de fato, um profissional talentoso sabe o valor que possui e, por isso, pode barganhar para quem vai trabalhar.
Ainda assim, não se pode esquecer que juntamente a isso os novos talentos buscam o básico também, ou seja, um clima organizacional agradável, alinhamento com os valores da empresa, salários atrativos, plano de carreira e um líder que possa admirar e querer seguir.
Estratégias que o líder deve usar na atração de novos talentos
O líder é um grande conciliador entre as necessidades da empresa e os desejos dos funcionários. Ele precisa cumprir com prazos, alcançar metas e dar lucro à empresa. Por outro lado, deve trazer os colaboradores para perto, respeitando-os, gerindo assertivamente a equipe e criando o ambiente propício para o crescimento da empresa e do funcionário. Além disso, tem o dever de usar as melhores ferramentas para fazer a contratação certa.
É verdade, o líder tem muita responsabilidade e muito poder.
Para alcançar sucesso nesse intento, veja algumas dicas que podem ajudar a atrair os melhores talentos para a sua empresa.
Investir na imagem da empresa no mercado
Criar estratégias e campanhas que mostrem o engajamento da empresa com a ESG é uma boa forma de chamar a atenção dos novos talentos. Com a utilização das técnicas apropriadas, tem-se a aprovação e orgulho dos funcionários que já estão no quadro e isso se divulga como uma boa propaganda. Dessa forma, pelas duas vias a boa imagem chega até os talentos, pela estratégia de marketing e pelo boca a boca dos funcionários.
Tenha claro que perfil deseja contratar
Esse trabalho é bastante específico do líder, afinal conhecer as necessidades da empresa e de quem precisa para entregar os melhores resultados só é observado por esse profissional. Visto que ele está no front e é conhecedor das batalhas diárias, fazendo analogia à luta.
Melhore a cultura organizacional
Essa estratégia deve estar diretamente ligada aos perfis que necessita para trazer crescimento para a empresa. Nesse ponto, os futuros contratados devem ser capazes de “comprar a visão, a missão e os valores” da empresa e gostar de estar nela por isso também. Com um ambiente de trabalho harmonioso e saudável, os colaboradores ficarão mais engajados e a retenção de talentos aumentará.
Nunca esqueça dos benefícios
Os benefícios costumeiros já não atraem tanto as pessoas, eles são essenciais para os contratados, como vale alimentação ou plano de saúde. O que pode impressionar os novos talentos são programas de atenção à saúde mental, relaxamento, flexibilidade de horários e cursos de aperfeiçoamento. Por isso, o líder deve pleitear esses benefícios junto à empresa para usar na entrevista de seleção.
Comportamentos esperados do líder no processo de atração
O líder vai ser um dos atrativos para que os profissionais queiram estar na empresa, e por isso, existem comportamentos exercidos desde a entrevista de seleção até o comando diário.
· Ser acessível, estar aberto ao diálogo;
· Saber valorizar o capital humano;
· Ser exemplo da cultura organizacional da empresa;
· Incentivar os potenciais a se desenvolver;
· Ter afetividade, ou seja, interessar-se genuinamente pelo outro;
· Promover a cultura de aprendizado a começar por si mesmo;
· Colaborar com os funcionários de modo que eles se sintam pertencentes ao processo;
· Ser um bom ouvinte;
· Respeitar e entender a individualidade de todos.
As empresas precisam mudar para atrair os novos talentos. Isso se faz com líderes que compreendem o papel que possuem na organização, mas também se faz com uma liderança ESG, pois é na prática, no dia a dia que o líder mostra o que é essa sigla.
A verdade é que o líder tem papel fundamental na demonstração da cultura e das escolhas da empresa, por causa disso precisa ser capacitado o bastante para provar a responsabilidade com o ambiental, o social e a governança e assim agradar a essa nova leva de profissionais do mercado.
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