Quando você já não estiver mais em contato com algum funcionário da empresa, líder, você quer ser lembrado de que forma, por quais motivos? Que legado ficará do líder que você foi?
O que vai ecoar para quem teve contato com a sua Liderança? As suas palavras, o seu comportamento, a sua habilidade em alcançar objetivos, a sua sensibilidade em fazer feedbacks, dentre tantas outras possibilidades. Ou algo negativo?
O legado é a marca que o líder deixa pela empresa que passou ou nas pessoas que tocou.
Nesse artigo, você verá a importância do líder na vida das pessoas, já que ninguém passa sem marcas pelas mãos de um líder. Conhecer o que é um bom legado. Acessar dicas para deixar para a sua equipe um legado de empoderamento, de boas práticas e de instrumentalização.
Boa leitura!
O que é legado
Legado, segundo o dicionário Michaelis, é aquilo que se passa de uma geração a outra, que se transmite à posteridade. Isso quer dizer que é um conjunto de lições, algo que aquele que aprende, dará continuidade. Legado é o que você deixa para quem fica quando você vai embora.
O verdadeiro líder é aquele que deixa um legado positivo. Os liderados que conviveram com um líder inspirador levam lições valiosas para a carreira e perpetuam na vida. E isso independe do tempo de convivência profissional que ocorreu, pois, as atitudes de um líder se gravam nos funcionários, ocupando um espaço definitivo no conjunto de lembranças e influências que podem moldar o comportamento e as atitudes, dali em diante, de quem teve a oportunidade de trabalhar com ele.
Que posição poderosa essa de Liderança, não é mesmo?
E vale muito lembrar aqui que o líder não é o chefe. Esse último é um mero ditador de ordens, que também deixa marcas na vida das pessoas, mas, nesse caso, negativas.
Diferenças entre líder e chefe
Os dois ocupam um lugar de destaque na equipe, fazem parte dela, mas são as pessoas que guiam os outros integrantes do grupo.
O chefe possui uma falta de traquejo no lidar com seus colaboradores, não usa de empatia e, geralmente, dita regras e as impõem. A principal preocupação do chefe é alcançar as metas e resultados independente de qualquer situação. O olhar do chefe é que a empresa precisa de supervisor ou encarregado para garantir a alta produção, nessa circunstância faz com que os colaboradores se sintam números e não criem uma relação de pertencimento com a empresa. O chefe exerce uma relação de poder autocrático com seus subordinados.
O líder, por sua vez, inspira outros a fazerem as suas vontades independentes da pressão ou de situações alheias. Entende que as pessoas possuem competências e habilidades que precisam ser gerenciadas. Além disso, por seu conhecimento em pessoas, sabe que elas possuem necessidades e comportamentos distintos e usa esse conhecimento para trazê-las para perto de si.
O líder usa tudo que sabe para fazer a equipe produzir em alta performance por vontade própria.
Ele sabe que nada se faz sozinho e que compartilhar conhecimento dá a oportunidade do outro se tornar melhor. É, também, com esse movimento, tornar todo o time melhor! O líder exerce uma relação de poder democrático com qualquer pessoa. Ele acompanha de perto os processos e as pessoas envolvidas para lhes dar suporte e fazer o sucesso da equipe.
O Chefe não tem o olhar voltado às pessoas e aos processos, mas sim somente aos processos. O líder possui essa habilidade treinada em seu dia a dia, olhar as pessoas para engajá-las nos processos.
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Por que deixar um bom legado é tão importante
Você já parou para pensar se tem ou já definiu seu legado como líder?
É muito importante refletir sobre isso, mesmo que você seja um líder novato, porque ter seu legado definido de antemão serve para guiar seu próprio comportamento. Isso fará com que no futuro você e seus antigos colegas de trabalho lembrem-se como foi seu papel como líder.
Olha só que bacana, o time que fica na empresa pode seguir seus preceitos sem medo nenhum, pois se o seu legado for positivo, seguro e eficaz trará bons frutos para a equipe e a empresa.
Não é excepcional ser lembrado pelas boas práticas, comportamento exemplar, bom humor e uma liderança inspiradora?
Acredito que você vai apreciar essa leitura complementar que publicamos aqui no blog: Conheça as práticas sustentáveis na gestão de pessoas
Ações tomadas hoje para um legado amanhã
Não protele mais, comece agora a desenvolver seu legado como líder. Lembre-se que o seu legado é construído no dia a dia e será lembrado na posteridade. Então é agora que o seu trabalho inicia. Veja essas dicas:
1- Defina propósitos
Tenha propósito em tudo que fizer, coloque a sua boa intenção desde a contratação dos funcionários até a entrega de um grande projeto. Faça tudo com o intuito de fazer o melhor. Desenhe o objetivo e caminhe para alcançá-lo!
2- Comunique-se assertivamente
Estabelecer diálogos abertos será essencial para construir seu legado como líder, sempre estar disposto a conversar e ouvir. Este talvez seja um dos grandes diferenciais de um bom líder.
3- Dê feedbacks estruturados
Crie o hábito de usar uma metodologia para dar feedbacks. Desde os feedbacks de aprimoramento até os feedbacks de elogio. Se você sabe fazer desses momentos um momento de ajuda e evolução para o seu colaborador, o legado vai ficar gravado com sucesso.
4- Não isole pessoas
Você precisa ser lembrado como aquele líder que fazia com que todos dessem sua contribuição e tivessem vontade de participar e de contribuir para o propósito e objetivo do grupo. Com esse comportamento, você consegue engajamento de todos e isso é garantia de alcance de metas também.
5- Valorize seu material humano
Ser lembrado como um líder que valorizava as pessoas faz parte da construção do seu legado. Para que isso se torne visível, conheça seus funcionários, chame-os pelo nome, saiba da vida e dificuldades que as pessoas enfrentam. Demonstre interesse com cada um e atente-se em como pode colaborar para melhorar seu desempenho no trabalho e até na vida pessoal.
6- Empodere seus liderados
Acredite no potencial de cada um deles. E, mais, faça com que percebam o quanto são capazes, delegue, explique, dê responsabilidade e autoridade. Dessa forma, eles poderão sentir que você se importa, valoriza e acredita no potencial individual de cada um.
7- Construa relações de confiança
Para essa construção, algumas premissas são fundamentais: a confiança, o respeito, o autoconhecimento, a inclusão e uma comunicação clara e aberta, por exemplo. Quando se fala em gestão de pessoas, todos esses pilares são importantes e não podem ser negligenciados. Além disso, a ética deve imperar nas atitudes do líder.
Você consegue pensar no legado que irá deixar pelo seu caminho de líder? Reflita logo sobre isso e comece a fazer história hoje mesmo. Seja o líder que vai deixar os melhores ensinamentos para os colaboradores e que ficará na lembrança como uma pessoa admirável e inspiradora.
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