Você sabia que uma das ações mais importantes da gestão de pessoas é a retenção de talentos? Essa prática envolve muitas nuances, mas a principal delas é transformar o ambiente organizacional em um clima super atrativo para as pessoas. De tal forma que elas queiram trabalhar na sua empresa.
Isso parece um tanto fácil, mas é preciso dedicação e conhecimento para obter os melhores resultados.
Nesse artigo, você vai encontrar as informações necessárias para praticar a retenção de talentos na sua empresa. Se instrumentalizar para fazer contratações dos melhores talentos e identificar as melhores práticas de retenção de talentos utilizadas atualmente.
Fica o convite para fazer a leitura até o fim e aprender mais sobre o assunto.
O que é retenção de talentos?
Aqui está-se falando sobre capital humano, aquelas pessoas que compõem o quadro de funcionários e que fazem a empresa se movimentar. Chamadas de capital pelo seu valor dentro da empresa e a capacidade de gerar lucro para o negócio.
O conceito de capital humano foi cunhado por Theodore William Schultz, um economista estadunidense. Nele tem-se que “Capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho de modo a produzir valor econômico”.
Partindo desse conceito de capital humano, as empresas podem enxergar e valorizar ainda mais a capacidade dos candidatos e ver se possuem talento, ou seja, esse conjunto desenvolvido de competências, atributos, conhecimentos e, também, personalidade.
Não é à toa que a busca por talentos e a retenção deles esteja tão acirrada no mercado, pois uma pessoa que consegue juntar todos esses atributos tão valorosos é mesmo um tesouro.
O papel do setor de RH
O papel principal do setor de RH é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinem com a cultura e com os objetivos da organização. Para isso deve buscar as melhores práticas adequadas à realidade da empresa. Deve considerar os perfis comportamentais dos candidatos e se isso vai ao encontro da cultura cultivada internamente.
Não vai dar certo contratar um grande talento, muito cobiçado, se ele não estiver de acordo com os valores da empresa.
O setor de RH é instigado a procurar os melhores talentos na hora da seleção porque o mercado está cada vez mais competitivo e nessa disputa o capital humano está trazendo um grande diferencial. Assim, o setor de RH também precisa gerar planos de ação para que os melhores funcionários permaneçam na companhia. Isso é o que chamamos de retenção de talentos.
Deixo aqui uma sugestão de leitura complementar: Que legado o líder deve deixar
Vantagens em reter talentos
A empresa pode até ter uma política de excelentes práticas que facilitem a otimização e a produtividade, mas é o líder eficiente que possui habilidades que podem melhorar seus processos e manter o time produtivo.
Infelizmente, muitos gestores desconhecem os benefícios que a retenção de talentos traz para a empresa, isso dá margem para a concorrência receber esses profissionais. O que para a sua empresa é uma perda, pois as vantagens de manter os funcionários talentosos são diversas. Veja o poder da prática de retenção de talentos:
· Ajuda na construção de um clima organizacional agradável;
· Promove mais engajamento e produtividade;
· Dá mais respostas ao processo de tomada de decisão;
· Implica em economia para a empresa;
· Garante que a empresa não perca capital intelectual.
Quero aproveitar e deixar a indicação de um vídeo complementar para o seu desenvolvimento:
Melhores práticas para promover a retenção de talentos
Cada vez mais é necessário ter uma equipe com talento, qualificação e motivação para encarar novos desafios dentro das organizações. A ideia principal quando se faz as contratações é que o novo funcionário traga bons resultados para a empresa. Por isso, se investe em treinamentos, no alinhamento da filosofia e dos objetivos organizacionais.
Depois disso se tem um funcionário mais qualificado e, às vezes, um talento sob seu comando.
A outra forma de compor uma equipe dos sonhos é já fazer a contratação sabendo do talento do funcionário. Para ambos os casos é preciso manter práticas para reter talentos e ter retorno de seus investimentos.
Está aí a importância de conhecer e vivenciar essas práticas na sua empresa. Veja algumas para fazer a implementação imediatamente.
1- A empresa deve ter um bom plano de carreira
Esse é um dos maiores atrativos de talentos, pois cada profissional procura um plus no local em que trabalha. Isso pode se traduzir em oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional, ter um regime de trabalho flexível, bônus em dinheiro a cada período concluído, auxílio saúde e dental, dentre outros.
2- Foco na motivação
O colaborador precisa saber da sua importância e utilidade dentro da empresa, assim ele pode ficar motivado, e o resultado direto disso é o engajamento. Na retenção de talentos os relacionamentos interpessoais têm que ser baseados na confiança. Isso só pode acontecer quando o colaborador se sente valorizado e respeitado.
3- Bom clima organizacional
Nesse quesito a retenção de talentos guarda uma fatia muito grande, porque um clima organizacional mais leve, com relacionamentos saudáveis e boa energia é desejado por qualquer candidato.
4- Ambiente físico agradável
Questões bem práticas como como um mobiliário adequado e ergonômico para a execução das funções de cada setor, a iluminação certa para os locais de trabalho, a manutenção da temperatura são itens indispensáveis para chamar a atenção de bons funcionários.
5- Remuneração atraente
Os salários oferecidos nas corporações já tiveram uma fatia muito maior na retenção de talentos, mas ainda são muito importantes e não podem ser negligenciados. Afinal, o funcionário se sente valorizado, importante e pode desfrutar de um ganho melhor pelo seu talento e dedicação.
6- Oportunidades de crescimento dentro da empresa
Os grandes talentos, de um modo geral, almejam um bom lugar no organograma da empresa e por isso essas oportunidades devem existir para mantê-los por perto. A possibilidade de estagnação e a monotonia não agradam um funcionário talentoso.
7- Gestores competentes e inspiradores
Quando se trabalha com um gestor que é admirável, o trabalho fica mais atraente, dado o fato de se aprender com ele e vivenciar situações inspiradoras. Lembre-se que para reter talentos não se deve esquecer da constante evolução que eles se propõem.
8- Tenha os feedbacks em uma constante
Grandes talentos gostam muito de elogios e de reconhecimento, mas também, estão abertos aos feedbacks de aperfeiçoamento. Ao dar feedbacks a empresa mostra que se importa com os funcionários e que realmente deseja seu crescimento. É bom saber que todo feedback tem técnicas e ferramentas para dar certo.
Aproveito para fazer um convite:
📍Nos dias 11 à 13/04 e vou promover o EVENTO A MAGIA DO FEEDBACK, 100% ONLINE E GRATUITO.
Eu vou te apresentar em 3 aulas uma estrutura infalível e o caminho certo para que você aplique feedback com resultado e consistência em qualquer lugar. 😉
👉 Para participar, CLIQUE AQUI, você será direcionado para página do evento com todas as informações e datas detalhadas, preencha as informações e garanta já sua participação.
Eu te espero no meu canal do youtube nos dias 11 de abril à 13 sempre às 19:37h.
Percebe que muitas das práticas são passíveis de aplicação imediata? Então ponha a mão na massa na sua empresa e, também, ajude algum colega, compartilhando este post.