Entender por que o líder procrastina e como evitar é o grande objetivo deste artigo. Apesar do líder ser um grande incentivador da gestão do tempo e da objetividade da sua equipe, ele também cai na armadilha da procrastinação.
E quando o chefe deixa para depois, isso reflete negativamente na sua liderança. Não é nada bom
Esse artigo tem o desejo de esclarecer o que é a procrastinação, por que o líder também procrastina, quais as causas da procrastinação no ambiente de trabalho e passar algumas dicas de como evitar a procrastinação.
Leia- o até o fim e compreenda por que não procrastinar agora mesmo. Aproveite e ponha as dicas em prática, você vai se sentir outra pessoa depois disso.
O que é procrastinação
A procrastinação nada mais é do que deixar para depois o que se DEVE fazer agora. Envolve o conceito de postergar a execução de algo que precisa ser feito ou resolvido. A mente de um procrastinador funciona de maneira que ele sempre deixa para depois as tarefas que devia estar realizando, principalmente se elas não o agradarem ou se perder em meio a distrações.
No entanto, o procrastinador tem sempre um problema nas mãos, pois o tempo é um recurso finito e se não é bem gerenciado, traz inúmeros perrengues que poderiam ser evitados. Entendo isso, podemos partir para os próximos passos sobre: por que o líder procrastina e como evitar.
Por que o líder procrastina
Procrastinar não é só ter falta de vontade ou confundir com preguiça, existem causas desse comportamento. Por exemplo, quando o líder tem muitas opções para fazer uma escolha, ele se vê diante de vários possíveis caminhos para solucionar um problema, mas não consegue escolher.
O líder pode se sentir meio confuso e não conseguir tomar a atitude no tempo necessário e adia, assim, sua decisão. Entretanto, naquele momento, mesmo que tenha inúmeras opções, nenhuma é mais importante do que o seu trabalho feito.
Outra causa da procrastinação entre os líderes é não conhecer de verdade o valor que o tempo tem. Tem-se a impressão que o tempo é infinito e não importa se o líder agir agora ou mais tarde. Só que isso é um engano! O tempo passa e se não houver uma gestão adequada dele, a procrastinação impera e pode cobrar seu preço ao final de um projeto.
Falta de regulação da disciplina corrobora para a construção de um líder procrastinador. Se um líder não for autodisciplinado e ter o controle sobre suas atitudes, provavelmente vai procrastinar, pois qualquer coisa vai tirar sua atenção do que é necessário fazer como prioridade.
E, por fim, o medo que pode existir de entrar em contato com as próprias limitações e fraquezas, ou seja, a falta de autoconhecimento, também faz com que muitos líderes justifiquem o fato de não assumirem algumas tarefas e o insucesso com o excesso delas.
Sugestão de leitura complementar: Como usar as crises para crescer na sua liderança
O impacto na equipe pelo comportamento do líder procrastinador
Tanto para o líder como para a equipe, procrastinar traz malefícios ao ambiente de trabalho. Isso, inclusive, desencadeia quadros emocionais negativos.
Um estudo publicado na revista acadêmica Journal of Occupational and Organizational Psychology, de acordo com a análise com quase 600 funcionários, gestores que procrastinam suas atividades interferem diretamente nas atitudes e comportamentos dos funcionários e com efeitos negativos. Os pesquisadores determinaram que a procrastinação dos profissionais em posição de liderança teve influência significativa na frustração da equipe, além de reduzir o nível de comprometimento dos funcionários.
A equipe se sente frustrada pela falta de direcionamento, tem uma enorme sensação de incapacidade, pois não vê resultados no seu trabalho. Fica preocupada com o comportamento do líder e, acaba se desmotivando, gerando estresse e ansiedade.
Quero deixar uma sugestão complementar de conhecimento, assista o vídeo abaixo.
Por conta de não ter um líder diligente e sim procrastinador, as equipes ainda podem apresentar:
– Queda no desempenho da equipe;
– Acúmulo de tarefas;
– Perda de prazos;
– Queda na produtividade;
– Dificuldade para bater metas;
– Danos ao próprio desenvolvimento na carreira.
Ao procrastinar, o líder cai em um ciclo constante de perda de tempo e, muitas vezes, não consegue se livrar. Assim, o dia a dia de trabalho e toda a equipe acabam sendo afetadas negativamente.
Por isso, é de suma importância entender por que o líder procrastina e como evitar, além de buscar formas de se livrar da procrastinação, para fazer valer a liderança que está nas mãos do líder e conseguir admiração e concordância por parte da equipe.
5 dicas para evitar a procrastinação
1 – Organize suas tarefas: Encontre o dispositivo que melhor pode te ajudar e crie listas de suas tarefas por prioridade. Isso tanto pode ser feito em um bloco de papel quanto em um aplicativo, o importante é cultivar esse hábito, pois ajuda muito a não procrastinar. Isso porque ter ao alcance dos olhos as tarefas que precisam ser realizadas, com datas e horários, é ótimo para começar a gerenciar o tempo
2 – Fique atento aos sinais: Procrastinar é algo traiçoeiro, muitas vezes se perdem horas de trabalho sem que se perceba. Por isso, para evitar a procrastinação, você deve reconhecer quando ela está prestes a atacar. Se pegar o celular e entrar nas redes sociais só para dar uma olhadinha for o gatinho, identifique e não caia mais na armadilha.
3 – Não queira abraçar o mundo: Quando se assume uma tarefa enorme e trabalhosa, pode-se ficar desanimado e inventar fugas para não a encarar de frente. Então, para driblar o cérebro e se motivar, é importante separá-la em etapas, lembrando que isso pode ser aplicado a qualquer tipo de atividade.
4 – Foco é tudo para não procrastinar: é fazer o que tem que ser feito sem distrações. Talvez as notificações do celular é a distração, não as desative por um período que precisa focar. Se forem as conversas das pessoas que estiverem no mesmo ambiente ou outro barulho qualquer, encontre o seu lugar de sossego para trabalhar em algo que exija atenção. Essas atitudes diminuem fortemente a possibilidade de perder o foco.
5 – Dê o primeiro passo: Não espere ter as condições perfeitas para começar a tarefa, comece a atividade com as ferramentas que possuir, procurando fazer com excelência. Esse é o segredo para se desenvolver e usar o seu tempo com inteligência. Lembre-se disso: Feito é melhor que perfeito, pois o perfeito pode não estar ao alcance.
Comente aqui se esse artigo te ajudou a decidir abandonar algum hábito procrastinador.