A comunicação é a base da vida em sociedade. Entender a importância da comunicação nos dias atuais e saber fazer uso desse conhecimento é crucial para se criar laços em nossas relações, entender outras pessoas e nos fazer entender. Eis a comunicação interpessoal.
Eu valorizo demais a comunicação! Por isso trago muitos ensinamentos sobre ela e incentivo às pessoas a terem uma comunicação cada vez mais limpa e eficiente.
Digo isso porque ainda que a capacidade comunicacional seja parte da nossa natureza, ter sucesso em se expressar é um desafio para grande parte das pessoas.
Note bem, quem não se comunica de maneira eficaz, acaba por ficar de fora do círculo que nos insere no grupo que queremos pertencer. E é necessário sentir este pertencimento para melhor conviver com nossos pares.
Por isso, nesse artigo, vou mostrar quais as diferenças entre comunicação interpessoal e intrapessoal; como o uso delas interfere na sua liderança e trazer dicas para desenvolver a comunicação interpessoal.
Fica comigo nesta leitura para conhecer mais sobre o assunto e colher bons frutos no seu local de trabalho.
A comunicação aprimorada vai ajudar nisso.
O que é comunicação interpessoal?
Comunicação interpessoal consiste na troca de informações entre duas ou mais pessoas. Ou seja, é a habilidade de transmitir, receber e interpretar mensagens verbais ou não-verbais de forma clara.
Na comunicação interpessoal podemos incluir uma série de situações comunicativas que devem receber atenção para que sejam usadas da forma certa. Desde a fala, mímica, escrita e até os meios modernos que temos hoje em dia, decorrentes da tecnologia, como é o caso dos SMS, e-mails, fotos, vídeos e mensagens instantâneas de aplicativos.
Nada deve ser negligenciado.
Por isso, o seu modo de falar, líder, pode repelir seus liderados ou trazê-los para perto. Junto de nossa fala tem-se o gestual, a entonação, a postura e todas as expressões faciais que correspondem ao que você diz, ou não.
Tenha muita atenção se o que você profere tem respaldo no comportamento que você usa. Nas relações de trabalho, a comunicação interpessoal, precisa convencer seu interlocutor. Assim, as atividades fluem leves, com entendimento e melhor aceitação.
Tenha em mente, também, que para fazer funcionar a comunicação interpessoal, você precisa entender a comunicação intrapessoal.
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O que é comunicação intrapessoal?
A comunicação intrapessoal é a linguagem para um só, onde a fala torna-se pensamento. É aquela feita consigo mesmo, ou seja, o indivíduo reflete sobre suas ideias e seus desejos. Nela são debatidos os dilemas e as dúvidas que antecedem uma tomada de decisão, por exemplo.
A comunicação intrapessoal antecede a ação do indivíduo: ele estuda o que falar, quais expressões devem estar ligadas à fala e estuda mentalmente a informação que irá influenciar a interação com outros indivíduos.
Para a concretização de uma boa comunicação intrapessoal, a pessoa precisa se autoconhecer.
Só que nem sempre isso é possível, pois a maioria das pessoas não se observa com atenção. Faz parte do autoconhecimento a interiorização no sentido de enfrentar o seu mundo interior e admitir a própria natureza.
Está vendo como é complexo? Mas é extremamente necessário se comunicar com eficiência.
Por isso, busque se autoconhecer, aprenda a lidar com as suas emoções para ter uma comunicação de resultados. A sua liderança vai brilhar com a prática da comunicação intrapessoal e interpessoal.
Como esses conceitos afetam a sua liderança?
Saber como a comunicação intrapessoal e interpessoal afeta sua liderança é escolher uma vida voltada para resultados.
Se você, líder, tem compreensão da comunicação intrapessoal, você tem autoconhecimento e com isso, consegue se preparar para uma comunicação interpessoal efetiva.
Imagina que o líder não esteja resolvido com alguma questão da empresa e precisa comunicar a um funcionário as diretrizes do projeto que envolve justamente as suas incertezas. É bem possível que haja um esforço maior do líder para tratar do assunto, uma vez que ele não tenha resolvido consigo mesmo.
Neste ponto pode-se perceber que a comunicação intrapessoal e interpessoal estão intimamente ligadas. Comunicar o seu time com as arestas já aparadas sobre o assunto, com certeza trará resultados mais satisfatórios.
Agora, uma coisa é certa, tratar todos da empresa, os colaboradores e os gestores, de forma cordial e humanizada, sem perder a capacidade de objetividade e clareza, certamente trará mais sucesso para a empresa.
Por isso, a comunicação organizacional deve ser entendida pelo líder e estendida aos funcionários.
O exercício é diário! Os resultados são certos!
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5 dicas para desenvolver a comunicação interpessoal
Como dito anteriormente, a comunicação é inerente ao ser humano. Ainda que precisemos aprimorar a habilidade cada vez mais, a depender da evolução nas relações que experimentamos, comunicar está em nós.
É essencial que a comunicação intrapessoal seja trabalhada! Por isso, incentivo as pessoas a fazerem cursos de desenvolvimento pessoal, voltados para o autoconhecimento. Pois é a partir do autoconhecimento que o líder vai fazer uma comunicação interpessoal satisfatória.
Entretanto, a comunicação interpessoal acontece todos os dias e devemos melhorá-la AGORA. E, por este motivo, abaixo estão algumas dicas importantes para desenvolver a comunicação interpessoal:
Utilize a linguagem corporal correta
Para que sua mensagem seja bem interpretada, não utilize a linguagem corporal de maneira negativa. Ligue a sua fala a sinais corporais positivos.
Aperfeiçoe sua percepção
Fique atento a tudo que o outro reage à sua fala. Partindo disso, você consegue dar uma condução mais inteligente para a sua conversa. Lembre-se que o momento exige atenção e presença. Esteja ali!
Seja empático
Tenha esta capacidade de ouvir o outro sem o interromper, sem julgá-lo. Deixe- o terminar seu raciocínio com engajamento. É muito importante ouvir a mensagem até o fim para poder dar uma resposta completa e justa ao seu interlocutor.
Pense e reflita antes de falar
Utilize o que você sabe sobre a comunicação intrapessoal e pense antes de responder. Aqui é importante conhecer o seu colaborador para elaborar uma comunicação que o alcance, pois as suas palavras chegarão nele pelo olhar que ele tem da empresa.
Comunique com calma e educação
Algumas pessoas podem se sentir ofendidas pelo teor da conversa que precisa participar. Por causa disso tendem a ofender seu interlocutor. Não seja essa pessoa! Sempre seja neutro e transparente na sua fala, assim a verdadeira mensagem será capturada em sua totalidade, sem ruídos.
Você já pode comunicar suas ideias e mensagens de uma maneira efetiva e eficaz depois de conhecer estas dicas? Deixe seu comentário.
Complemente a sua leitura assistindo o vídeo abaixo no meu Canal do YouTube: Vanusa Cardoso Coaching