Diversos indicadores interferem nos resultados de uma empresa, mas um dos fatores relevantes é a forma que essa empresa é gerida. Daí a importância de se ter boas lideranças, bem como compreender por que o líder deve cultivar as habilidades Soft Skills
Hoje não se computa somente as competências técnicas que um líder deve ter, os aspectos emocionais e sociais do seu comportamento com as pessoas que lidera mostram se o líder conhece e tem as soft skills.
É verdade, as relações interpessoais e o modo que o líder age diante da convivência com outras pessoas e com os problemas começam a pesar na balança das corporações.
Leia este artigo para saber mais sobre o que são as soft skills, como as empresas valorizam essas habilidades, por que é correto você como líder investir em aprimorá-las e, principalmente, dicas de como desenvolver a habilidade.
O papel das empresas no desenvolvimento dos líderes
O processo de desenvolvimento de lideranças, de um modo ideal, deveria ser algo comum nas empresas pelos resultados que um bom líder traz. Isso poderia ser acordado entre a corporação e o líder, ou seja, o líder que deseja se aprimorar tem na empresa a parceria com subsídios para que ele alcance a sua Inteligência Emocional e autoconhecimento para ser o melhor líder possível.
No entanto, nem sempre isso é possível, e dessa forma, o líder precisa agir em voo solo, já que isso não pode ser motivo para que o líder aguarde “as coisas acontecerem naturalmente”, Quem é líder e tem isso como missão, tem a responsabilidade de ser sua melhor versão e isso inclui a busca pelo conhecimento.
Por parte das empresas é preciso um olhar de evolução sobre o pessoal, pois desenvolver as soft skills tira o chefe controlador e arrogante e dá lugar ao chefe empático, flexível, que sabe ouvir e se comunicar, ou seja, dá lugar ao líder do século XXI.
Se, algumas empresas têm nas competências do comportamento um atributo que buscam nos novos membros da equipe, com o chefe não pode ser diferente, principalmente porque ele atua pelo exemplo.
Vale lembrar que o currículo e a formação importam na entrevista de seleção sim, pois as habilidades técnicas importam e muito para uma empresa, diria até que é o primeiro indicador que chama a atenção do recrutador para organizar quem será entrevistado.
No entanto, os soft skills fazem parte desse olhar mais holístico e humanizado para os futuros funcionários e isso se torna decisivo para a contratação, inclusive na promoção de um líder. Afinal, para ocupar o cargo de liderança dentro de uma empresa, as competências comportamentais é que farão a pessoa ser admirada, seguida ou não.
Quero deixar uma sugestão complementar de leitura: A importância de ouvir os funcionários
Por que investir em soft skills
De antemão, investir em soft skills traz uma convivência muito melhor com os demais. Além de permitir que você seja um profissional muito mais valorizado.
Quem é conhecedor e desenvolveu essa habilidade consegue ter mais controle sobre suas emoções e tiram o máximo proveito do autoconhecimento porque consegue dominar e entender as emoções.
O líder que desempenha a habilidade de soft skills é mais querido pelos seus colaboradores e, em consequência disso, mais admirado e seguido. Pensa que é uma satisfação trabalhar com alguém que é reverenciado como uma grande pessoa.
As soft skills desejáveis em um líder
Se o conhecimento técnico é base, o comportamento dos líderes é o que o eleva ao sucesso. Por isso, expressar as emoções de maneira objetiva, entender as necessidades dos funcionários por meio de uma escuta ativa e ainda ser proativo fazem do líder um profissional muito cobiçado.
Além do que um profissional que é rápido no raciocínio e possui criatividade para solucionar problemas e ainda manter as ideias claras com inteligência emocional estão entre as qualidades mais procuradas.
Existem uma quantidade grandiosa de soft skills, foram separadas 3 que dão respaldo para um comportamento complexo e louvável dos grandes líderes.
1- Liderança
Se você não possui essa habilidade e está em um cargo de liderança, desenvolva-a imediatamente. Essa habilidade é capaz de motivar verdadeiramente um grupo de pessoas, leia-se a sua equipe, com uma boa liderança as pessoas serão inspiradas a fazer o que o líder precisa por engajamento e admiração.
2- Boa comunicação
Comunicar-se bem e claramente faz parte de um comportamento forjado na Inteligência Emocional. O líder precisa ser assertivo e persuasivo com seus liderados, mas principalmente, evitar ruídos na comunicação e praticar a escuta ativa. Deve-se lembrar que uma boa comunicação gera bons relacionamentos e isso impacta diretamente na cultura organizacional da empresa.
3- Solução de problemas
Todas as empresas têm problemas, não é verdade? Por isso, a habilidade de resolução de problemas é tão valorizada. Essa soft skill leva o líder a adotar uma nova postura frente às situações delicadas que a empresa possa enfrentar. Com a habilidade desenvolvida o líder é capaz de formular estratégias para resolver os problemas de forma mais eficaz.
Como desenvolver as habilidades
Muitos líderes podem acreditar que não são bons comunicadores e não se saem bem quando precisam usar de empatia e resiliência. Para esses líderes, desenvolver as soft skills pode ser decisivo para mantê-los no cargo atualmente, embora exija mais trabalho.
Para os líderes que possuem algumas das características inatas, ou seja, possuem-nas naturalmente, buscar o aprimoramento das soft skill vai trazer mais sucesso ao cargo. Veja algumas dicas de como desenvolver essas habilidades:
– Peça feedbacks
Assim você vai conseguir identificar seus pontos fortes e seus pontos fracos. Mudar esses últimos vai te aproximar das soft skills.
-Aceite desafios
Sair da zona de conforto é um grande incômodo, mas extremamente necessário para colocar a pessoa à prova e treinar resiliência, empatia, calma, dentre outros. Para ajudar, busque aprender técnicas de meditação e respiração. Isso se mostra essencialmente importante.
-Aproxime-se de pessoas criativas
Existem pessoas que são um repositório de ideias e de pensamento criativo. Procure uma vez por semana estar com essas pessoas, pois com essa conivência a sua ideia sobre as coisas pode tornar-se mais flexível e você se abrir para os outros.
-Estude Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional está no centro dessa discussão, podemos dizer que ela é a base onde se constroem as soft skills, por isso estude sobre ela. Caso precise, faça cursos para desenvolver essa habilidade. Todos ficarão felizes, no trabalho e em casa.
Deixe um comentário: Você acredita que as soft skills podem ultrapassar as habilidades técnicas em algum momento?