O tema de hoje é uma resposta para uma pergunta que recebo constantemente, quando trago assuntos relacionados às áreas de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal.
Afinal, qual é a diferença entre estas duas áreas? Quais são as responsabilidades de cada uma delas? Ou é tudo uma coisa só?
Em suma, a grande diferença está, justamente, nas tarefas desempenhadas: o RH (Recursos Humanos) lida diretamente com a gestão de clima e cultura, já o Departamento Pessoal lida diretamente com as questões financeiras e burocráticas da gestão de pessoas.
O que faz a área de Recursos Humanos?
Ao entender de forma direta qual é a principal diferença entre os setores, fica mais fácil compreender as funções de cada um.
Quando falamos de RH, estamos tratando diretamente da gestão de pessoas. O setor é responsável pela contratação e todo o processo de recrutamento de novos colaboradores garantindo que cada novo integrante do time esteja alinhado com os valores da empresa.
Sendo assim, o setor de Recursos Humanos é responsável pela parte de publicação e divulgação das vagas. O trabalho do RH é cirúrgico quando o assunto é retenção de talentos para as empresas, afinal, é responsável por encontrar colaboradores que se mantenham motivados e dispostos a desenvolver carreira profissional dentro da companhia.
O RH também planeja cargos, salários, políticas de remuneração e benefícios, além de garantir ações de endomarketing, junto com o time interno de Marketing, que impactem diretamente na vida de cada pessoa.
Evitar o absenteísmo e turnover é fundamental para uma gestão de pessoas que deseja ter sucesso. A área de Recursos Humanos tem papel fundamental nessas questões.
Dentre todas essas tarefas, também cabe ao RH planejar, organizar e realizar os treinamentos importantes para o desenvolvimento da equipe.
Você também pode gostar de ler: RH 4.0: o que esperar da nova era de Gestão de Pessoas?
O que faz a área de Departamento de Pessoal?
Complementando o papel do RH, existe uma outra área de forte importância: o Departamento Pessoal.
Conhecido pela sigla DP, o setor cuida, geralmente, dos processos administrativos e burocráticos do que diz respeito à gestão de colaboradores da empresa. É neste setor que ficam as pessoas responsáveis pela organização de férias, aplicação de leis e normas internas e trabalhistas e controle de tudo o que diz respeito a negociações com sindicato, por exemplo.
Além disso, todos os documentos importantes são geridos pelo Departamento Pessoal, como gestão de licenças, controle de horas extras e horas trabalhadas, folha de pagamento e etc.
Não é difícil encontrar divisões estratégicas dentro desta área, que tem como intuito facilitar e organizar os processos. O Departamento Pessoal pode ser subdividido em até três setores: Integração, Compensação e Demissão.
O primeiro cuida dos processos iniciais de admissão do colaborador; o segundo é responsável pelo gerenciamento de toda a jornada de trabalho, pagamento de salários e gestão de benefícios; e o terceiro cuida da parte de desligamento dos colaboradores, mostrando uma evidente diferença entre Recursos Humanos e Departamento de Pessoal.
Atividades ligadas à Recursos Humanos
Dito isso, listei abaixo as principais atividade realizada pelo setor de Recursos Humanos. Observe:
- Recrutamento e seleção;
- Análise da aptidão do profissional;
- Atividades psicológicas e de autoconhecimento com as equipes;
- Realização de palestras e eventos;
- Treinamento e desenvolvimento de colaboradores;
- Reconhecimento e premiação;
- Controle de comportamentos internos;
- Avaliação de desempenho;
- Avaliação da qualidade do ambiente de trabalho e execução de melhorias;
- Comunicação interna e endomarketing;
- Definição de plano de carreira e salários.
Atividades ligadas ao Departamento de Pessoal
Agora vejamos algumas das principais atividades da área de DP. Observe:
- Admissão de colaboradores;
- Registro de carteira;
- Pagamento de salários e benefícios, como vale transporte e alimentação;
- Definição de horário de trabalho e controle horas trabalhadas;
- Pagamento de taxas, impostos e contribuições;
- Assinatura de Contratos de Trabalho;
- Aposentadoria;
- Férias;
- Licença maternidade;
- Licença médica;
- 13º salário;
- Pagamento de Tributos Trabalhistas;
- Documentação referente a rescisão contratual de colaboradores.
Agora você já sabe qual é a diferença entre os setores e pôde perceber como é importante ter pessoas para gerirem as duas frentes dentro da sua empresa.
Conhecer as diferenças entre Recursos Humanos e Departamento de Pessoal é fundamental para se possa definir responsabilidade dentro da empresa fazendo com que as pessoas tenham sucesso nas suas demandas e projetos.