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Os erros mais comuns cometidos por líderes e como evitá-los

Você sabe que a figura do líder nas empresas é fundamental para a performance da equipe e o bom clima organizacional, além de diretamente influenciar para o alcance dos objetivos.

É possível que você leia muito sobre que características o líder deve possuir para ser o melhor líder possível e isso é perfeito para o seu crescimento. Mas você já se perguntou quais são os erros mais comuns cometidos pelos líderes e que fazem as coisas desandarem?

Neste artigo você vai conhecer os erros mais comuns cometidos pelos líderes, os quais atrapalham a gestão e podem fazer com que bons funcionários abandonem as empresas. E saber que esses erros dos gestores podem ser facilmente evitados.

O líder é o exemplo

Nos meus treinamentos, baseado em muita pesquisa, vivências e conhecimento do assunto, é dito que a motivação do colaborador é influenciada em muito pelo seu líder. A Gallup, empresa de pesquisa de opinião estadunidense, costuma fazer pesquisas com esse teor e, de acordo com ela, as pessoas que se motivam pelo seu superior giram em torno de 70%.

É um número bastante alto para que se continue cometendo erros que possam prejudicar essa relação, não é verdade?

Qualquer bom funcionário concorda que é muito agradável quando se vai para o trabalho e lá se encontra uma pessoa, ou pessoas, as quais pode-se admirar. Isso serve para tornar o serviço mais leve, focar nos objetivos, criar laços interpessoais muito fortes e ainda se inspirar.

Como o líder é um exemplo para os funcionários, não se pode cometer erros bobos que podem ser evitados apenas mudando de atitude, já que o líder é tão importante na gestão de pessoas.

Erros mais comuns na liderança

É bom saber quais as características de um bom líder e buscá-las seguidamente, mas é tão importante quanto saber que erros devem ser evitados para ser um líder inspirador. Conheça a lista de erros comuns:

1- Não reconhecer o esforço de cada um

Sabe aquele líder que pensa: “não fez mais do que a obrigação” sobre o seu funcionário? Pois bem, está errado. É claro que as pessoas devem fazer o trabalho pela qual foram contratadas, mas se ao fazerem receberem um reconhecimento, fica mais prazeroso e, na sequência, esse funcionário vai performar melhor ainda e com orgulho.

2- Sobrecarregar o colaborador

Esse erro costuma ser cometido com aqueles funcionários que são mais talentosos ou possuem alto desempenho. Parece um paradoxo, mas o que acontece é que o líder quer alcançar bons resultados e delegar mais trabalho para aqueles que ele julga darem conta com maestria, mas se esquecem que a sobrecarga desmotiva a maioria dos funcionários.

3- Não defender sua equipe

Em alguns casos, quando se tem uma equipe enxuta, a cobrança é massiva sobre as poucas pessoas que lidam com o trabalho. O líder precisa ter sensibilidade para compreender o que pode ser executado com segurança e confiança pelos seus liderados e fazer a defesa deles para poder garantir que as tarefas sejam bem-feitas, em alguns casos exigir até mais pessoal.

4- Focar na frustração e não no aprendizado

É muito comum o líder querer ver o resultado de seus esforços e, também, dos esforços da sua equipe. Isso é normal e até uma meta. O problema se dá quando não sai conforme o previsto e o líder foca na frustração e perde tempo demais com isso. O ideal é se chatear, pois isso é humano, mas buscar o que aprender com o ocorrido.

5- Não dar feedback

O funcionário que não tem retorno sobre seu desempenho fica à deriva. Ou ele acha que está tudo certo e não precisa melhorar em nada, ou ele acha que a qualquer momento será chamada sua atenção. Não dar feedback contribui para a insegurança do funcionário e, além disso, prejudica o desempenho na equipe.

6- Não resolver os conflitos

É natural que em um ambiente com tantas pessoas diferentes haja alguma desavença. Isso é legal? Não é, mas existe. E, exatamente por isso, que o líder deve administrar os conflitos para que não cresçam e atrapalhem o desenvolvimento da equipe.

7- Se comunicar errado

A comunicação é uma arma poderosa na liderança e se o líder conhecer a comunicação não-violenta tem mais chances de acerto com a sua equipe. Por exemplo, nunca constranja um funcionário na frente dos seus pares, chame-o no privado e acerte as coisas com ele. Expor o funcionário perante a equipe vai desmotivá-lo e influenciar negativamente no desempenho.

8- Não planejar

Fazer as tarefas sem se preocupar com o rumo que a equipe e a empresa estão tomando é um erro fatal do líder. O bom líder precisa ter um planejamento bem detalhado dos seus passos, dos caminhos que a empresa está tomando e, principalmente, onde deseja chegar. Essa história de “deixa a vida me levar” é só na música mesmo.

9- Negligenciar os treinamentos

Uma equipe capaz não quer só receber ordens e o bom líder sabe que deve ensinar e treinar sua equipe. Por mais motivação, por resultados, por leveza, a lista de motivos é extensa. Treinar garante que todos aprendam o melhor caminho para realizar o trabalho e alcançar as metas.

Como evitar os erros na liderança

Por esse título você percebe que alguns erros ainda irão acontecer, afinal a perfeição não existe. No entanto, muitas más situações e erros cometidos pelo líder podem ser evitados e o devem se o líder deseja seguir com solidez nesse cargo tão especial.

Para evitar errar, o líder não se vitimiza nunca. Isso serve para levantar rápido quando acontece algo errado e seguir no caminho acertado imediatamente. Esse é o líder que assume a responsabilidade do seu papel e sabe que é difícil mesmo.

O líder deve aceitar o poder que tem, ou seja, ele deve saber lidar com situações de estresse e orientar os funcionários assertivamente. Para isso é fundamental que tenha conhecimento sobre si mesmo, então a inteligência emocional deve ser estudada e posta em prática todos os dias da sua vida.

Os erros na liderança podem ser evitados se o líder tiver plena consciência do que está sob seu controle e “deixar ir” o que não pode controlar. Aqui pode ser mostrada a força do líder quando ele não fica reclamando por coisas que não tem controle, não adianta reclamar de um material que vai demorar a chegar por causa de um feriado ou de uma barreira que caiu, por exemplo.

Criar métricas e acompanhá-las é um trabalho que garante muito a minimização dos erros, em alguns casos até acaba com eles. Isso porque com a ajuda dos dados dá para ver a fotografia do seu setor e fazer previsões mais acertadas.

Existem muitas maneiras de evitar os erros comuns à liderança, estudando bastante e colocando em prática você vai perceber que pode até ser fácil evitá-los, pelo menos não será surpreendido. Tenha em mente que a conexão sua com a equipe tem que ser forte para melhorar tudo dentro da empresa, por isso olhe para seus funcionários e nunca seja indiferente aos problemas deles.

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